O Decreto nº 10.502/20 e a educação de surdos: por uma análise dialógica do discurso
Palavras-chave:
educação dos surdos, direito à educação, políticas públicas em educaçãoResumo
O artigo tem como objetivo analisar possíveis sentidos sobre educação de surdos presentes no Decreto nº 10.502/20, por meio do qual se pretendia instituir, no Brasil, a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, em substituição à de 2008. Embora o decreto tenha sido revogado, seu conteúdo expressa e refrata realidades concretas e discursos sociais que permanecem em disputa no campo educacional. A metodologia utilizada baseia-se na análise dialógica do discurso, fundamentada nas ideias do Círculo de Bakhtin. A análise demonstra que o Decreto nº 10.502/20, apesar de contemplar pleitos históricos dos coletivos envolvidos com a educação de surdos, avança pouco na positivação dos direitos desses sujeitos, assim como reforça discursos capacitistas, meritocráticos e privatizantes. Embora o decreto tenha contemplado a Educação Bilíngue de Surdos, essa modalidade se apresenta subsumida à lógica da Educação Especial, em contradição ao reconhecimento da Libras e dos surdos como minoria linguística.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1973001
Downloads
Referências
ACCIOLY, I.; MOREIRA, A.; SILVA, S. Guerra cultural e seus efeitos na educação pública brasileira. In: LEHER, R. (org.). Educação no governo Bolsonaro: inventário da devastação. São Paulo: Expressão Popular, 2023. p. 43-60.
AMORIM, M. Cronotopo e exotopia. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012. p. 95-114.
AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas Ciências Humanas. São Paulo: Musa Editora, 2001.
BANCO MUNDIAL. Um ajuste justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil: v. 1. Banco Mundial, 2017.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução Valdemir Miotello, Carlos Alberto Faraco. 2. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BOLSONARO, J. 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, 2019. Disponível em: https://www.facebook. com/jairmessias.bolsonaro/photos/-26-de-setembro-dia-nacional-do-surdo-temos-buscado-valorizar-cada-vez-mais-os-d/1601983683283945/. Acesso em: 26 set. 2019.
BOLSONARO, M. Lançamento da Política Nacional de Educação Especial. Publicado por CanalGov. 30 set. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KNvMBPw0yqQ. Acesso em: 10 out. 2020.
BRASIL. Cartilha Técnica: instruções para adesão do Programa Nacional das Escolas Bilíngues de Surdos – Pnebs. Ministério da Educação. DF: 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/ acesso_informacacao/pdf-arq/CartilhaSMESP.pdf. Acesso em: fev. 2022.
BRASIL. Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Diário Oficial da União: Brasília, DF, p. 6, 01 out. 2020a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10502. htm. Acesso em: 5 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação. PNEE: Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Brasília: Ministério da Educação, 2020b. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/descontinuado/pnee.pdf. Acesso em: 27 dez. 2020.
BRASIL. Emenda Constitucional n. 108, de 26 de agosto de 2020. Altera a Constituição Federal para estabelecer critérios de distribuição da cota municipal do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), para disciplinar a disponibilização de dados contábeis pelos entes federados, para tratar do planejamento na ordem social e para dispor sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 27 ago. 2020c. Disponível em: https://www.planalto.gov. br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc108.htm. Acesso em: 20 out. 2020.
BRASIL. Decreto nº 10.185, de 20 de dezembro de 2019. Extingue cargos efetivos vagos e que vierem a vagar dos quadros de pessoal da administração pública federal e veda a abertura de concurso público e o provimento de vagas adicionais para os cargos que especifica. Diário Oficial da União: Brasília, DF, p. 1, 20 dez. 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/ D10185.htm. Acesso em: 26 dez. 2019.
BRASIL. Lei 13.632, de 6 de março de 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre educação e aprendizagem ao longo da vida. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 7 de março de 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13632.htm. Acesso em: 12 dez. 2018.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, p. 2, 16 dez. 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ emendas/emc/emc95.htm. Acesso em: 23 jul. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: Brasília, DF, p. 2, 07 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 20 jul. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, p. 1, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 23 jun. 2020.
BRASIL. Lei nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 18 de novembro de 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 15 jul. 2025.
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União: Brasília, DF, p. 3, 26 ago. 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov. br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 20 jul. 2020.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Brasília: Ministério da Educação, 2008. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial. pdf. Acesso em: 20 dez. 2008.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União: Brasília, DF, p. 28, 23 dez. 2005. Disponível em: http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 20 jul. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 jul. 2020.
