A diversidade sexual permeada pela teoria das representações sociais: uma revisão narrativa

Autores

  • Vanessa Lima Blaudt Rocha UFF - Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação - Pós- Graduação em Educação. Niterói - RJ
  • Mary Rangel UFF – Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação - Pós-Graduação em Educação. UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Ciências Médicas. Niterói – RJ

DOI:

https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.n2.p783

Palavras-chave:

Representações sociais. Diversidade sexual. Educação.

Resumo

Este artigo se constitui em uma revisão narrativa e tem como objetivo analisar a questão da diversidade sexual mediada pela teoria das representações sociais. Busca-se traçar o panorama da produção acadêmica alusiva à temática bem como apreender aproximações e singularidades nas investigações dos diferentes autores. A pesquisa da literatura pertinente ao assunto ocorreu na base de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), no período delimitado entre 2000 e 2015, em artigos produzidos no Brasil. No curso do texto, subsequente à análise descritiva, foi feita a análise integrativa das pesquisas, que demostrou, mormente, representações arraigadas de significações negativas. Destacam-se duas aproximações nos estudos: a problematização do preconceito e da natureza da homossexualidade. Quanto às singularidades, a raridade de investigações no domínio escolar realça-se. Outrossim, os estudos mostraram-se insuficientes e escassos, logo, o aprofundamento das investigações dissemina-se como um caminho fértil para a superação e a desconstrução de práticas impregnadas de intolerância e de repúdio a padrões não hegemônicos.

Biografia do Autor

Vanessa Lima Blaudt Rocha, UFF - Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação - Pós- Graduação em Educação. Niterói - RJ

 Mestranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense – PPGEUFF

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Publicado

06/07/2016

Como Citar

ROCHA, V. L. B.; RANGEL, M. A diversidade sexual permeada pela teoria das representações sociais: uma revisão narrativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 2, p. 783–794, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.n2.p783. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8215. Acesso em: 28 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos