Programas internacionais de transição pós-escolar para pessoas com deficiência intelectual: uma revisão de escopo

Autores

  • Graciliana Garcia Leite Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Educação Especial, São Carlos, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6330-2864
  • Juliane Aparecida de Paula Perez Campos Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Educação Especial, São Carlos, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0789-808X

Palavras-chave:

Educação Especial., Programas de educação pós-secundário., Transição., Vida adulta independente.

Resumo

O objetivo deste artigo é caracterizar o panorama internacional de programas de transição pós-escolar no contexto universitário para pessoas com deficiência intelectual, tendo como marco inicial a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Trata-se de uma Revisão de Escopo. Analisamos 34 estudos em inglês ou espanhol, com participantes jovens e/ou adultos com deficiência intelectual, publicados entre 2006 e 2022. Acessamos as seguintes fontes: Academic Search Premier, Eric, PsycInfo, CINAHL, Web of Science, Scopus e a literatura cinzenta. Constatou-se o predomínio de programas localizados nos Estados Unidos, do modelo inclusivo, com duração entre dois e quatro anos. Para a admissão, observou-se a necessidade de matrícula no Ensino Médio ou uma certificação equivalente, independência para atividades básicas e interesse na experiência universitária. Conclui-se que esses programas desempenham um papel importante para a promoção da educação, inclusão e vida independente das pessoas com deficiência intelectual.

https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1913801

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciliana Garcia Leite, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Educação Especial, São Carlos, SP, Brasil

Doutora em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, São Carlos – São Paulo – Brasil.

Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Educação Especial, São Carlos, SP, Brasil

Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1999), Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1996) e Graduação em Pedagogia pela Faculdade Claretiano. Centro Universitário (2006). Professor Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (início em 2009). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) de março de 2019 a outubro de 2022. Atua como docente no Curso de Bacharelado em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Além do ensino, desenvolve atividades de pesquisa e extensão, principalmente nos seguintes temas: educação especial, formação de professores, deficiência intelectual, práticas didático-pedagógicas em contexto inclusivo, educação especial no contexto da educação de médio e grande porte para jovens e adultos, profissionalização de pessoas com deficiência.

Referências

ALQAZLAN, S.; ALALLAWI, B.; TOTSIKA, V. Post-secondary education for young people with intellectual disabilities: a systematic review of stakeholders’ experiences. Educational Research Review, Amsterdam, v. 28, p. 100295, 2019. DOI: http://doi.org/10.1016/j.edurev.2019.100295. Disponível em: https://www. sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1747938X19301563. Acesso em: 27 set. 2023.

AVELLONE, L. et al. Employment outcomes for students with intellectual disabilities in postsecondary education programs: a scoping review. Journal of Postsecondary Education and Disability, Huntersville, v. 34, n. 3, p. 223-238, 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1325428. Acesso em: 28 ago. 2023.

BAKER, P. et al. Barriers to employment participation of individuals with disabilities: addressing the impact of employer (mis)perception and policy. The American Behavioral Scientist, Thousand Oaks, v. 62, n. 5, p. 657-675, 2018. DOI: http://doi.org/10.1177/0002764218768868. Disponível em: https://journals-sagepub-com.ezproxy.bethel.edu/doi/full/10.1177/0002764218768868. Acesso em: 24 mar. 2022.

BARNARD-BRAK, L. et al. Predictors of employment for adults with intellectual and developmental disabilities participating in a postsecondary transition program in the United States. Journal of Applied Research in Intellectual Disabilities, Oxford, v. 36, n. 1, p. 116-151, 2022. DOI: http://doi.org/10.1111/jar.13040. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jar.13040. Acesso em: 18 set. 2023.

BLIXSETH, E. R. Perspectives of students with intellectual and/or developmental disability in college inclusion programs on their preparation for working in competitive integrated employment. 2022. 126 p. Tese (Doutorado em Educação) – Portland State University, Portland, 2022.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 26, p. 3, 2009.

