Ciclo de desenvolvimento de recursos educativos para o ensino experimental das ciências para o ensino primário: fundamentos, processo e produtos
Palavras-chave:
Recursos educativos digitais, Educação em Ciências, Ensino primário, Educational Design ResearchResumo
O ensino das ciências desde os primeiros anos de idade é amplamente reconhecido como essencial para o desenvolvimento da literacia científica. A preocupação em tornar isto possível é visível em várias iniciativas educativas que têm como objetivo a disponibilização de recursos educativos adequados para o ensino das ciências nos primeiros anos de escolaridade em Portugal. O presente artigo tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento de recursos didáticos de ciências concebidos para os quatro primeiros anos do ensino primário. Estes recursos foram desenvolvidos segundo o Educational Design Research, com base em ciclos iterativos. Através de uma equipa multidisciplinar foram desenvolvidos recursos para 120 atividades de ciências do ensino primário. Recorreu-se à análise de conteúdo dos dados provenientes das respostas dos professores aos inquéritos por questionários. Os resultados apontam para a adequação e originalidade dos recursos que apoiam a exploração das atividades práticas de ciências sugeridas.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1893201
Downloads
Referências
ADITOMO, A.; KLIEME, E. Forms of inquiry-based science instruction and their relations with learning outcomes:
evidence from high and low-performing education systems. International Journal of Science Education,
London, v. 42, n. 4, p. 504-525, 2020. DOI: http://doi.org/10.1080/09500693.2020.1716093.
BECTA. Quality principles for digital learning resources. Coventry: BECTA, 2007.
BERNARD, P. et al. Influence of in-service teacher training on their opinions about IBSE. Procedia: Social
and Behavioral Sciences, New York, v. 77, p. 88-99, 2015. DOI: http://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.02.343.
BONITO, J.; OLIVEIRA, H. O trabalho prático no ensino das ciências: uma abordagem à evolução histórica.
História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, São Paulo, v. 27, p. 3-21, 2024. DOI: http://doi.
org/10.23925/2178-2911.2023v27espp3-21.
BONITO, J.; OLIVEIRA, H.; CARNEIRO, C. Teaching on rock deformation: contributions from practical activities.
In: DEL VALLE, S. I. V.; ADOLFO, G. (ed.). Ciências humanas: estudos para uma visão holística da sociedade.
Curitiba: Editora Artemis, 2023.
BRETES, S.; CORREIA, M. Conceções e práticas de educadores de infância e de professores do 1.º Ciclo acerca
do ensino experimental das ciências. Revista da UI_IPSantarém, Santarém, v. 6, n. 1, p. 21-36, 2018. DOI:
http://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16104.
CACHAPUZ, A. Educação em Ciências: contributos para a mudança. Vitruvian Cogitationes, Maringá, v. 3, n.
, p. 64-80, 2022. DOI: http://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.65705.
CACHAPUZ, A. Educação em ciências: pensar o todo. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das
Ciências e Matemática, Itapetininga, v. 4, e023006, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.
edu.br/index.php/revin/article/view/933. Acesso em: 5 jan. 2025.
CARDOSO, A. et al. Princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais: análise do
recurso cozinhar a aprender. In: DIAS, A.; LOUREIRO, C. (ed.). Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º
Ciclos do Ensino Básico. Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, 2022.
CAVADAS, B., et al. Criação de recursos educativos digitais eficazes. Santarém: EduApp, 2023.
CHEN, J.; COWIE, B. Scientists talking to students through videos. International Journal of Science and Mathematics Education, Dodrecht, v. 12, n. 2, p. 445-465, 2014. DOI: http://doi.org/10.1007/s10763-013- 9415-y.
CLEMENTE, M.; VIEIRA, R.; MARTINS, F. Educação para o Desenvolvimento Sustentável no 1.º Ciclo do Ensino Básico – propostas didácticas no âmbito das ciências. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 2, n. 1, p. 5-42, 2010. DOI: http://doi.org/10.34624/id.v2i1.4575.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CNE. Estado da Educação 2021. Lisboa: CNE, 2022.
COUTINHO, C. Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática. Coimbra: Edições Almedina, 2014.
CRUZ, M. A. Questões Sóciocientíficas Controversas para a promoção do Ativismo Social em Física e Química. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2015.
DESIGN-BASED RESEARCH COLLECTIVE. Design-based research: an emerging paradigm for educational inquiry. Educational Researcher, Washington, v. 32, n. 1, p. 5-8, 2003. http://doi.org/10.3102/0013189X032001005.
ESPADA, W. The Role of the Scientific Community in School Science Education. Red de Revistas Científicas de América Latina, Venezuela, v. 32, n. 8, p. 510-515, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo. oa?id=33932803. Acesso em: 31 dez. 2024.
