Aspectos socioespaciais e territoriais dos povos e as escolas do Pantanal: diversidades, contradições e desafios de uma educação entre distâncias geográficas e sociais
Palavras-chave:
Pantanal, Escolas do Pantanal, política educacional, território, territorialidadesResumo
A dimensão espacial tem recebido crescente valorização nas análises sociais, desempenhando um papel essencial na compreensão de diversos processos naturais e sociais. Este estudo adota uma abordagem socioespacial para explorar os fatores espaciais e ambientais que fazem do Pantanal uma região de usos e apropriações heterogêneos. A partir dessa análise, torna-se possível entender as múltiplas territorialidades que compõem o espaço social e educacional pantaneiro, incluindo comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e migrantes. O trabalho discute como essas territorialidades enfrentam desafios sociais e ambientais específicos da região e examina fatores como as distâncias, tanto geográficas quanto sociais, que impactam a gestão e o funcionamento de suas escolas, além das situações de exclusão social, invisibilidade espacial e estigmatização territorial que as afetam.
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1932001
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