A diversidade sexual permeada pela teoria das representações sociais: uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.n2.p783Palavras-chave:
Representações sociais. Diversidade sexual. Educação.Resumo
Este artigo se constitui em uma revisão narrativa e tem como objetivo analisar a questão da diversidade sexual mediada pela teoria das representações sociais. Busca-se traçar o panorama da produção acadêmica alusiva à temática bem como apreender aproximações e singularidades nas investigações dos diferentes autores. A pesquisa da literatura pertinente ao assunto ocorreu na base de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), no período delimitado entre 2000 e 2015, em artigos produzidos no Brasil. No curso do texto, subsequente à análise descritiva, foi feita a análise integrativa das pesquisas, que demostrou, mormente, representações arraigadas de significações negativas. Destacam-se duas aproximações nos estudos: a problematização do preconceito e da natureza da homossexualidade. Quanto às singularidades, a raridade de investigações no domínio escolar realça-se. Outrossim, os estudos mostraram-se insuficientes e escassos, logo, o aprofundamento das investigações dissemina-se como um caminho fértil para a superação e a desconstrução de práticas impregnadas de intolerância e de repúdio a padrões não hegemônicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.