Reflexões sobre as interfaces entre ações formativas EDUSEX e as tecnologias digitais: um estudo de caso interpretativo-dialético

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.2.12612

Palavras-chave:

Grupo de pesquisa edusex, Formação de professores, Ações formativas, Tecnologias digitais, Aprender fazendo.

Resumo

Trata-se das primeiras reflexões de um estudo de caso sobre as ações formativas experienciadas e realizadas pelo Grupo de Pesquisa EDUSEX, Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC – Brasil, em suas interfaces hoje com as tecnologias digitais, bem como o trânsito progressivo de modelos de formação e práticas de ensino e aprendizagem expositivas, para possibilidades mais interativas, apoiadas nas novas tecnologias, numa perspectiva de aprender fazendo. São interrogações orientadoras desta investigação: (a) Quais as ações formativas elaboradas pelo Grupo Edusex, mais especificamente as relacionadas à tecnologia digital? (b) Quais as características dessas ações formativas e suas interfaces com as tecnologias digitais? Neste recorte, buscamos refletir sobre as ações realizadas, e para isso recorremos há alguns teóricos contemporâneos que estudam a temática da educação sexual. O estudo é de cunho qualitativo e segue pautado no paradigma sócio-crítico, assumindo uma visão global e dialética da realidade. No estudo de caso utilizamos, na análise dos dados, a técnica de análise hermenêutica dialética. Os achados apontaram que as ações formativas buscam: (1) publicizar e facilitar o acesso a pesquisas e conhecimentos da temática sexualidade; (2) auxiliar na reflexão de enfoques atuais sobre a temática; (3) instrumentalizar os alunos e alunas, graduandos/as, mestrandos/as e doutorandos/as, a fazerem o uso didático-pedagógico das tecnologias digitais e de outros formatos; (4) realizar a transposição didática dos conteúdos aprendidos, transformando-a em uma ferramenta formativa, utilizada posteriormente para a formação de professores e estudantes das escolas de ensino básico.

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Biografia do Autor

Sônia Maria Martins de Melo, FAED/UDESC

Doutora em Educação, Professora aposentada da Graduação FAED/UDESC e voluntária do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FAED/UDESC, linha Educação, Comunicação e Tecnologia; Vice-líder do Grupo de Pesquisa EDUSEX Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC.

Mônica Wendhausen, PPGE/FAED/UDESC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FAED/UDESC), Orientadora Educacional Efetiva da RME Florianópolis/ SC.

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Publicado

01/06/2019

Como Citar

MELO, S. M. M. de; WENDHAUSEN, M. Reflexões sobre as interfaces entre ações formativas EDUSEX e as tecnologias digitais: um estudo de caso interpretativo-dialético. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.2, p. 1480–1499, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.2.12612. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12612. Acesso em: 30 dez. 2024.