BRANDIST, C. O Círculo de Bakhtin. Disponível em: https://iep.utm.edu/bakhtin-circle/. Acesso em: 12 jan. 2024.
COSTA, L. C.; MACHADO, E. E. Escolas próprias de surdos no Brasil. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2022.
CUNHA, L. A. A laicidade do Estado na pandemia que segue. Retrospectiva 2021, 2022. Disponível em: https://luizantoniocunha.pro.br/uploads/independente/Retrospectiva2021.pdf. Acesso em: 23 mai. 2024.
DOURADO, L. F. A institucionalização do sistema nacional de educação e o plano nacional de educação: proposições e disputas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 39, n. 143, p. 477–498, 2018. Disponível em: https://www.estudosinstitucionais.com/REI/article/view/436. Acesso em: 15 dez. 2018.
ESTÊVÃO, C. Justiça e educação. São Paulo: Cortez, 2001.
FARACO, C. A. Linguagem & diálogo [recurso eletrônico]: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2020.
FEDERAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS SURDOS – FENEIS. Nota de Apoio e esclarecimento sobre o Decreto da Política Nacional de Educação Especial. Belo Horizonte: FENEIS, 2020. Disponível em: https://www.acessibilidade.unesp.br/Home/legislacoes/nota-de-esclarecimento— pnee-1.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024.
FOLHA POLÍTICA. Emocionante: Bolsonaro assume compromisso com a comunidade surda e vídeo repercute na internet. Folha Política, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f46-zi3e71U. Acesso em: 21 jan. 2024.
FONTES, V. Prefácio na tragédia da pandemia. In: BRAVO, M. I. S.; MATOS, M. C.; FREIRE, S. M. (orgs). Políticas sociais e ultraneoliberalismo. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020. p. 11-18.
FONTES, V. Pedagogia do Capital. In: DIAS, A. P. et al. Dicionário de Agroecologia e Educação. São Paulo: Expressão Popular, 2021. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/dicionario_ agroecologia_nov.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.
FREITAS, T. N.; ARAÚJO, N. F. M.; NASCIMENTO, J. F. A Lei 14.191/2021 e o Decreto 10.502/2020: projeções na educação de surdos. Revista Educação Inclusiva, Campina Grande, v. 6, n. 1, p. 66–76, 2021. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/665. Acesso em: 12 mar. 2024.
GADOTTI, M. Educação Popular e Educação ao longo da vida, 2016. Disponível em: https://acervoapi. paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/da8dbef2-c6a2-49a7-908a-f6633a24a3a8/content. Acesso em: 23 fev. 2022.
Garcia, R. M. C.; Michels, M. H. Educação e Inclusão: equidade e aprendizagem como estratégias do capital. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 3, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ edreal/a/bkyxVHz9FYPCwRQj8KnJCsb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 dez. 2021.
LEHER, R.; SANTOS, M. R. S. Governo Bolsonaro e autocracia burguesa: expressões neofacistas no capitalismo dependente. In: LEHER, R. (org.). Educação no governo Bolsonaro: inventário da devastação. São Paulo: Expressão Popular, 2023. p. 9-42.
LEHER, R. O orçamento das universidades federais e a perigosa combinação de neoliberalismo e neofascismo. Esquerda Online, 2021. Disponível em: https://esquerdaonline.com.br/2021/06/29/ roberto-leher-o-orcamento-das-universidades-federais-e-a-perigosa-combinacao-de-neoliberalismo-e-neofascismo/. Acesso em: 3 out. 2021.
LEHER, R. Educação e neofascismo no Governo Bolsonaro. In: REBUÁ, E. et al. (org). (Neo)fascismos e educação: reflexões críticas sobre o avanço conservador no Brasil. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2020. p. 47-83.
LEHER, R. Apontamentos para análise da correlação de forças na Educação Brasileira: em prol da frente democrática. Educação & Sociedade, Campinas, v. 40, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://www.scielo. br/j/es/a/ZZSL6ddgp5mDHZ9S4kJjkYC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 ago. 2024.
LODI, A. C. B. A formação de professores diante das políticas linguística e educacional para surdos. In: BARREIRO, I. M. F.; BARBOSA, R. L. L. (org.). Formação de Educadores - Inovação e Tradição: preservar e criar na formação docente. São Paulo: Editora da Unesp, 2020. p. 75-84.
