Concepção de homem contemporâneo pelo viés materialista dialético

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.12659

Palavras-chave:

Concepção, Contemporâneo, Materialismo

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é apresentar a concepção de homem contemporâneo pelo viés materialista histórico dialético, de modo a compreender a representatividade enquanto ser humano que esse sujeito exerce na sociedade atual. O materialismo histórico dialético acredita na formação humana do sujeito mediada pelas relações sociais no trabalho, o que interfere em sua concepção de mundo e no modo de atuar na transformação da sociedade, sendo assim, conhecer a concepção de homem contemporâneo permite ao pesquisador conceber quais sujeitos estão sendo formados para atuar na sociedade, bem como compreender suas ações mediante a realidade. A pesquisa bibliográfica possui seu alicerce na historicidade da filosofia da educação e nos estudiosos mais representativos de cada período histórico com ênfase para os estudiosos do materialismo histórico dialético, pois defende-se a tese de que as relações sociais no trabalho permeiam e constituem o pensamento dos homens, de modo a interferir no processo histórico de desenvolvimento humano. As leituras permitem conceber o homem como ser social, e por isso influenciado e influenciador das mudanças na sociedade. Nesse contexto, a educação pode contribuir para o desenvolvimento cultural, social e político dos homens, e dessa maneira se constitui como meio de transformação da realidade.

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Biografia do Autor

Rosangela Miola Galvão, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Doutoranda em Educação.

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Professora do Programa de Pós-graduação. Pós-Doutorado em Educação (UNESP-Marília).

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Publicado

01/04/2022

Como Citar

GALVÃO, R. M.; FRANCO, S. A. P. Concepção de homem contemporâneo pelo viés materialista dialético. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1473–1487, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.12659. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12659. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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