O sistema capitalista a partir da década de 1990 e suas implicações na educação escolar brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.9815

Palavras-chave:

Educação Escolar, Neoliberalismo, Estado de exceção

Resumo

A educação é uma produção humana imaterial que se encontra imbricada nas relações de trabalho da sociedade de classes, portanto, objetiva-se analisar as implicações do sistema capitalista a partir da década de 1990 na educação escolar brasileira. Para tanto, faz-se necessário uma retomada ao contexto político e econômico do país a partir dos anos 90, os quais demonstram a introdução do ideário neoliberal. Esses dados permitiram uma análise acerca das implicações da lógica capitalista na educação escolar, as quais resultaram na limitação ou exclusão do acesso ao saber elaborado à classe menos favorecida e que influenciaram diretamente em sua especificidade, passando a atender às demandas do capital.

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Biografia do Autor

Francielle Pereira Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Estudante regular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Marta Silene Ferreira Barros, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

01/10/2018

Como Citar

NASCIMENTO, F. P.; BARROS, M. S. F. O sistema capitalista a partir da década de 1990 e suas implicações na educação escolar brasileira. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 5, p. 1779–1791, 2018. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.9815. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9815. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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