Cultura de Paz: contribuições para a educação para a paz a partir da perspectiva da Psicologia Cultural
Palavras-chave:
cultura, cultura de paz, desenvolvimento humano, psicologia cultural, educação para a pazResumo
O conceito de cultura permeia diferentes perspectivas teóricas. Sob a ótica da Psicologia Cultural, a cultura assume uma perspectiva central e dinâmica, coconstruída pela agencialidade humana por meio dos processos ativos de internalização e externalização cultural, promotores de desenvolvimento. Esta abordagem teórica permite uma ampliação conceitual de Cultura de Paz para além das definições em documentos oficiais, abrangendo três grandes dimensões do desenvolvimento: interpessoal – referente às relações, interações e processos de comunicação; intrapessoal – processos subjetivos de formação de opiniões, valores, hábitos e atitudes; e socioambiental – que contempla a coconstrução de ecossistemas sociais e naturais coordenados à paz. O presente artigo articula a Psicologia Cultural aos Estudos e Pesquisas para a Paz e à Educação para a Paz, expandindo a necessidade da análise das especificações da construção da paz. Esperamos promover uma compreensão mais profunda da Educação para a Paz e das complexidades envolvidas na coconstrução atual de Culturas de Paz.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.2029102
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