Funcionalidade de alunos com deficiência física nas atividades de escrita e de uso do computador

Autores

  • Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz
  • Lígia Maria Presumido Braccialli

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10295

Palavras-chave:

Educação especial. Tecnologia assistiva. Deficiência física. Escrita.

Resumo

A inclusão educacional se preocupa com a aprendizagem de todos os alunos que enfrentam barreiras para participar efetivamente da vida escolar. Na perspectiva da educação inclusiva, o aluno com deficiência deve ser atendido preferencialmente no ensino comum, e a educação especial oferece o Atendimento Educacional Especializado para complementar suas necessidades educacionais. Neste contexto, revela-se o objetivo desta pesquisa: Descrever a funcionalidade de alunos com deficiência física, de Salas de Recursos Multifuncionais, para as atividades de escrita e de uso de computador, segundo a percepção dos professores. Participaram do estudo os professores do Atendimento Educacional Especializado que atendem alunos com deficiência física. Para coleta dos dados foi utilizado o instrumento padronizado School Function Assessment. Os dados foram organizados em um documento único, sendo apresentadas as categorias 1) Trabalho escrito; 2) Uso do computador e equipamentos. Concluiu-se que os estudantes com deficiência física, principalmente os que apresentam a funcionalidade dos membros superiores prejudicada podem sentir dificuldades para escrever utilizando os materiais convencionais, para tanto necessitam da Tecnologia Assistiva para desenvolver suas habilidades de escrita. Portanto, mostra-se importante aprimorar o levantamento do perfil funcional do aluno para escolha do recurso, bem como faz-se necessário aprimorar os materiais das Salas de Recursos Multifuncionais para atenderem a diversidade de todos os alunos com deficiência física, pois o tipo de mobiliário, materiais didático-pedagógicos e equipamentos, não favorecem seu uso pelos alunos com sérios comprometimentos motores.

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Referências

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Publicado

23/08/2017

Como Citar

QUEIROZ, F. M. M. G. de; BRACCIALLI, L. M. P. Funcionalidade de alunos com deficiência física nas atividades de escrita e de uso do computador. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.2, p. 1267–1286, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10295. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10295. Acesso em: 21 nov. 2024.

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