Orçamento público e assistência estudantil universitária em tempos de austeridade: desafios e alternativas

Autores

  • Iasmim Queiroz Grosso Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro de Artes e Comunicação (CAC), Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU), Recife, PE, Brasil https://orcid.org/0009-0006-8840-3884
  • José André Wanderley Dantas de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Faculdade de Direito do Recife (FDR), Recife, PE, Brasil https://orcid.org/0009-0009-2974-1252

Palavras-chave:

orçamento público, assistência estudantil, PNAES, neoliberalismo, austeridade

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir para o estudo das limitações da assistência estudantil universitária a partir do enfoque no orçamento público brasileiro. Para tanto, se utilizou de pesquisa bibliográfica em contribuições teóricas do direito financeiro, direito constitucional, educação, finanças públicas, serviço social e história. Metodologicamente, aplicou-se uma abordagem interdisciplinar para obter uma visão completa das raízes e sentidos do problema disposto, partiu-se da história das primeiras concepções em assistência estudantil apresentados em solo brasileiro, o papel do movimento estudantil universitário na formulação e conquista de avanços em assistência estudantil, e a realidade socioeconômica brasileira, principalmente após os governos Fernando Henrique Cardoso. O problema se trata da ausência de cobertura suficiente em assistência estudantil a todos os estudantes que seriam público alvo do Decreto n 7.234/2010 (Brasil, 2010), que regulamentou o PNAES. Nisso, foi buscada a análise do contexto econômico brasileiro, concluindo-se, então, pelo orçamento participativo, transformação do PNAES em lei federal com abrangência para universidades públicas e privadas, e pela prática dos conselhos para construção coletiva de políticas de assistência estudantil no ambiente universitário como alternativas para o aperfeiçoamento da assistência estudantil universitária brasileira.


https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1935401

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iasmim Queiroz Grosso, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro de Artes e Comunicação (CAC), Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU), Recife, PE, Brasil

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós Graduanda em Direito Público pela Legale Educacional.

José André Wanderley Dantas de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Faculdade de Direito do Recife (FDR), Recife, PE, Brasil

Doutor em Direito Tributário (Universidade de Salamanca / Espanha - Título obtido com a Menção European Doctor); Mestre – Advanced Master in International Taxation (International Tax Center / Leiden University / Holanda), Professor Adjunto 4 de Direito Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito do Recife/CCJ/UFPE e do PPGD/CCJ/UFPE, Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil.

Referências

ABREU, M. M. Serviço Social e a organização da cultura: perfis pedagógicos da prática profissional. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

ALEXY, R. Teoria de los derechos fundamentales. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1997.

AMORIM, C. R. et al. Participação e mobilização social no sus: entraves, desafios e perspectivas. Revista de APS, Juiz de Fora, v. 15, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/ view/14898. Acesso em: 7 maio 2023.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. Andifes defende que Pnaes passe a ser política de Estado – Andifes, 2018. Disponível em: https://www.andifes. org.br/?p=57947. Acesso em: 21 maio 2023.

ATALIBA, G. Decreto regulamentar no sistema brasileiro. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, v. 97, p. 21-33, 1969. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rda/article/view/32548. Acesso em 23 maio 2023.

AZEVEDO, M. L. N.; BRAGGIO, A. K.; CATANI, A. M. A Reforma Universitária de Córdoba de 1918 e sua influência no Brasil: um foco no movimento estudantil antes do golpe de 1964. Revista Latinoamericana de Educación Comparada: RELEC, Buenos Aires, v. 9, n. 13, p. 37-51, 2018. Disponível em: https://dialnet. unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6572529. Acesso em: 10 maio 2023.

BARRETO, A. L.; FILGUEIRAS, C. A. L. Origens da universidade brasileira. Quimica Nova, São Paulo, v. 30, n. 7, p. 1780-1790, 2007. DOI: http://doi.org/10.1590/S0100-40422007000700050.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 4 jun. 2023.

BRASIL. Decreto nº 1.916, de 23 de maio de 1996. Regulamenta o processo de escolha dos dirigentes de instituições federais de ensino superior, nos termos da Lei nº 9.192, de 21 de dezembro de 1995. Diário Oficial da União: Brasília, DF, p. 9028, 24 maio 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ decreto/d1916.htm. Acesso em: 12 maio 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto. gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 3 jul. 2023.