CASTRO, S. F.; ALMEIDA, M. A. Ingresso e Permanência de Alunos com Deficiência em Universidades Públicas Brasileiras. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 2, n. 20, p. 179-194, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/XPGCHzqgpSQWtHV8grBb5nL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 24 set. 2023.

COOK, A. L.; WILCZENSKI, F. L.; VANDERBERG, L. Inclusive concurrent enrollment: a promising postsecondary transition practice for building self-determination among students with intellectual disability. Journal of the American Academy of Special Education Professionals, Washington D.C., n. Winter, p. 25-44, 2017.

CRANSTON-GINGRAS, A. et al. Going to College: a campus-based partnership for students with intellectual disabilities. School – University Partnerships, Columbia, v. 8, n. 2, p. 62-71 2015.

FOLK, E. D. R.; YAMAMOTO, K. K.; STODDEN, R. A. Implementing inclusion and collaborative teaming in a model program of postsecondary education for young adults with intellectual disabilities. Journal of Policy and Practice in Intellectual Disabilities, Oxford, v. 9, n. 4, p. 257-269, 2012. DOI: http://doi.org/10.1111/jppi.12007.

GASSET, D. I. El valor de la inclusión educativa de jóvenes con discapacidad intelectual en las instituciones de educación superior: el programa Promentor. Bordón: Revista de Pedagogía, Madrid, v. 64, n. 1, p. 109-125, 2012.

GIRARDI, V. L. et al. O lazer de pessoas com deficiência intelectual: barreiras e facilitadores na mobilidade urbana em Curitiba/PR. Licere Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 447-476, 2021. DOI: http://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.31344. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/31344. Acesso em: 27 set. 2023.

GOMES-MACHADO, M. L. et al. Effects of vocational training on a group of people with intellectual disabilities. Journal of Policy and Practice in Intellectual Disabilities, Oxford, v. 13, n. 1, p. 33-40, 2016. DOI: http:// doi.org/10.1111/jppi.12144. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/158784. Acesso em: 12 abr. 2022.

GRIGAL, M. et al. Year four annual report of the TPSID model demonstration projects (2018-2019). Think College Reports, Washington, D.C., 2019.

GRIGAL, M.; DWYRE, A.; DAVIS, H. Transition services for students aged 18-21 with intellectual disabilities in college and community settings: models and implications of success. Minneapolis, MN: National Center on Secondary Education and Transition, 2006. p. 1-5. (Information Brief, v. 5, n. 5).

GRIGAL, M.; HART, D.; WEIR, C. A survey of postsecondary education programs for students with intellectual disabilities in the United States. Journal of Policy and Practice in Intellectual Disabilities, Oxford, v. 9, n. 4, p. 223-233, 2012. DOI: http://doi.org/10.1111/jppi.12012. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/ abs/10.1111/jppi.12012. Acesso em: 12 abr. 2022.

GRIGAL, M.; DUKES III, L. L.; WALKER, Z. Advancing access to higher education for students with intellectual disability in the United States. Disabilities, Basel, v. 1, n. 4, p. 438-449, 2021. DOI: http://doi.org/10.3390/disabilities1040030.

HART, D. et al. Postsecondary education options for students with intellectual disabilities. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, Thousand Oaks, n. 25, p. 134-150, 2006. Disponível em: https://eric. ed.gov/?id=ED521362. Acesso em: 28 ago. 2023.

HYDE, M. Sheltered and Supported Employment in the 1990s: the experiences of disabled worker in the UK. Disability & Society, Abingdon, v. 13, n. 2, p. 199-215, 1998. DOI: http://doi.org/10.1080/09687599826786.

IZUZQUIZA GASSET, D.; RODRÍGUEZ HERRERO, P., Inclusion of people with intellectual disabilities in university: results of the Promentor program (UAM-Prodis, Spain). Siglo Cero, Madrid, v. 47, n. 4, p. 27-43, 2016. DOI: http:// doi.org/10.14201/scero20164742743.

