Ciclo de desenvolvimento de recursos educativos para o ensino experimental das ciências para o ensino primário: fundamentos, processo e produtos

Autores

  • Patrícia Christine Silva Universidade de Aveiro (UA), Departamento de Educação e Psicologia (DEP), Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Laboratório Aberto de Educação em Ciências (LEduC), Aveiro, Portugal https://orcid.org/0000-0002-4192-2090
  • Ana Valente Rodrigues Universidade de Aveiro (UA), Departamento de Educação e Psicologia (DEP), Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Laboratório Aberto de Educação em Ciências (LEduC), Aveiro, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1736-1817

Palavras-chave:

Recursos educativos digitais, Educação em Ciências, Ensino primário, Educational Design Research

Resumo

O ensino das ciências desde os primeiros anos de idade é amplamente reconhecido como essencial para o desenvolvimento da literacia científica. A preocupação em tornar isto possível é visível em várias iniciativas educativas que têm como objetivo a disponibilização de recursos educativos adequados para o ensino das ciências nos primeiros anos de escolaridade em Portugal. O presente artigo tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento de recursos didáticos de ciências concebidos para os quatro primeiros anos do ensino primário. Estes recursos foram desenvolvidos segundo o Educational Design Research, com base em ciclos iterativos. Através de uma equipa multidisciplinar foram desenvolvidos recursos para 120 atividades de ciências do ensino primário. Recorreu-se à análise de conteúdo dos dados provenientes das respostas dos professores aos inquéritos por questionários. Os resultados apontam para a adequação e originalidade dos recursos que apoiam a exploração das atividades práticas de ciências sugeridas.

https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1893201

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Biografia do Autor

Patrícia Christine Silva , Universidade de Aveiro (UA), Departamento de Educação e Psicologia (DEP), Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Laboratório Aberto de Educação em Ciências (LEduC), Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro (UA), Departamento de Educação e Psicologia (DEP), Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Laboratório Aberto de Educação em Ciências (LEduC), Aveiro, Portugal

Ana Valente Rodrigues, Universidade de Aveiro (UA), Departamento de Educação e Psicologia (DEP), Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Laboratório Aberto de Educação em Ciências (LEduC), Aveiro, Portugal

Professora auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia na Universidade de Aveiro, membro do Laboratório Aberto de Educação em Ciências (LEduC) e Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) Universidade de Aveiro (UA)

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Publicado

29/04/2025

Como Citar

SILVA , P. C.; RODRIGUES, A. V. Ciclo de desenvolvimento de recursos educativos para o ensino experimental das ciências para o ensino primário: fundamentos, processo e produtos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e18932, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18932. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigo de pesquisa