O discurso democrático por dentro do movimento de redes de acreditação e avaliação da educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.14758

Palavras-chave:

Democracia forte. Movimentos de Redes de Acreditação e Avaliação. RIACES. RANA.

Resumo

Neste estudo, o objetivo é uma análise interpretativa da perspectiva de democracia presente no discurso dos atores das redes de agências de acreditação e avaliação da qualidade da educação superior na América Latina, tendo como interlocutores os membros das redes latinas RIACES – Red Iberoamericana para la Calidad de la Educación Superior e a Rede RANA – Rede de Agências Nacionais de Acreditação do Mercosul Educativo. Este estudo filiou-se a matrizes teóricas e inspiradoras da categoria democracia, dos estudos de Avritzer (2003); Barber (2003); Bobbio (2015); Coutinho (1979); Sader (2012), e a metodologia foi a social qualitativa e interpretativa (ROSENTHAL, 2014). Nos achados da pesquisa destaca-se que representar a possibilidade de processos emancipatórios no interior do movimento de redes de acreditação e avaliação da qualidade na América Latina implica descolonização do conceito e da prática democrática.

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Biografia do Autor

Margareth Guerra, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá – AP – Brasil

Docente no Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED. Doutorado em Educação (UFRGS) e Doutorado em Sociologia (UFC).

Nilzana Braga Esteves, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Mestranda em Educação (UNIFAP)

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Publicado

02/01/2022

Como Citar

GUERRA, M.; ESTEVES, N. B. O discurso democrático por dentro do movimento de redes de acreditação e avaliação da educação superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0163–0181, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.14758. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14758. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos