Aspectos socioespaciais e territoriais dos povos e as escolas do Pantanal: diversidades, contradições e desafios de uma educação entre distâncias geográficas e sociais

Autores

  • Élvis Christian Madureira Ramos Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal, Corumbá, MS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6245-6850
  • Franscisca Oliveira Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal, Corumbá, MS, Brasil. Rede Municipal de Educação, Corumbá, MS, Brasil https://orcid.org/0009-0004-9844-7325

Palavras-chave:

Pantanal, Escolas do Pantanal, política educacional, território, territorialidades

Resumo

A dimensão espacial tem recebido crescente valorização nas análises sociais, desempenhando um papel essencial na compreensão de diversos processos naturais e sociais. Este estudo adota uma abordagem socioespacial para explorar os fatores espaciais e ambientais que fazem do Pantanal uma região de usos e apropriações heterogêneos. A partir dessa análise, torna-se possível entender as múltiplas territorialidades que compõem o espaço social e educacional pantaneiro, incluindo comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e migrantes. O trabalho discute como essas territorialidades enfrentam desafios sociais e ambientais específicos da região e examina fatores como as distâncias, tanto geográficas quanto sociais, que impactam a gestão e o funcionamento de suas escolas, além das situações de exclusão social, invisibilidade espacial e estigmatização territorial que as afetam.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1932001

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Biografia do Autor

Élvis Christian Madureira Ramos, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal, Corumbá, MS, Brasil

Docente e Coordenador do Curso de Geografia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Corumbá– MS – Brasil.

Franscisca Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal, Corumbá, MS, Brasil. Rede Municipal de Educação, Corumbá, MS, Brasil

Discente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal, Programa de Pós-Graduação em Educação e Docente da Secretaria Municipal de Educação, Corumbá – MS – Brasil.

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Publicado

10/04/2025

Como Citar

RAMOS, Élvis C. M.; OLIVEIRA, F. R. Aspectos socioespaciais e territoriais dos povos e as escolas do Pantanal: diversidades, contradições e desafios de uma educação entre distâncias geográficas e sociais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19320, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19320. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos teóricos