BRASIL. Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 2, 13 jul. 2001. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10260.htm. Acesso em: 12 maio 2023.

BRASIL. Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, p. 7, 14 jan. 2005. Disponível em: https://www.planalto. gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11096.htm. Acesso em: 12 maio 2023.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula nº 12. A cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas viola o disposto no art. 206, IV, da Constituição Federal. Diário da Justiça Eletrônico: Brasília, DF, n. 157, 22 ago. 2008. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/jurisprudencia/sumariosumulas. asp?base=26&sumula=1223. Acesso em: 24 mar. 2025.

BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Diário Oficial da União: Brasília, DF, p. 5, 20 jul. 2010. Disponível em: https://www. planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 28 jun. 2023.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 30 ago. 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 25 mar. 2025.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Financiamento da educação superior no Brasil: impasses e perspectivas. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2018. Disponível em: https://www2.camara.leg. br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/pdf/financiamento-da-educacao-superior-no-brasil-impasses-e-perspectivas. Acesso em: 25 ago. 2023.

CEZNE, A. N. O direito à educação superior na Constituição Federal de 1988 como direito fundamental. Educação, Santa Maria, v. 31, n. 1, p. 115-132, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/ reveducacao/article/view/1532/845. Acesso em: 10 ago. 2023.

COSTA, L. F. L. Caminhos do PNE 2014-2024: implicações da Emenda Constitucional 95 para a educação brasileira. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. Disponível em: https://repository. ufrpe.br/bitstream/123456789/1363/1/tcc_l%c3%a1sarofilipelopescosta.pdf. Acesso em: 2 maio 2023.

CUNHA, L. A. O legado da ditadura para a educação brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 127, p. 357-377, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Tm5wH75ZnW3DLpxLbLFqcvt/?for mat=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2023.

DUTRA, O.; BENEVIDES, M. V. Orçamento participativo e socialismo. São Paulo: Perseu Abramo, 2001.

FAGNANI, E. Política social no Brasil (1964-2002): entre a cidadania e a caridade. 2005. 601 f. Tese (Doutorado em Ciências Econômicas) – Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/350149. Acesso em: 2 jun. 2023.

FEDOZZI, L.; RAMOS, M. P.; GONÇALVES, F. G. G. Orçamentos Participativos: variáveis explicativas e novos cenários que desafiam a sua implementação. Revista de Sociologia e Politica, Curitiba, v. 28, n. 73, p. e005, 2020. DOI: http://doi.org/10.1590/1678-987320287305.

FERRAZ, A. C. C. A Autonomia Universitária na Constituição de 05.10.1998. Revista da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, São Paulo, 1998. Disponível em: https://pge.sp.gov.br/centrodeestudos/ revistaspge/revista/tes5.htm. Acesso em 30 ago. 2023.

FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS. Revista Comemorativa 25 Anos: histórias, memórias e múltiplos olhares. Uberlândia: UFU, PROEX, 2012.

FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS. V Pesquisa nacional de perfil socioeconômico e cultural dos (as) graduandos (as) das IFES - 2018. Brasília: ANDIFES, 2019. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil- Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf. Acesso em: 27 jul. 2023.

FURNO, J. Imperialismo: uma introdução econômica. Porto Alegre: Da Vinci Livros, 2022.

GADOTTI, M. (org.). Alfabetizar e conscientizar: Paulo Freire, 50 anos de Angicos. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2014. Disponível em: https://acervo.paulofreire.org/handle/7891/90002. Acesso em: 15 maio 2013.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere (Vol. 3): Antonio Gramsci: Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política. Tradução Carlos N. Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

KOWALSKI, A. V. Os (des)caminhos da política de assistência estudantil e o desafio na garantia de direitos. 2012. 180 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/5137. Acesso em: 13 ago. 2023.

MENON, G. A reforma de Córdoba, movimentos estudantis e seus impactos para o ensino superior na américa latina. História da Educação, Porto Alegre, v. 25, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ heduc/a/PMw84HfGb7f6gXbVw4sDK3c/. Acesso em: 10 maio 2023.

MERÇON, G.; ARAUJO, G. Um decreto com força de lei. Manaus: CONPEDI, 2007. Disponível em: http:// www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/campos/gustavo_mercon.pdf. Acesso em: 25 ago. 2023.

