Acessibilidade, inclusão e tecnologia assistiva: um estudo bibliométrico

Camila Dias de Oliveira, Daniel Mill

Resumo


Este estudo busca investigar como a temática acessibilidade, inclusão e tecnologia assistiva vem sendo trabalhada nas pesquisas científicas da área de educação. Com o objetivo de responder a seguinte questão: quão representativa é a produção científica realizada sobre essa temática? Consideramos a pesquisa bibliométrica uma metodologia adequada para o estudo e utilizamos a base de teses da área de Educação, estruturada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte). Ao final foi possível concluir que, apesar de os temas serem essenciais ao campo de conhecimento educacional, poucos são os pesquisadores que tratam do assunto, principalmente no que diz respeito ao uso de recursos de tecnologia assistiva nas escolas ou na perspectiva da acessibilidade.

 


Palavras-chave


Acessibilidade. Tecnologia assistiva. Inclusão. Educação. Pessoas com deficiência.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.8194



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Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

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