O Programa Adventista de Avaliação da Educação Básica (PAAEB): uma análise no ensino fundamental brasileiro

Autores

Palavras-chave:

PAAEB, Educação Básica, Ensino Fundamental, Avaliação externa

Resumo

O Programa Adventista de Avaliação da Educação Básica (PAAEB) é uma avaliação externa da Rede de Escolas Adventistas no Brasil. A partir dos resultados das provas do 5º ano em Língua Portuguesa e Matemática do PAAEB aplicado em 2022, na cidade de Brasília, Brasil, foi organizado um plano pedagógico de intervenção. Para tanto, uma pesquisa-ação de abordagem mista foi regida, objetivando-se comparar os desempenhos dos estudantes na avaliação de 2022 (pré-intervenção) com os resultados de 2023 (pós-intervenção). Um teste t de medidas pareadas foi utilizado para verificar a significância das diferenças entre as médias de desempenho nas duas ocasiões. Os resultados apontaram um desempenho inferior na segunda aplicação da prova PAAEB. Complementarmente, entrevistas semiestruturadas foram realizadas com duas professoras participantes do projeto. A análise quantitativa infere para a necessidade de fazer um acompanhamento e testagem dos estudantes ao longo do ano em curso (5º ano). Já a análise qualitativa desvelou ganhos como engajamento discente e docente a partir da intervenção.

https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1973401

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Biografia do Autor

Eliana Gonsalves da Silva Ribeiro, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho, SP, Brasil

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2024). Pós-graduada em MBA em Gestão Estratégica e Comercial em Educação (2023); Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco (2008) e em Gestão Escolar pela FTED (2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica do Paraná (2005). Atua como coordenadora pedagógica do Colégio Adventista da Asa Sul.

Cristina Zukowsky-Tavares, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho, SP, Brasil

Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho, SP, Brasil

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Publicado

15/10/2025

Como Citar

RIBEIRO, E. G. da S.; ZUKOWSKY-TAVARES, C. O Programa Adventista de Avaliação da Educação Básica (PAAEB): uma análise no ensino fundamental brasileiro. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19734, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19734. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo de pesquisa