NASCIMENTO, C. M.; ARCOVERDE, A. C. B. O serviço social na assistência estudantil: reflexões acerca da dimensão político-pedagógica da profissão. In: Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (org.). Revista Comemorativa 25 anos: histórias, memórias e múltiplos olhares. Uberlândia: UFU-PROEX, 2012. p. 167-79. Disponível em: http://www.proae.ufu.br/sites/proae.ufu.br/files/media/ arquivo/revista_fonaprace_25_anos.pdf. Acesso em: 4 jul. 2023.

PALAVEZZINI, J.; ALVES, J. M. Assistência estudantil nas universidades federais: o orçamento do programa nacional de assistência estudantil (PNAES) garante a permanência do estudante? In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, 3., IV SEMINÁRIO NACIONAL DE TERRITÓRIO E GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS, 4., CONGRESSO DE DIREITO À CIDADE E JUSTIÇA AMBIENTAL, 2019, Londrina. Anais [...]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2019. Disponível em: https://www.congressoservicosocialuel.com.br/trabalhos2019. Acesso em: 10 abr. 2023.

PESSO, A. E. Os negros nas faculdades de Direito do Brasil no século XIX: exclusão, preconceito e apagamento. Revista Direito GV, São Paulo, v. 20, p. e2407, 2024. DOI: http://doi.org/10.1590/2317- 6172202407.

POERNER, A. J. O poder jovem: história da participação política dos estudantes brasileiros. 5. ed. Rio de Janeiro: Booklink, 2004.

REIS, L. F.; MACÁRIO, E. Dívida Pública e Financiamento das Universidades Federais e da Ciência e Tecnologia no Brasil (2003-2020). Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 41, p. 20-46, 2020.

SALVADOR, A. C.; PAIVA, A. R.; NEVES, A. V. Ações afirmativas, movimentos sociais e reconhecimento– Estudos contemporâneos. O Social em Questão, Rio de Janeiro, v. 20, n. 37, p. 9-14, 2017.

SANTOS, R. C. S. Do Orçamento Participativo ao Recife Participa: uma avaliação comparativa dos processos de participação no planejamento e gestão urbanos do Recife. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: https:// repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29413. Acesso em: 2 jun. 2023.

SARLET, I. W. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2018.

SILVA, A. T.; GUIMARÃES, A. R. Orçamento público e financiamento das universidades federais no Brasil. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 106-117, 2022. DOI: http://doi.org/10.5585/cpg.v21n2.21317.

SILVA, L. B. Caderno temático III: A demanda potencial e o público-alvo da assistência estudantil. Goiânia: Cegraf UFG, 2021. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/688/o/Caderno_tem%C3%A1tico_ III_A_demanda_pote ncial_e_o_p%C3%BAblico-alvo_da_assist%C3%AAncia_estudantil.pdf. Acesso em: 5 jul. 2023.

SILVA, L. B.; MARQUES, F. J. A assistência estudantil na educação federal brasileira e a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 38, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/112696. Acesso em: 25 ago. 2023.

TORRES, H. T. Direito constitucional financeiro: teoria da constituição financeira. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.

TORRES, R. L. Curso de direito financeiro e tributário. 20. ed. São Paulo: Processo, 2018.

UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES. Declaração da Bahia. Salvador: UNE, 1961. Disponível em: http:// movimentosjuvenisbrasileirosparte7.blogspot.com/2009/10/declaracao-da-bahia-i-seminario.html. Acesso em: 25 ago. 2023.

UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES. Carta do Paraná. Caderno da UNE, Curitiba, n. 2, 1962. Disponível em: https://search.worldcat.org/pt/title/Carta-do-Parana-:-resolucoes-do-...-Curitiba-marco-1962/ oclc/48277297. Acesso em 14 mai 2023.

VIEIRA, A. M. D. P.; CARVALHO, M. G. G. O ensino superior poderia ser considerado um direito fundamental? Revista Interacções, [S. l.], v. 15, n. 51, p. 1-19, 2019. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/ article/view/15038. Acesso em: 26 ago. 2023.

Publicado

29/09/2025

Como Citar

GROSSO, I. Q.; DANTAS DE OLIVEIRA, J. A. W. Orçamento público e assistência estudantil universitária em tempos de austeridade: desafios e alternativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19354, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19354. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos teóricos