FALLON, G. Forging school-scientits partenerships: a case of easier said than done? Journal of Science Education and Technology, New York, v. 22, n. 6, p. 858-876, 2013. DOI: http://doi.org/10.1007/s10956-013- 9435-y.
FERREIRA, M.; MÜNCHEN, S. A contextualização no ensino de ciências: reflexões a partir da Educação do Campo. Revista Insignare Scientia - RIS, Chapecó, v. 3, n. 4, p. 380-399, 2020. DOI: http://doi.org/10.36661/2595- 4520.2020v3i4.11825.
FERREIRA, S.; SARAIVA, S. Complexity of practical work in Portuguese primary science textbooks. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 26, n. 3, p. 281-297, 2021. Disponível em: http://hdl.handle. net/10400.26/38974. Acesso em: 31 dez. 2024.
HARLEN, W. The Case for Inquiry-based Science Education (IBSE). Italy: InterAcademy Partnership (IAP), 2021.
INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA – IGEC. Gestão do Currículo: Ensino Experimental das Ciências. Relatório 2018. (I/01004/DSAG/22). Lisboa, Portugal: Inspeção-geral da Educação e Ciência, 2020.
INTERNATIONAL SCIENCE COUNCIL. Unleashing science: delivering missions for sustainability. Paris: International Science Council, 2021.
KATO, D. S.; KAWASAKI, C. S. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011. DOI: http://doi. org/10.1590/S1516-73132011000100003.
KEOGH, B.; NAYLOR, S. Concept cartoons, teaching and learning in science: an evaluation. International Journal of Science Education, London, v. 21, n. 4, p. 431-446, 1999. DOI: http://doi.org/10.1080/095006999290642.
KING, D. et al. Emotionally intense science activities. International Journal of Science Education, London, v. 37, n. 12, p. 1886-1914, 2015. DOI: http://doi.org/10.1080/09500693.2015.1055850.
LANKOW, J.; RITCHIE, J.; CROOKS, R. Infographics: the power of visual storytelling. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2012.
LOCORO, A. et al. Static and interactive infographics in daily tasks: a value-in-use and quality of interaction user study. Computers in Human Behavior, Oxford, v. 71, p. 240-257, 2017. DOI: http://doi.org/10.1016/j. chb.2017.01.032.
MAFFI, C. et al. Contextualização na aprendizagem: percepções de docentes de ciências e matemática. Revista Conhecimento Online, Novo Hamburgo, v. 2, p. 75-92, 2019. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/ seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1561. Acesso em: 05 jan. 2025.
MAFRA, P.; LIMA, N.; CARVALHO, G. S. Microbiologia no 1.º ciclo do ensino básico: uma proposta de atividade experimental sobre higiene das mãos. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE: PERSPETIVAS DE DESENVOLVIMENTO NUM MUNDO GLOBALIZADO, 11., 2015, Porto. Anais [...] Porto: Escola Superior de Educação, 2015. p. 500-507.
MARTINS, I. P. Educação em Ciência, Cultura e Desenvolvimento. In: PAIXÃO, M. F. (ed.). Educação em Ciência, Cultura e Cidadania: Encontros em Castelo Branco. Alcains: Alma Azul, 2006.
MARTINS, I. P. Revisitando orientações CTS/CTSA na Educação e no Ensino das Ciências. Revista APEduC, Vila Real, v. 1, n. 1, p. 13-29, 2020. Disponível em: https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/ view/63. Acesso em: 31 dez. 2024.
MCKENNEY, S.; REEVES, T. C. Conducting educational design research. Abingdon: Routledge, 2012.
MCKENNEY, S.; REEVES, T. Systematic review of design-based research progress: is a little knowledge a dangerous thing? Educational Researcher, Washington, v. 42, n. 2, p. 97-100, 2013. DOI: http://doi. org/10.3102/0013189X12463781.
MUHAIMIN, A. et al. Science teachers’ integration of digital resources in education: a survey in rural areas of one Indonesian province. Heliyon, London, v. 6, n. 8, e04631, 2020. DOI: http://doi.org/10.1016/j.heliyon.2020. e04631. PMid:32793838.
NAVARIDAS-NALDA, F. et al. The strategic influence of school principal leadership in the digital transformation of schools. Computers in Human Behavior, Oxford, v. 112, p. 106481, 2020. DOI: http://doi.org/10.1016/j. chb.2020.106481.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT – OECD. Evolution of Student Interest in Science and Technology Studies. Policy Report. Paris: OECD, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Patrícia Christine Sillva, Ana Valente Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.