Diversidade biológica e cultural na formação de professores de biologia
Alguma relação?
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16079Palavras-chave:
Alteridades interespecíficas, Biocentrismo, SingularidadesResumo
Neste trabalho, objetivamos discutir, qualitativamente, possíveis associações entre diversidade biológica e diversidade cultural na formação de professores de biologia. Essas reflexões podem ampliar o entendimento das relações entre sociedade e natureza, bem como a construção de currículos para a licenciatura em biologia. Abordamos, algumas perspectivas ecológicas de biodiversidade e diversidade cultural; nesta, demarcamos as percepções das singularidades individuais e coletivas como possível descritor de perfil sociocultural contemporâneo. Buscando aproximar as diversidades, apresentamos as abordagens biocultural e biocêntrica, e a possibilidade de inserção de elementos integradores, desintegradores, biocêntricos e antropocêntricos para análise das percepções de licenciandos. Concluímos que o reconhecimento das relações entre particularidades/coletividades e as temáticas relacionadas à variabilidade dos seres vivos auxilia no processo de emancipação social do professor/professora em formação. Ademais, consideramos que uma abordagem biocêntrica, baseada na equidade, possibilita o reconhecimento das alteridades interespecíficas dos seres vivos, proporcionando a (re)conexão, a (re)integração e a convivência diplomática.
Downloads
Referências
BARBIERI, E. Biodiversidade: A variedade de vida no planeta terra. São Paulo: PESCA, 2010. Disponível em: https://www.pesca.sp.gov.br/biodiversidade.pdf. Acesso em: 17 abr. 2021.
BONONI, V. L. R. Biodiversidade. São Paulo: SMA, 2010.
BRASIL. Decreto n. 2.519, de 16 de março de 1998. Promulga a Convenção sobre Diversidade Biológica, assinada no Rio de Janeiro, em 05 de junho de 1992. Brasília, DF: Presidência da República, 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2519.htm. Acesso em: 17 abr. 2021.
BRASIL. Convenção da diversidade biológica. Cópia do Decreto Legislativo no. 2, de 5 de junho de 1992. Brasília, DF: MMA, 2000. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/textoconvenoportugus.pdf. Acesso em: 21 maio 2021.
CARDOSO, D. M. Dimensões, centralidade e transversalidade da cultura. In: CARDOSO, D. M.; LIMA, S. M. S.; FERNANDES, S. C. L. Diversidade Cultural e Desenvolvimento. Belém: Assessoria de Educação a Distância UFP, 2014. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/107219/mod_resource/content/0/eixo_2_diversidade_cultural_e_desenvolvimento/Book_Curso_de_Gesta_o_Cultural_revisao02_final.pdf#page=17. Acesso em: 01 nov. 2021.
CARDOSO, S. M. V.; MUZZETI, L. R. As dimensões da diversidade cultural brasileira. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 2, n. 1, p. 1-11, dez. 2007. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/451. Acesso em: 04 nov. 2021.
CARMO, C. M. Grupos minoritários, grupos vulneráveis e o problema da (in)tolerância: Uma relação linguístico-discursiva e ideológica entre o desrespeito e a manifestação do ódio no contexto brasileiro. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 64, p. 201-223, ago. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rieb/a/gjKScQCrZpKtyM6mHz7S38g/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 maio 2021.
DIEGUES, A. C. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras – USP/Hucitec, 2008.
DIEGUES, A. C.; ARRUDA, R. S. V. (org.). Saberes tradicionais e biodiversidade no Brasil. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2001.
FAUSTINO, M. T.; ROBERTO, E. C. O.; SILVA, R. L. F. Utilizando um mural digital para investigar significados da biodiversidade apresentados por professores (as). In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIÊNCIAS, 10., 2017, Sevilla. Anais [...]. Sevilla, 2017. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/22._utilizando_um_mural_digital_para_investigar_significados_da_biodiversidade.pdf. Acesso em: 26 abr. 2021.
FERREYRA, N. C. C. A análise da convenção sobre a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABRI, 3., 2011, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.abri.org.br/anais/3_Encontro_Nacional_ABRI/instituicoes%20e%20organizacoes%20internacionais/IOIS%207_Natali%20Catarina%20An+%EDlise%20da%20Conven+%BAao%20sobre%20a%20prote+%BA+%FAo%20e%20promo+%BA+%FAo%20da%20Diversidade%20das%20Expres.pdf. Acesso em: 07 nov. 2021.
FRANCO, J. L. A. O conceito de biodiversidade e a história da biologia da conservação: Da preservação da wilderness à conservação da biodiversidade. História, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 21-48, dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742013000200003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 20 maio 2021.
FURTADO, J. Docência e alteridade. In: COEB, 6., 2016, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, SC: UFSC, 2016. Disponível em: http://juliofurtado.com.br/wp-content/uploads/2016/03/coeb.pdf. Acesso em: 26 maio 2021.
GOMES, N. L. Educação e diversidade cultural: Refletindo sobre as diferentes presenças na escola. 2012. Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2012/01/educa%C3%87%C3%83o-e-diversidade-cultural.pdf. Acesso em: 28 out. 2021.
