Programa de treinamento para o uso da escrita alternativa: estudo de caso com um jovem com paralisia cerebral
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.4.16070Palavras-chave:
Tecnologia assistiva, Recurso de escrita alternativa, Acesso ao computador, Paralisia cerebral, Educação especialResumo
Uma das atribuições do professor de educação especial é a implementação e ensino de recursos de Tecnologia Assistiva, portanto, está pesquisa teve como objetivo desenvolver e avaliar um programa de intervenção para um jovem com Paralisia Cerebral que o possibilitasse fazer uso de um recurso de Tecnologia Assistiva para escrita alternativa. Realizou-se um estudo quase experimental de sujeito único do tipo AB, o estudo considerou como Variável Dependente o desempenho de um rapaz de 18 anos com Paralisia Cerebral, em utilizar recursos computacionais para a escrita alternativa e a Variável Independente (VI) foi um programa de intervenção que envolveu o ensino de 13 habilidades que avançavam no grau de dificuldade. Para aferir a aprendizagem do participante utilizou-se quatro tipos de auxilio: Orientação Verbal, Demonstração, Dica Gestual e Ajuda Física. Durante a coleta de dados foram utilizados objetos e recursos para escrita convencional e alternativa; questionário de caracterização do participante; protocolo de registro descritivo e de registro de evento; e filmagens dos encontros. Os resultados mostraram-se positivos quanto aos procedimentos de aplicação do programa realizado pela professora e que o ensino foi eficaz para o alcance da autonomia por parte do participante para escrita alternativa no computador.
Downloads
Referências
BRACCIALLI, L. M. P. et al. Acesso ao computador por crianças e jovens com paralisia cerebral. Educação, Formação & Tecnologias, Portugal, v. 9, n. 1, p. 72-84, jan./jun. 2016. Disponível em: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/516. Acesso em: 21. jan. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Especial. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília, DF: MEC; SEESP, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf. Acesso em: 22 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação Inclusiva. Brasília. DF: MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192. Acesso em: 07 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução C n. 04/ 2009/ MEC. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília. DF: MEC, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em 30 set. 2020.
BRASIL. Decreto n. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, DF, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 22 set. 2020.
BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015. Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 22 set. 2020.
COSBY, P. C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. Trad. Paula Inez Cunha Gomide, Emma Otta. São Paulo: Atlas, 2003. 454 p.
FACHINETTI, T. A; GONÇALVES, A. G; LOURENÇO, G. F. Processo de Construção de Recurso de Tecnologia Assistiva para Aluno com Paralisia Cerebral em Sala de Recursos Multifuncionais. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 23, n. 4, p. 547-562, out./dez., 2017.
GUTIERRES DE QUEIROZ, F. M. M; BRACCIALLI, L. M. P. Funcionalidade de alunos com deficiência física nas atividades de escrita e de uso do computador. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp. 2, p. 1267-1286, ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10295. Acesso em: 15 jan. 2021.
KOESTER, H.; SIMPSON, R.; MANKOWSKI, J. Software wizards to adjust keyboard and mouse settings for people with physical impairments. The Journal of Spinal Cord Medicine, v. 36, n. 4, p. 300-312, 2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23820146/. Acesso em: 24 maio 2021.
MAN, D. W. K.; WONG, M-S. L. Evaluation of computer-access solutions for students with quadriplegic athetoid cerebral palsy. AJOT: The American Journal of Occupational Therapy, v. 61, p. 335-364, 2007. Disponível em: https://ajot.aota.org/article.aspx?articleid=1866966. Acesso em: 12 fev. 2021.
NORDSTRÖM, T. et al. Assistive technology applications for students with reading difficulties: special education teachers’ experiences and perceptions, Disability and Rehabilitation: Assistive Technology, v. 14, n. 8, p. 798-808, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30239256/. Acesso em: 13 mar. 2021.
PETRONI, N. N; BOUERI, I. Z; LOURENÇO, G. F. Introdução ao uso do tablete para comunicação alternativa por uma jovem com paralisia cerebral. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 24, n. 3, p. 327-342, jul./set. 2018.
ROCHA, A. N. D; DELIBERATO, D. Tecnologia assistiva para a criança com paralisia cerebral na escola: identificação das necessidades. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 18, n. 1, p. 71-92, jan./mar. 2012.
SAMPAIO, A. A. S. et al. Uma introdução aos delineamentos experimentais de sujeito único. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 12, n. 1, p. 151-164, jan./jun. 2008.
SILVA, J. H.; YAMAGUTI, E. T. Revisão sistemática sobre tecnologia assistiva e deficiência física na área da educação. Revista Critica Educativa, Sorocaba, v. 6, p. 1-18, 2020.
SILVA, M. O.; MANZINI, E. J. Avaliação das habilidades motoras de alunos com paralisia cerebral: uso do ASPA-PC. Revista da Sobama, Marília, v. 14, n. 1, p. 9-16, jan./jun. 2013.
SVENSSON, I. et al. Effects of assistive technology for students with reading and writing disabilities. Disability and Rehabilitation: Assistive Technology, v. 16, n. 2, p. 196-208, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31418305/. Acesso em: 13. mar. 2021.
TEIXEIRA, I. O; GONÇALVES, A. G; AIELO, A. L. R. Ensino do uso de um dispositivo de entrada para computador a um adulto com paralisia cerebral. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 374-394, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jéssica Rodrigues Santos, Gerusa Ferreira Lourenço
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.