Práticas voltadas à inclusão

A fonoaudiologia na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.17090

Palavras-chave:

Educação superior, Fonoaudiologia, Inclusão

Resumo

Atualmente, estão inseridos nas instituições de Educação Superior estudantes público-alvo da Educação Especial, com Transtornos Funcionais e com trajetórias socioeducacionais distintas. O objetivo desta pesquisa é verificar a presença e atuação do fonoaudiólogo nos Núcleos de Acessibilidade e Apoio Pedagógico das Universidades federais através de um estudo quanti-qualitativo realizado com 15 instituições. Os resultados revelam que a atuação mais conhecida do fonoaudiólogo tange à área da comunicação, em detrimento da colaboração deste no processo educativo. Evidencia-se a necessidade emergencial de reflexão sobre ações interdisciplinares inclusivas na Educação Superior e modificações na formação e trabalho dos Núcleos, do Apoio Pedagógico e dos profissionais envolvidos.

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Biografia do Autor

Kemely Palmeiro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC – Brasil

Graduação em Fonoaudiologia.

Lais Oliva Donida, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC – Brasil

Doutoranda em Linguística.

Ana Paula Santana, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC – Brasil

Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia. Doutorado em Linguística (UNICAMP).

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Publicado

01/07/2022

Como Citar

PALMEIRO, K.; DONIDA, L. O.; SANTANA, A. P. Práticas voltadas à inclusão: A fonoaudiologia na educação superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 2024–2044, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.17090. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17090. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas

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