Tecnologia da informação e comunicação e tecnologia assistiva: aproximações e distanciamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.4.16068

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação e Comunicação, Tecnologia assistiva, Marcos norteadores, Pessoa com deficiência

Resumo

O artigo apresenta e discute aproximações e distanciamentos entre Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Tecnologia Assistiva (TA) no campo da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Buscou-se evidenciar como estes termos foram empregados na Declaração Mundial de Educação para Todos, na Declaração de Salamanca, no Fórum Mundial de Educação de Dakar, na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e em distintas publicações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Concluiu-se que há um complexo imbricamento entre essas duas modalidades de tecnologia, sendo ambos os termos amplamente empregados de maneira intrincada por profissionais com as mais distintas formações.

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Biografia do Autor

Thiago Sardenberg, Instituto Benjamin Constant (IBC), Rio de Janeiro – RJ

Professor de Orientação e Mobilidade lotado no Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação. Doutorado em Educação (UNESA).

Helenice Maia, Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro – RJ

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação Escolar (UFRJ).

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

SARDENBERG, T.; MAIA, H. Tecnologia da informação e comunicação e tecnologia assistiva: aproximações e distanciamentos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.4, p. 3072–3085, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.4.16068. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16068. Acesso em: 11 out. 2024.