Mattos, M. B. Governo Bolsonaro: neofascismo e autocracia burguesa no Brasil. São Paulo: Usina Editorial, 2020.
MOREIRA, K.; SILVA, L. M.; SILVA, B. R. S. Retrocesso e segregação: reflexões sobre a Política Nacional de Educação Especial (PNEE) – Decreto 10.502/2020. Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, Rio Branco, v. 9, n. 2, p. 133–146, jul.-dez. 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA – UNESCO. Declaração de Incheon: Educação 2030 - rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e a educação ao longo da vida para todos. Brasília: UNESCO, 2015. Disponível em: https://media.campanha.org.br/acervo/ documentos/233137POR.pdf. Acesso em: 12 ago. 2024.
PINTO, J. M. Financiamento da educação básica: a divisão de responsabilidades. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 6, n. 10, p. 155–172, jan./jun. 2012. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens. com.br/rde/article/view/176. Acesso em: 10 out. de 2012.
PRANDI, R.; SANTOS, R. W. Quem tem medo da bancada evangélica? Posições sobre moralidade e política no eleitorado brasileiro, no Congresso Nacional e na Frente Parlamentar Evangélica. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 187–214, 2017. Disponível em: https://www.scielo. br/j/ts/a/GGc54bzbNRHfcQGMnnQmfmx/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 set. 2024.
PARTIDO SOCIAL LIBERAL – PSL. O Caminho da Prosperidade. Proposta de Plano de Governo. Constitucional, eficiente, fraterno. Partido Social Liberal, 2018a. Disponível em: https://encurtador. com.br/X3cgR. Acesso em: 23 out. 2018.
PARTIDO SOCIAL LIBERAL – PSL. Bolsonaro assina termos de compromisso com a Comunidade Surda. Partido Social Liberal, 2018b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tH4ygdGoUFM. Acesso em: 21 jan. 2024.
RIBEIRO, M. Ministro responde perguntas dos debatedores. TV Brasil, 2021a. Disponível em: https:// g1.globo.com/educacao/noticia/2021/08/10/ministro-da-educacao-defende-que-universidade-seja-para-poucos.ghtml. Acesso em: 30 ago. 2021.
RIBEIRO, M. Ministro da Educação, Milton Ribeiro, é o convidado do Sem Censura. TV Brasil, 2021b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6JyH4faRwpY. Acesse em: 30 ago. 2021.
ROCHA, L. R. M.; MENDES, E. G.; LACERDA, C. B. F. Políticas de Educação Especial em disputa: uma análise do Decreto Nº 10.502/2020. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, p. 1-18, 2021. Disponível em: https:// revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/17585. Acesso em: 1 maio 2024.
SARDINHA, R.; SOUZA, F. A. O financiamento da Educação Básica no governo Bolsonaro em tempos de financeirização do capital. In: LEHER, R. (org.). Educação no governo Bolsonaro: inventário da devastação. São Paulo: Expressão Popular, 2023. p. 161-186.
SENA JÚNIOR, C. Z. Onde nascem os monstros: extrema direita, bolsonarismo e performance fascista. Salvador: Quarteto, 2022.
SIERRA, V. M.; VELOSO, R. S.; ZACARIAS, E. C. P. Neoconservadorismo, Estado e Vigilância. In: BRAVO, M. I. S.; MATOS, M. C.; FREIRE, S. M. (orgs.). Políticas sociais e ultraneoliberalismo. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020. p. 53-69.
SOARES, B. S.; RIBEIRO, I. P. A influência do capacitismo no Decreto n° 10.502/2020 e no texto da PNEE 2020. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 49, p. 1-16, 2023.
Taffarel, C. N. Z.; Carvalho, M. S. A extinção da SECADI: um golpe fatal nas conquistas no campo da educação. Cadernos GPOSSHE On-line, Fortaleza: UECE; v. 2, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas. uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/1523. Acesso em: 20 dez. 2019.
THOMA, A. da S. et al. Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue – Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Grupo de Trabalho, designado pelas Portarias nº 1.060/2013 e n. 91/2013 do MEC/SECADI. 2014. Disponível em: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/ Portals/1/Files/20282.pdf. Acesso em: 10 mai. 2022.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Sheila Grillo, Ekaterina Vólkova Américo. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Erica Esch Machado, Ana Claudia Balieiro Lodi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.