JUDGE, S.; GASSET, D. I. Inclusion in the workforce for students with intellectual disabilities: a case study of a Spanish postsecondary education program. Journal of Postsecondary Education and Disability, Huntersville, v. 28, n. 1, p. 121-127, 2015.

KIRKENDALL, A.; DOUECK, H. J.; SALADINO, A. Transitional services for youth with developmental disabilities: living in college dorms. Research on Social Work Practice, Thousand Oaks, v. 19, n. 4, p. 434-445, 2009. DOI: http://doi.org/10.1177/1049731508318734. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/104973 1508318734?icid=int.sj-full-text.similar-articles.2. Acesso em: 18 set. 2023.

KNIGHT, Z. A. Postschool outcomes of young adults with disabilities: attributions of program impact. 2018. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade do Alabama, Tuscaloosa, 2018.

KOCMAN, A.; FISCHER, L.; WEBER, G. The employers’ perspective on barriers and facilitators to employment of people with intellectual disability: a differential mixed-method approach. Journal of Applied Research in Intellectual Disabitilies, Oxford, v. 31, n. 1, p. 120-131, 2017. DOI: http://doi.org/10.1111/jar.12375. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jar.12375. Acesso em: 27 set. 2023.

LEE, C. E. et al. Examining growth among college students with intellectual and developmental disability: a longitudinal study. Behavior Modification, Beverly Hills, v. 45, n. 2, p. 324-348, 2021. DOI: http:// doi.org/10.1177/0145445520982968. PMid:33354996. Disponível em: https://journals.sagepub.com/ doi/10.1177/0145445520982968. Acesso em: 18 set. 2023.

LEE, C. E.; TAYLOR, J. L. A review of the benefits and barriers to postsecondary education for students with intellectual and developmental disabilities. The Journal of Special Education, Austin, v. 55, n. 4, p. 234- 245, 2022. DOI: http://doi.org/10.1177/00224669211013354. Disponível em: https://journals.sagepub.com/ doi/10.1177/00224669211013354. Acesso em: 12 abr. 2022.

LEONARD, H. et al. Transition to adulthood for young people with intellectual disability: the experiences of their families. European Child & Adolescent Psychiatry, Toronto, v. 25, n. 12, p. 1369-1381, 2016. DOI: http://doi. org/10.1007/s00787-016-0853-2. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27170424. Acesso em: 10 set. 2021.

LOPES, B. J. S. Programa de transição para a vida independente de jovens com deficiência intelectual em ambiente universitário. 2016. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8121. Acesso em: 21 ago. 2023.

LUIZ, L. C. O. A transição para vida pós-escolar dos/as alunos/as com deficiência intelectual: um estudo em escolas de educação especial de Curitiba. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/69172. Acesso em: 24 mar. 2022.

MONSALVE-ROBAYO, A. M.; ARIAS-ENCISO, L. F.; BETANCOUR-ALZATE, L. M. Análisis del dominio aprendizaje y aplicación del conocimiento propuesto por la Clasificación Internacional del Funcionamiento, la Discapacidad y la Salud, en un grupo de jóvenes con discapacidad intelectual. Educación, Lima, v. 38, n. 1, p. 117-129, 2014.

MOORE, E. J.; SCHELLING, A. Postsecondary inclusion for individuals with an intellectual disability and its effects on employment. Journal of Intellectual Disabilities, London, v. 19, n. 2, p. 130-148, 2015. DOI: http://doi.org/10.1177/1744629514564448. Disponível em: https://journals.sagepub.com/ doi/10.1177/1744629514564448. Acesso em: 18 set. 2023.

MUNN, Z. et al. Systematic review or scoping review? Guidance for authors when choosing between a systematic or scoping review approach. BMC Medical Research Methodology, London, v. 18, n. 1, p. 143, 2018. DOI: http://doi.org/10.1186/s12874-018-0611-x. PMid:30453902.