INGOLD, T. Humanidade e Animalidade. 1995. Disponível em: http://www.iea.usp.br/eventos/destaques/ingold-humanidade. Acesso em: 30 maio 2021.
KAWASAKI, C. S. OLIVEIRA, L. B. Biodiversidade e educação: As concepções de biodiversidade dos formadores de professores de biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4., 2003, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, 2003. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/iv-enpec/orais/ORAL047.pdf. Acesso em: 28 mar. 2021.
LENDE, D. Antropologia Biocultural. Oxford bibliographies, 2013. Disponível em: https://www.oxfordbibliographies.com/view/document/obo-9780199766567/obo-9780199766567-0095.xml. Acesso em: 20 set. 2021.
LEVAI, L. F. Ética ambiental biocêntrica: pensamento compassivo e respeito à vida. Revista Eletrônica de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 7-20, jul./dez. 2011. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/jus_humanum/article/view/26. Acesso em: 21 abr. 2021.
LÉVÊQUE, C. A Biodiversidade. Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 1999.
LIBÂNEO, J. C. A. Diversidade Biológica e Cultural. São Paulo: ISA, 1994. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/L9D00016.pdf. Acesso em: 05 nov. 2021.
LOPES, A. M. D. Da coexistência à convivência com o outro: Entre o multiculturalismo e a interculturalidade. Rev. Inter. Mob. Hum., Brasília, n. 38, p. 67-81, jan./jun. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/remhu/a/fSCcYc75jd7jw8pwLC8wZLQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11. nov. 2021.
MARIN, A. A. Vidas que as “vidas que importam” comportam: alteridade e exclusões. ClimaCom – Epidemiologias, Campinas, ano 7, n. 19, 2020. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/vidas-que-importam/. Acesso em: 20 set. 2021.
OLIVEIRA, C. A. V. O conceito de diversidade cultural e suas implicações para a formação do professor de matemática no interior de mato grosso: Estudo de caso com licenciandos em Matemática na UNEMAT. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), 7., 2008, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2008. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/159_896.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.
PAGAN, A. A. O ser humano do Ensino de Biologia: Uma abordagem fundamentada no autoconhecimento. Revista entreideias, Salvador, v. 7, n. esp., p. 73-86, dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/26530. Acesso em: 20 abr. 2021.
PAGAN, A. A. Entre o bélico e o diplomático: Transicionar a ciência como possibilidade de humanizar a educação ambiental. Revista Sergipana de Educação Ambiental, São Cristóvão, v. 7, n. esp., p. 1-19, nov. 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revisea/article/view/14387/11027. Acesso em: 20. abr. 2021.
PAGAN, A. A. et al. Cosmovisões etnocientíficas no ensino de biologia: Algumas reflexões. In: URBAN, S. P. Conhecimento popular e acadêmico em diálogo: Educação e práticas emancipatórias. Rio Grande do Norte: UERN, 2021.
PERDA de biodiversidade: Um risco para o meio ambiente e para a humanidade. IBERDROLA, 2021. Disponível em: https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/perda-de-biodiversidade. Acesso em: 22 maio 2021.
PÉREZ, J. A.; MOSCOVICI, S.; CHULVI, B. Natura y cultura como principio de clasificación social: Anclaje de representaciones sociales sobre minorías étnicas. Revista de Psicología Social, v. 17, n. 1, p. 51-67, 2002. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1174/021347402753408668. Acesso em: 28 out. 2021.
PRIMACK, R. B.; RODRIGUES, E. Biologia da conservação. Londrina: E. Rodrigues, 2001.
SANTANA, A. M. Inovação inclusiva e singularidades: Um estudo com licenciados de ciências biológicas da UFS. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, 2017. Disponível em: https://ri.ufs.br/jspui/handle/123456789/5124. Acesso em: 09 jan. 2022.
SANTANA, A. M.; PARANHOS, M. C. R.; PAGAN, A. A. Singularidades de alguns graduandos de ciências biológicas e as políticas afirmativas na Universidade Federal de Sergipe. Scientia Plena, v. 13, n. 5, 059907, jan. 2017. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/3443. Acesso em: 21 abr. 2021.
SANTOS, E. F.; SANTOS, S. S. C.; PAGAN, A. A. Concepções de biodiversidade para futuros professores de Ciências da Natureza. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 4, p. 1-25, jul./set. 2021. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2931. Acesso em: 02 dez. 2021.
TACCA, M. C. V. R.; GONZÁLEZ-REY, F. L. Produção de sentido subjetivo: As singularidades dos alunos no processo de aprender. Psicologia: ciência e profissão, Brasília, v. 28, n. 1, p. 138-161, abr./nov. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/bbcCdWWg9v49xZfktJLrDcT/?lang=pt. Acesso em: 26 maio 2021.
TOLEDO, V. M.; BARRERA-BASSOLS, N. A memória biocultural – A importância ecológica das sabedorias tradicionais. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2015.
WILSON, E. O. Diversidade da vida. Tradução: Carlos Afonso Malferrari. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Isabela Mayara dos Santos, Profª Drª Alice Alexandre Pagan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.