Dossiê

Implementação de políticas educacionais no contexto Ibero-Americano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.17557

Palavras-chave:

Implementação, Políticas educacionais, Burocracias, Contextos

Resumo

Este dossiê reúne artigos sobre a implementação de políticas educacionais. No campo da educação, a produção voltada para a análise dos processos de implementação das políticas/programas e suas dinâmicas ainda está se consolidando e é nessa direção que esse dossiê pretende incidir, reunindo 18 artigos que apresentam diferentes abordagens, metodologias e contextos de implementação de políticas educacionais. Desses, 13 são de pesquisadoras(es) vinculadas(os) à Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), rede que tem ativamente mobilizado o campo desde sua criação, em 2014. Os artigos articulam a Ciência Política, a Sociologia, a Antropologia, a Administração Pública e a Educação, e discutem temáticas caras à essa agenda de pesquisa: as trajetórias, os contextos, os arranjos institucionais, as capacidades estatais, as práticas e as estratégias associadas a provisão dos bens e serviços, a atuação das(os) burocratas e das burocracias em suas diversas instâncias e os efeitos da implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breynner Ricardo de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mariana – MG – Brasil

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFMG).

Ana Cristina Prado de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu). Doutorado em Educação (PUC-Rio).

Referências

ARRETCHE, M. Uma contribuição para fazermos avaliações menos ingênuas. In: BARREIRA, M. C. R. N.; CARVALHO, M. C. B. (org.). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC-SP, 2001.

BALL, S.; BOWE, R. Subject departments and the ‘implementation’ of national curriculum policy: an overview of the issues. Journal of Curriculum Studies, v. 24, n. 2, p. 97-115, 1992. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0022027920240201?journalCode=tcus20. Acesso em: 25 fev. 2022.

BONAMINO, A.; FERREIRA, N. M.; MUYLAERT, N. Aspectos iniciais da implementação do novo ensino médio no estado de Mato Grosso. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp. 3, p. 2254-2272, nov. 2022. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16620

BORTOLINI, A.; VIANNA, C. P. Política de Educação em gênero e diversidade sexual: Histórico e presente da experiência Brasileira. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp. 3, p. 2215-2234, nov. 2022. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16691

BRAVO, M. H. A.; ALAVARSE, O. M. Burocracia de Médio Escalão e avaliação educacional: Relações entre iniciativas do estado do Ceará e do governo federal. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp. 3, p. 2158-2176, nov. 2022. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16694

CARVALHO JUNIOR, P.; PAES DE CARVALHO, C.; SCHIPPLING, A. A implementação da política cultural e educacional alemã para o exterior: As escolas alemãs na américa latina. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp. 3, p. 2433-2455, nov. 2022. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16591

CRUZ, M. C. M. T.; RIBEIRO, V. M.; BATISTA, J. M. Contexto de implementação do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (PAIC). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp. 3, p. 2405-2432, nov. 2022. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16719

FARIA, C. A. P. Ideias, conhecimento e políticas públicas: Um inventário sucinto das principais vertentes analíticas recentes. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 18, n. 51, p. 21-30, fev. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/KwfGqdCrtDXgxRjDGgZPYjc/?lang=pt&format=html. Acesso em: 23 jan. 2022.

GARCIA, M. M. M. S.; GUSSI, A. F. Avaliação da trajetória institucional do programa ciência sem fronteiras na universidade federal do Ceará. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp. 3, p. 2194-2214, nov. 2022. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16579

HILL, M.; HUPE, P. Implementing Public Policy. 3. ed. London: Sage, 2014.

JANNUZZI, P. A implementação no centro da Avaliação de Políticas Públicas. Revista Aval, v. 2, n. 16, p. 64-81, jul./dez. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49662. Acesso em: 11 jan. 2022.

KOSLINSKI, C. M.; XAVIER, R. S. S. F.; BARTHOLO, L. T. Implementação do ensino remoto: Percepções dos professores e das famílias na Educação Infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp. 3, p. 2365-2385, nov. 2022. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16723

LERCHE, S.; BEZERRA, R.; VIDAL, E. M. Desafios de implementação e reforma no ensino médio: O caso do Ceará. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp. 3, p. 2237-2255, nov. 2022. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16608

MEIRA, M.; LIMA, M. F. M.; GINO, J. C. Implementação de políticas como espaço de (RE)produção de desigualdades: Investigando a política de correção de fluxo no Rio de Janeiro. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp. 3, p. 2386-2404, nov. 2022. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16687

MELO, Y. M.; GOMES, S. A implementação do Proinfância sob a ótica das relações intergovernamentais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp. 3, p. 2118-2138, nov. 2022. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16621

MOTA, E. R. L. C.; CASAGRANDE, A. L.; ALONSO, K. M. Política educacional para o Ensino Médio: o Projeto “Escola Plena” no contexto Mato-Grossense. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp. 3, p. 2273-2293, nov. 2022. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16728

NAZARETH, H. D. G. A (não) implementação de escolas charter em Goiás: Uma análise da tentativa de implementação de um programa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp. 3, p. 2177-2193, nov. 2022. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16624

OLIVEIRA, A. C. P.; SEQUEIRA, D. A. F.; GOMES, L. F. Z. A implementação do Turno Único no Rio de Janeiro: Interação e discricionariedade dos agentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp. 3, p. 2343-2364, nov. 2022. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16732

OLIVEIRA, B. A implementação de políticas educacionais no nível micro: Uma análise a partir dos profissionais da escola no contexto da prática. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Politica Educativa, v. 4, p. 1-17, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12972. Acesso em: 15 fev. 2022.

OLIVEIRA, B. et al. Evaluation of the implementation of the Remote Education Program in Minas Gerais during the pandemic: What do users say? Education Policy Analysis Archives, v. 30, p. 86, 2022. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/7112. Acesso em: 10 fev. 2022.

OLIVEIRA, B. R.; ALVES, M. M. F.; FICHTER FILHO, G. A. Contextos e trajetórias para a análise de Políticas Públicas: Aportes teóricos para o campo da educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp. 3, p. 2095-2117, nov. 2022. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16722

OLIVEIRA, B.; PEIXOTO, M. C. Street-level bureaucracy and public policies: Analyzing educational policy implementation from the perspective of schools and teachers. Educação em Revista, v. 37, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/6ynS4N65GyYkQYxZGYymHJC/abstract/?lang=en. Acesso em: 12 fev. 2022.

OLIVEIRA, R.; PRADO, A. P.; ROSISTOLATO, R. Do banquinho ao caderninho: Discricionariedade e estigma nos procedimentos de matrícula em escolas cariocas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp. 3, p. 2322-2342, nov. 2022. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16692

PAZOLINI, M.; ARAUJO, G. C. Relações intergovernamentais na implementação do programa brasil profissionalizado: O caso da Bahia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp. 3, p. 2139-2157, nov. 2022. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16695

ROJAS, H. L. V.; SILVA, A. A. Modernidad trunca y descentralización de la gestión educativa en Perú: Aspectos de la implementación de la municipalización (2006-2011). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp. 3, p. 2456-2475, nov. 2022. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16622

SANTOS, A. N.; PEREIRA, R. Diretores de escola na implementação das políticas de educação especial inclusiva em um município da Região Metropolitana de São Paulo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp. 3, p. 2386-2404, nov. 2022. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16688

Publicado

30/11/2022

Como Citar

OLIVEIRA, B. R. de; OLIVEIRA, A. C. P. de. Dossiê: Implementação de políticas educacionais no contexto Ibero-Americano. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. n. esp. 3, p. 2082–2094, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.3.17557. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17557. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.