NEUBERT, D. A.; REDD, V. A. Transition services for students with intellectual disabilities: a case study of a Public School Program on a Community College Campus. Exceptionality, Mahwah, v. 16, n. 4, p. 220- 234, 2008. DOI: http://doi.org/10.1080/09362830802412265. Disponível em: https://www.tandfonline. com/doi/abs/10.1080/09362830802412265. Acesso em: 18 set. 2023.

NÚÑEZ BUENO, I. N. Acreditación de competencias en personas con discapacidad intelectual para la mejora de su empleabilidad: Programa Somos Uno Más Universidad Iberoamericana de Ciudad de México. 2017. 235 p. Dissertação (Mestrado em Psicopedagogia) – Universidad de Valladolid, Valladolid, 2017.

O’BRIEN, P. et al. Opening up a whole new world for students with intellectual disabilities within a third level setting. Disability Research and Rights in Ireland, Chichester, v. 37, n. 4, p. 285-292, 2009.

OPEN SCIENCE FRAMEWORK – OSF. Characteristics and outcomes of transition programs for youth and adults with intellectual disabilities: a scoping review. 2024. Disponível em: https://osf.io/ebskd. Acesso em: 27 mar. 2024.

PALLISERA, M. et al. Proposals for improving the transition process of young people with intellectual disabilities in Spain: insights from focus groups of professionals, young people and their families. European Journal of Special Needs Education, Abingdon, v. 33, n. 3, p. 287-301, 2018. DOI: http://doi.org/10.108 0/08856257.2017.1306966. Disponível em: https://www.tandfonline.com/action/showCitFormats?doi=1 0.1080%2F08856257.2017.1306966. Acesso em: 5 maio 2019.

PAPAY, C. K.; GRIGAL, M. A review of the literature on postsecondary education for students with intellectual disability 2010-2016: examining the influence of federal funding and alignment with research in disability and postsecondary education. Journal of Postsecondary Education and Disability, Huntersville, v. 32, n. 4, p. 427-443, 2019.

PAWILEN, G. T. et al. Developing a curriculum for the transition program of special learners in the Philippines. International Journal of Curriculum and Instruction, San Diego, v. 19, n. 1, p. 1-20, 2018. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1207241. Acesso em: 28 ago. 2023.

PEGALAJAR PALOMINO, M. C.; XANDRI MARTÍNEZ, R. La inclusión sociolaboral de jóvenes con discapacidad intelectual: una experiencia a partir del programa “Capacitas”. Revista de Educación Inclusiva, Almeria, v. 8, n. 2, p. 59-73, 2015.

PETCU, S. D.; CHEZAN, L. C.; VAN HORN, M. L. Employment support services for students with intellectual and developmental disabilities attending postsecondary education programs. Journal of Postsecondary Education and Disability, Huntersville, v. 28, n. 3, p. 359-374, 2015.

PETERS, M. et al. Scoping reviews. In: AROMATARIS, E.; MUNN, Z. (ed.). JBI manual for evidence synthesis. Adelaide: JBI, 2020. Disponível em: https://synthesismanual.jbi.global. Acesso em: 5 maio 2019.

POKER, R. B.; VALENTIM, F. O. D.; GARLA, I. A. Inclusão no ensino superior: a percepção de docentes de uma instituição pública do interior do estado de São Paulo. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 22, n. esp., p. 127-134, 2018. DOI: http://doi.org/10.1590/2175-3539/2018/010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/677qhyPHcwGg7yYPQ69xVVd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 set. 2023.

PROHN, S. M.; KELLEY, K. R.; WESTLING, D. L. Students with intellectual disability going to college: what are the outcomes? A pilot study. Journal of Vocational Rehabilitation, Virginia v. 48, n. 1, p. 127-132, 2018. DOI: http://doi.org/10.3233/JVR-170920.

