Embates históricos do federalismo na educação brasileira: origens, conceitos, equívocos e atores no cenário nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.13580

Palavras-chave:

Federalismo na educação brasileira, Políticas educacionais, História da educação brasileira, Federalismo hegemônico, Federalismo cooperativo

Resumo

Esse artigo compartilha reflexões sobre os embates históricos do federalismo na educação brasileira. Apresenta as origens, conceitos e embates históricos na configuração do federalismo na Educação, bem como o papel de diversos atores no contexto educacional. Discute-se sobre os impactos das distorções e equívocos históricos do federalismo advindos dos limites do federalismo assimétrico no Brasil, tendo em vista as discrepâncias existentes entre as unidades federativas e dentro delas. Os vários órgãos e instituições buscam trabalhar conjuntamente para que a educação brasileira possa desempenhar seu papel na sociedade. A progressiva evolução de um federalismo hegemônico para um federalismo cooperativo contribui para reduzir as desigualdades regionais, que dependem necessariamente de decisões políticas que somente um pacto federativo legítimo viabilizará.

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Biografia do Autor

Célio da Cunha, Universidade Católica de Brasília (UCB), Águas Claras – DF

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UNICAMP).

Denise Gisele de Britto Damasco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo – SP

Pós-doutoranda no Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia da Educação.

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

CUNHA, C. da; DAMASCO, D. G. de B. Embates históricos do federalismo na educação brasileira: origens, conceitos, equívocos e atores no cenário nacional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 227–245, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i1.13580. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13580. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos