Educação Alimentar e Nutricional no Ensino de História: uma abordagem transformadora para os Anos Iniciais do Fundamental em diálogo com os ODS
Palavras-chave:
Educação Alimentar e Nutricional, Ensino de História, interdisciplinaridade, aprendizagem significativa, educação para a cidadaniaResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a Base Nacional Comum Curricular e elaborar proposta educativa pautada pela articulação entre habilidades do Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, habilidades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando o enfrentamento de questões globais contemporâneas. A pesquisa é qualitativa, aplicada, exploratória e descritiva. A análise documental foi desenvolvida em documentos destacados na Educação Básica, em Nutrição e nos ODS. Foram construídas 65 habilidades e 35 possibilidades de atividades práticas para EAN, articuladas às habilidades do Ensino de História, associadas a 13 ODS e agrupadas segundo o Marco de EAN para Políticas Públicas. A proposta permite que a EAN seja trabalhada na escola, segundo saberes atrelados à pedagogia da autonomia, o que implica pensar a educação com base na ética, no diálogo e na criticidade.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1917801
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