QIAN, X. et al. Predictors associated with paid employment status of community and technical college students with intellectual disability. American Journal on Intellectual and Developmental Disabilities, Washington, D.C., v. 123, n. 4, p. 329-343, 2018a. DOI: http://doi.org/10.1352/1944-7558-123.4.329. PMid:29949428. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29949428/. Acesso em: 18 set. 2023.

QIAN, X. et al. The use of a coaching model to support the academic success and social inclusion of students with intellectual disabilities in community and technical college settings. Journal of Postsecondary Education and Disability, Huntersville, v. 31, n. 3, p. 193-208, 2018b.

REDIG, A. G. Formação acadêmica e vida independente: um diálogo a ser construído. Educação, Santa Maria, v. 46, n. 1, p. 1-26, 2021. DOI: http://doi.org/10.5902/1984644443012. Disponível em: https:// periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/43012. Acesso em:13 maio 2022.

RILLOTTA, F. et al. Inclusive university experience in Australia: perspectives of students with intellectual disability and their mentors. Journal of Intellectual Disabilities, London, v. 24, n. 1, p. 102-117, 2020. DOI: http://doi.org/10.1177/1744629518769421. PMid:29685066. Disponível em: https://journals.sagepub. com/doi/10.1177/1744629518769421. Acesso em: 14 set. 2023.

RILLOTTA, F.; LINDSAY, L.; GIBSON-POPE, C. The work integrated learning experience of a university student with intellectual disability: a descriptive case study. International Journal of Inclusive Education, London, v. 28, n. 3, p. 264-281, 2024. DOI: http://doi.org/10.1080/13603116.2021.1937343. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13603116.2021.1937343. Acesso em: 18 set. 2023.

RODRÍGUEZ HERRERO, P.; IZUZQUIZA GASSET, D.; CABRERA GARCIA, A. Inclusive education at a Spanish University: the voice of students with intellectual disability. Disability & Society, Abingdon, v. 36, n. 3, p. 376-398, 2020. DOI: http://doi.org/10.1080/09687599.2020.1745758.

ROGAN, P. et al. The SITE program at IUPUI: a post-secondary program for individuals with intellectual disabilities. Journal of Vocational Rehabilitation, Virginia, v. 40, n. 2, p. 109-116, 2014. DOI: http://doi. org/10.3233/JVR-140673.

ROSS, J. et al. Postsecondary education employment and independent living outcomes of persons with autism and intellectual disability. Journal of Postsecondary Education and Disability, Huntersville, v. 26, n. 4, p. 337-351, 2013.

ROWE, D. A. et al. A Delphi study to operationalize evidence-based predictors in secondary transition. Career Development and Transition for Exceptional Individuals, Thousand Oaks, v. 38, n. 2, 2015. DOI: http://doi.org/10.1177/2165143414526429. Disponível em: https://journals.sagepub.com/ doi/10.1177/2165143414526429. Acesso em: 21 ago. 2023.

RUBIO JIMENEZ, A. L. Exploring and developing the self-determination of Mexican young adults with intellectual disability following a dialogic approach. 2021. Tese (Doutorado em Filosofia) – University of Cambridge, Cambridge, 2021.

RYAN, J. B. et al. Employment and independent living outcomes of a mixed model post-secondary education program for young adults with intellectual disabilities. Journal of Vocational Rehabilitation, Virginia, v. 50, n. 1, p. 61-72, 2019. DOI: http://doi.org/10.3233/JVR-180988.

SCHALOCK, R. L.; LUCKASSON, R.; TASSÉ, M. J. Defining, diagnosing, classifying, and planning supports for people with intellectual disability: an emerging consensus. Siglo Cero, Madrid, v. 52, n. 3, p. 29-36, 2021. DOI: http://doi.org/10.14201/scero20215232936. Disponível em: https://revistas.usal.es/index. php/0210-1696/article/view/scero20215232936. Acesso em: 24 mar. 2022.

SCHEEF, A. R. et al. Exploring barriers for facilitating work experience opportunities for students with intellectual disability enrolled in postsecondary education programs. Journal of Postsecondary Education and Disability, Huntersville, v. 31, n. 3, p. 209-224, 2018. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ EJ1200607.pdf. Acesso em: 27 set. 2023.

