As relações público-privadas e o direito à educação infantil no município de Uberlândia - MG

Autores

  • Marcos Antonio Lima Pereira Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil. Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1246-6743
  • Lúcia de Fátima Valente Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Faculdade de Educação, Laboratório de Análises de Políticas e Gestão da Educação (LAPGE), Estado, Políticas e Gestão da Educação, Uberlândia, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1228-5643

Palavras-chave:

direito à educação, financiamento, organizações da sociedade civil, relação públicoprivada/ conveniamento

Resumo

O presente artigo tem como objetivo elucidar qual a política pública do município de Uberlândia para a Educação Infantil ao estabelecer relações com as Organizações da Sociedade Civil - OSCs, e sua repercussão no direito à educação. A problematização central, orientadora deste estudo, está assim balizada: como a privatização da Educação Infantil, por meio das relações público-privadas com as OSCs, repercute no direito à Educação Infantil no município de Uberlândia? Para a consecução do objetivo proposto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e análise documental. Empreendemos a análise documental a partir do auxílio de diversos autores e do materialismo histórico-dialético. A pesquisa evidenciou, empiricamente, que a privatização da Educação Infantil, por meio das relações público-privadas/conveniamento com as OSCs, contribui para intensificar a assimetria da oferta educacional no interior de uma mesma rede de ensino, produz colapsos nas conquistas históricas no que se refere à valorização docente, e intensifica a precariedade laboral e do trabalho docente.

https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1957901

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Lima Pereira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil. Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil

Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil. Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil

Lúcia de Fátima Valente, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Faculdade de Educação, Laboratório de Análises de Políticas e Gestão da Educação (LAPGE), Estado, Políticas e Gestão da Educação, Uberlândia, MG, Brasil

Doutora e Mestre em Educação

Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Uberlândia – Brasil

Estado, Políticas e Gestão da Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Laboratório de Análises de Políticas e Gestão da Educação – LAPGE

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Publicado

30/04/2025

Como Citar

PEREIRA, M. A. L.; VALENTE, L. de F. As relações público-privadas e o direito à educação infantil no município de Uberlândia - MG. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19579, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19579. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos teóricos