Discursos educacionais sobre o brincar digital: mecanismos disciplinares e novas configurações da docilidade

Autores

Palavras-chave:

educação, brincar, tecnologias digitais, disciplina, docilidade

Resumo

O artigo investiga os discursos educacionais sobre o brincar das crianças com tecnologias digitais, a partir da análise de dissertações e teses produzidas em Programas de Pós-Graduação em Educação. Fundamentado nas contribuições de Michel Foucault, o estudo evidencia como práticas lúdicas digitais se articulam a mecanismos disciplinares, não para abolir a disciplina, mas para reconfigurá-la em novas formas de docilidade. Essas práticas articulam vigilância e controle com discursos de liberdade e autonomia, criando uma ambivalência em que a cooperação infantil se dá pela submissão voluntária, reforçando o poder disciplinar sob a aparência de autonomia. Na modernidade tardia, o controle deixa de ser rígido e passa a operar de forma sutil e adaptável, usando a ideia de liberdade como estratégia de governo. Nesse contexto, o brincar digital torna-se um espaço central para entender como a educação forma sujeitos que se autorregulam e se ajustam às demandas sociais e tecnológicas do século XXI.

 https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1955201

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Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Programa de Pós-graduação em Educação, Frederico Westphalen, RS, Brasil

Pós-doutorando no PPGEdu da Universidade La Salle, com bolsa do CNPq (Pós-Doutorado Júnior) - PDJ . Doutor em Educação (aprovado com louvor e tese indicada ao Prêmio CAPES de melhor Tese - 2023). Mestre em Educação (2019). Possui o Ensino Médio na modalidade normal (Magistério) (2014); Graduação em Teologia (2017) e Pedagogia (2022); e Especialização em Docência no Ensino Superior (2019). Atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, integrante da Linha de Pesquisa Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias. Possui dezenas de artigos publicados na área da Educação em periódicos científicos com indexação nacional e internacional, além de ser autor (e organizador) de livros nas interfaces de Educação e Tecnologias. Dentre os livros publicados, destaca-se "Tecnologias e educação: conhecer o outro lado", publicado pela Editora Appris (2020). Parecerista ad hoc de diversos periódicos nacionais na área da Educação. Tem experiência na organização de dossiês temáticos em periódicos científicos e de livros. Possui experiência prática nas áreas de: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio, Ensino Religioso e na área de Pastoral Escolar, com ênfase em Formação humana. Seus interesses e experiências em pesquisa estão concentrados nas múltiplas articulações entre educação e sociedade contemporânea, nos estudos sobre os discursos pedagógicos e escolares, com destaque para temas relacionados às tecnologias digitais e às infâncias. Represente stricto sensu na CPA da Universidade La Salle. Desde 2022 desempenha a função de Editor Assistente da Revista Educação, Ciência e Cultura [RECC/ISSN 2236-6377]. Integrante do Grupo de Pesquisa Cultura contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas (CNPq), coordenado pelo professor Dr. Cleber Gibbon Ratto (UNILASALLE). ORCID: 0000-0002-5378-7981

Cleber Gibbon Ratto, Universidade La Salle, Programa de Pós-graduação em Educação, Canoas, RS, Brasil

Pesquisador do CNPq. Psicanalista. Psicólogo pela Universidade Católica de Pelotas. Analista Membro do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem experiência nas áreas da Psicologia, Psicanálise e Educação, atuando principalmente nos temas ligados aos fundamentos filosóficos dessas áreas. Discute temas ligados à subjetividade, cultura contemporânea, juventudes e novas sociabilidades. Editor da Revista Educação, Ciência e Cultura [RECC/ISSN 2236-6377]. Atualmente é pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade La Salle (UNILASALLE), do qual foi coordenador adjunto (2012-2016) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano (PPGSDH/UNILASALLE). Foi pesquisador e docente colaborador do Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista - IPA (2014-2018). Membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED (2017-2021). Integrante do Comitê de Assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS área de Educação e Psicologia (2017-2019). Avaliador de Cursos de Graduação do SINAES - MEC/INEP (2010-2023). Foi coordenador do Curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista - IPA (2008-2010). Líder do Grupo de Pesquisa "Cultura contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas (CNPQ). 

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Programa de Pós-graduação em Educação, Rio Grande, RS, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2003 Bolsista CAPES), Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008 Bolsista CAPES) e Pós-Doutorado em Filosofia pela Univeridad de Murcia/Espanha (2017 Estágio Sênior Capes). Atualmente é professora associada IV; pesquisadora do Instituto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciências Humanas, Educação Ambiental, Estudos Foucaultianos e Filosofia da Ciência. É editora-chefe da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA), líder do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF/FURG) e membro do Comitê Científico do GT 22 (Educação Ambiental) da ANPED. Bolsista Produtividade 1D do CNPq. 

Referências

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Habowski, A. C.; Ratto, C. G. O brincar das crianças e os discursos sobre o digital: risco e dispositivo da periculosidade. Educar em Revista, Curitiba, v. 41, p. 1-17, 2025. DOI: http://doi.org/10.1590/1984-0411.88739

Habowski, A. C.; Ratto, C. G.; Henning, P. C. Salvemos as crianças! As tecnologias digitais redimidas pelo “bom brincante”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 46, p. 1-19, 2025. DOI: http://doi.org/10.1590/ES.291552

Kuhlmann JUNIOR, M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

Publicado

09/12/2025

Como Citar

HABOWSKI, A. C.; RATTO, C. G.; HENNING, P. C. Discursos educacionais sobre o brincar digital: mecanismos disciplinares e novas configurações da docilidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19552, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19552. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos teóricos