“O pleno desenvolvimento da pessoa” e sua adesão à educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.13434

Palavras-chave:

Educação, Pleno desenvolvimento da pessoa, Constituição Federal

Resumo

O estudo tem como objetivo destacar as incorporações do termo Educação como matéria constitucional, sua presença em Constituições anteriores, as razões que levaram à inclusão do termo “Pleno Desenvolvimento da Pessoa” e sua adesão ou não à Educação Superior. A metodologia seguida foi o raciocínio dedutivo, amparado em pesquisa bibliográfica e normas legais relacionadas ao termo pesquisado. A investigação tem como características ser multi/inter/transdisciplinar, agregadora e aglutinadora, das áreas dos conhecimentos usadas como chaves. Como resultado, verifica-se que ajustar padrões culturais e econômicos replicados por sucessivas gerações faz-se necessário à obtenção de um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e social e ao desenvolvimento do ser humano.

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Biografia do Autor

Marcelo Haponiuk Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (OAB/Pr). Membro do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Bioética Regional Paraná. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Bioética e Biotecnologia PUCPR/CNPq.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR

Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Doutorado em Educação (PUCPR).

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Publicado

21/10/2021

Como Citar

ROCHA, M. H.; PIANOVSKI VIEIRA, A. M. D. “O pleno desenvolvimento da pessoa” e sua adesão à educação superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2443–2457, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.13434. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13434. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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