SCHILLACI, R. S. et al. College-based transition services impact on self-determination for youth with intellectual and developmental disabilities. Intellectual and Developmental Disabilities, Washington, D.C., v. 59, n. 4, p. 269-282, 2021. DOI: http://doi.org/10.1352/1934-9556-59.4.269. PMid:34284493. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34284493/. Acesso em: 18 set. 2023.

SCHROEDER, E. T.; CARTER, E. W.; SIMPLICAN, S. C. Inclusive first-year orientation programs involving undergraduates with intellectual disability: exploring barriers and belonging. Journal of Postsecondary Education and Disability, Huntersville, v. 34, n. 3, p. 239-252, 2021. Disponível em: https://files.eric. ed.gov/fulltext/EJ1325611.pdf. Acesso em: 18 set. 2023.

SHEPPARD-JONES, K. et al. Life outcomes and higher education: the need for longitudinal research using a broad range of quality-of-life indicators. Intellectual and Developmental Disabilities, Washington, D.C., v. 56, n. 1, p. 69-74, 2018. DOI: http://doi.org/10.1352/1934-9556-56.1.69. PMid:29389261. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29389261/. Acesso em: 18 set. 2023.

SOUZA, E. D.; VONGALIS-MACROW, A. Evaluating a pilot education-to-work program for adults with Down syndrome. Studies in Educational Evaluation, Amsterdam, v. 70, p. 101016, 2021. DOI: http:// doi.org/10.1016/j.stueduc.2021.101016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/ abs/pii/S0191491X21000420?via%3Dihub. Acesso em: 18 set. 2023.

STEFÁNSDÓTTIR, G. V.; BJÖRNSDÓTTIR, K. ‘I am a college student’ postsecondary education for students with intellectual disabilities. Scandinavian Journal of Disability Research, Basingstoke, v. 18, n. 4, p. 328-342, 2016. DOI: http://doi.org/10.1080/15017419.2015.1114019. Disponível em: https://sjdr.se/ articles/10.1080/15017419.2015.1114019. Acesso em: 14 set. 2023.

TEST, D. W. et al. Evidence-based secondary transition predictors for improving postschool outcomes for students with disabilities. Career Development for Exceptional Individuals, Thousand Oaks, v. 32, n. 3, p. 160-181, 2009. DOI: http://doi.org/10.1177/0885728809346960. Disponível em: https://journals. sagepub.com/doi/10.1177/0885728809346960. Acesso em: 21 ago. 2023.

TRAINOR, A. A. et al. A framework for research in transition: identifying important areas and intersections for future study. Career Development and Transition for Exceptional Individuals, Thousand Oaks, v. 43, n. 1, p. 5-17, 2020. DOI: http://doi.org/10.1177/2165143419864551. Disponível em: https://journals. sagepub.com/doi/10.1177/2165143419864551. Acesso em: 25 mar. 2022.

UNITED STATES OF AMERICA. Public Law nº 110-315. Higher Education Opportunity Act (HEOA). U.S. Government Publishing Office, Washington, D.C., 14 aug. 2008.

WHIRLEY, M. L.; GILSON, C. B.; GUSHANAS, C. M. Postsecondary education programs on college campuses supporting adults with intellectual and developmental disabilities in the literature: a scoping review. Career Development and Transition for Exceptional Individuals, Thousand Oaks, v. 43, n. 4, p. 195- 208, 2020. DOI: http://doi.org/10.1177/2165143420929655. Disponível em: https://journals.sagepub.com/ doi/10.1177/2165143420929655. Acesso em: 22 ago. 2023.

Publicado

08/08/2025

Como Citar

LEITE, G. G.; CAMPOS, J. A. de P. P. Programas internacionais de transição pós-escolar para pessoas com deficiência intelectual: uma revisão de escopo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19138, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19138. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos de revisão