Aspectos socioespaciais e territoriais dos povos e as escolas do Pantanal: diversidades, contradições e desafios de uma educação entre distâncias geográficas e sociais

Autores

  • Élvis Ramos Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal, Corumbá, MS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6245-6850
  • Franscisca Oliveira Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal, Corumbá, MS, Brasil e Rede Municipal de Educação, Corumbá, MS, Brasil. https://orcid.org/0009-0004-9844-7325

Palavras-chave:

Pantanal, Escolas do Pantanal, Territorialidades, Território, Política Educacional

Resumo

A dimensão espacial tem recebido crescente valorização nas análises sociais, desempenhando um papel essencial na compreensão de diversos processos naturais e sociais. Este estudo adota uma abordagem socioespacial para explorar os fatores espaciais e ambientais que fazem do Pantanal uma região de usos e apropriações heterogêneos. A partir dessa análise, torna-se possível entender as múltiplas territorialidades que compõem o espaço social e educacional pantaneiro, incluindo comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e migrantes. O trabalho discute como essas territorialidades enfrentam desafios sociais e ambientais específicos da região e examina fatores como as distâncias, tanto geográficas quanto sociais, que impactam a gestão e o funcionamento de suas escolas, além das situações de exclusão social, invisibilidade espacial e estigmatização territorial que as afetam.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1932001

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Biografia do Autor

Élvis Ramos, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal, Corumbá, MS, Brasil.

Docente e Coordenador do Curso de Geografia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Corumbá– MS – Brasil.

Franscisca Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal, Corumbá, MS, Brasil e Rede Municipal de Educação, Corumbá, MS, Brasil.

Discente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal, Programa de Pós-Graduação em Educação e Docente da Secretaria Municipal de Educação, Corumbá – MS – Brasil.

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

RAMOS, Élvis; OLIVEIRA, F. Aspectos socioespaciais e territoriais dos povos e as escolas do Pantanal: diversidades, contradições e desafios de uma educação entre distâncias geográficas e sociais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19320, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19320. Acesso em: 14 jan. 2025.