Pressupostos psicológicos e didáticos para a resolução de problemas matemáticos
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.13612Palavras-chave:
Vigotski e Kalmykova, Saviani, Ensino Fundamental, SubtraçãoResumo
Este artigo tomou como recorte as análises proferidas em uma pesquisa de mestrado na área de ensino e tem como objetivo apresentar os pressupostos psicológicos e didáticos referentes à resolução de problemas matemáticos. A pesquisa, de cunho teórico-metodológico, discute as dificuldades dos alunos, dos anos iniciais do ensino fundamental, ao resolverem problemas matemáticos. Para tanto, apoiou-se nos estudos de Vigotski e Kalmykova para as questões psicológicas e estudos de Saviani para as questões didáticas. Os resultados apontaram que a solução de problemas exige que o aluno transcenda dos procedimentos descritivos para os explicativos e, assim, tome consciência de suas ações. Além de que o professor, ao valorizar o processo de resolução, ademais da resposta correta do problema, deve propor ao aluno a explicitação do procedimento realizado, favorecendo a mobilização de suas ideias e chegando ao pensamento por conceitos.
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Referências
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KALMYKOVA, Z. I. Pressupostos psicológicos para uma melhor aprendizagem da resolução de problemas aritméticos. In: LURIA, A. et al. (Org.). Pedagogia e psicologia II. Lisboa: Estampa, 1977. p. 9-26.
SAVIANI, D. A função docente e a produção do conhecimento. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 11, n. 21, p. 127-140, 1997.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e linguagem. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
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