Pressupostos psicológicos e didáticos para a resolução de problemas matemáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.13612

Palavras-chave:

Vigotski e Kalmykova, Saviani, Ensino Fundamental, Subtração

Resumo

Este artigo tomou como recorte as análises proferidas em uma pesquisa de mestrado na área de ensino e tem como objetivo apresentar os pressupostos psicológicos e didáticos referentes à resolução de problemas matemáticos. A pesquisa, de cunho teórico-metodológico, discute as dificuldades dos alunos, dos anos iniciais do ensino fundamental, ao resolverem problemas matemáticos. Para tanto, apoiou-se nos estudos de Vigotski e Kalmykova para as questões psicológicas e estudos de Saviani para as questões didáticas. Os resultados apontaram que a solução de problemas exige que o aluno transcenda dos procedimentos descritivos para os explicativos e, assim, tome consciência de suas ações. Além de que o professor, ao valorizar o processo de resolução, ademais da resposta correta do problema, deve propor ao aluno a explicitação do procedimento realizado, favorecendo a mobilização de suas ideias e chegando ao pensamento por conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fatima Aparecida Souza Francioli, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Paranavaí – PR

Professora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, nível Mestrado Acadêmico em Formação Docente Interdisciplinar – PIPIFOR. Doutorado em Educação Escolar (UNESP).

Nilza Marcia Mulatti Silva, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Paranavaí – PR

Professora e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Alto Paraná. Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar (UNESPAR).

Referências

DANTE, L. R. Aprendendo sempre: matemática. São Paulo: Ática, 2008.

KALMYKOVA, Z. I. Pressupostos psicológicos para uma melhor aprendizagem da resolução de problemas aritméticos. In: LURIA, A. et al. (Org.). Pedagogia e psicologia II. Lisboa: Estampa, 1977. p. 9-26.

SAVIANI, D. A função docente e a produção do conhecimento. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 11, n. 21, p. 127-140, 1997.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e linguagem. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Publicado

21/10/2021

Como Citar

FRANCIOLI, F. A. S.; SILVA, N. M. M. Pressupostos psicológicos e didáticos para a resolução de problemas matemáticos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2648–2662, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.13612. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13612. Acesso em: 24 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos