Discursos educacionais sobre o brincar digital: mecanismos disciplinares e novas configurações da docilidade
Palavras-chave:
educação, brincar, tecnologias digitais, disciplina, docilidadeResumo
O artigo investiga os discursos educacionais sobre o brincar das crianças com tecnologias digitais, a partir da análise de dissertações e teses produzidas em Programas de Pós-Graduação em Educação. Fundamentado nas contribuições de Michel Foucault, o estudo evidencia como práticas lúdicas digitais se articulam a mecanismos disciplinares, não para abolir a disciplina, mas para reconfigurá-la em novas formas de docilidade. Essas práticas articulam vigilância e controle com discursos de liberdade e autonomia, criando uma ambivalência em que a cooperação infantil se dá pela submissão voluntária, reforçando o poder disciplinar sob a aparência de autonomia. Na modernidade tardia, o controle deixa de ser rígido e passa a operar de forma sutil e adaptável, usando a ideia de liberdade como estratégia de governo. Nesse contexto, o brincar digital torna-se um espaço central para entender como a educação forma sujeitos que se autorregulam e se ajustam às demandas sociais e tecnológicas do século XXI.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1955201
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