Conhecimento e percepção valorativa de estudantes do ensino médio sobre a Lei de Cotas

Autores

Palavras-chave:

Lei de Cotas, Ações afirmativas, Ensino médio, Políticas públicas, Conhecimento, Percepções valorativas

Resumo

Este artigo analisa o grau de conhecimento e as percepções valorativas de estudantes do ensino médio público sobre a Lei de Cotas brasileira (Lei nº 12.711/2012, alterada pela Lei nº 14.723/2023). A pesquisa mobiliza dados originais de survey com 333 alunos da 3ª série do ensino médio em três escolas da zona leste de São Paulo. O instrumento incluiu itens de verdadeiro/falso, destinados a mensurar o nível de informação dos respondentes, e sentenças em escala Likert de quatro pontos, voltadas à análise de suas percepções valorativas. Os resultados revelam alto desconhecimento em questões centrais sobre critérios de elegibilidade, mas melhor desempenho em itens de caráter geral. No plano das percepções, pretos e pardos demonstram maior adesão à dimensão normativa-justificatória da política, enquanto brancos tendem a associá-la mais fortemente a potenciais efeitos negativos. O estudo contribui ao debate sobre implementação, ressaltando os impactos da assimetria informacional e do viés valorativo na adesão dos usuários.

 https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1986101

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Biografia do Autor

Vanessa Ester Ferreira Nunes, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Programa de Pós-graduação em Educação, São Paulo, SP, Brasil

DOUTORANDA em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (bolsista pela Capes). MESTRA em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).PÓS-GRADUANDA em Lei Geral de Proteção de Dados, Direito de Família e Sucessões e Gestão de Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. PÓS-GRADUADA em Direito Constitucional, Direito da Diversidade e Inclusão. Direito Civil e Processo Civil, Direito Privado, Direito Empresarial, Advocacia Extrajudicial, Direito Público, Direito do Trabalho pela Faculdade Legale FALEG. PÓS-GRADUADA em Direito Previdenciário e Seguridade Social pela Universidade Cândido Mendes. LICENCIADA em História pela Faculdade Mozarteum de São Paulo - FAMOSP. Advogada. PROFESSORA no Centro Universitário BRAZ CUBAS, na Faculdade de Suzano - UNIESP, No Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade. Docente em cursos de de Pós-graduação em Direito. Professora Orientadora da Liga de Direito do Trabalho Contemporâneo do Centro Universitário Braz Cubas. Membro da Comissão de Assuntos Acadêmicos da Ordem dos Advogados do Brasil, 55 Subseção de Suzano/SP, Membro como Profissional da Educação da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais- REIPPE, Pesquisadora no Grupo de Pesquisa de Práticas Reflexivas nos Espaços Escolares e Não Escolares: Produção Textual em Foco - PROPEN (UNISUZ), participa do Grupo de Pesquisa sobre Diversidades, Diferenças e Desigualdades na Escola e no Grupo de Implementação de Políticas Educacionais e Desigualdades UNICID. Parecerista Permanente da Revista do Tribunal Superior do Trabalho (ISSN 0103-7978, Qualis B2 Capes).Sócia no escritório DENIS NUNES SOCIEDADE DE ADVOGADOS.

Alexsandro do Nascimento Santos, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Programa de Pós-graduação em Educação, São Paulo, SP, Brasil

Possui mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2015). É Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Básica no Ministério da Educação e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo - Unicid. Foi Diretor-Presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo (2019-2023). Cumpriu estágio pós-doutoral junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração Pública e Governo (EAESP - FGV).

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Publicado

09/12/2025

Como Citar

NUNES, V. E. F.; SANTOS, A. do N. Conhecimento e percepção valorativa de estudantes do ensino médio sobre a Lei de Cotas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19861, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19861. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos teóricos