A Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da formação humana: desafios no contexto das relações flexíveis de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i1.11114

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Acumulação flexível, Formação Humana, Antonio Gramsci.

Resumo

Com base no pensamento de Antonio Gramsci, o presente artigo visa a refletir o papel econômico, político e social da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da flexibilização no Brasil, produto das transformações ocorridas no mundo da produção e do trabalho nas últimas décadas. Para isso, discute a direção ética e política da EJA no contexto da estrutura dual do ensino e da reforma educacional brasileira, ocorrida no governo de Fernando Henrique Cardoso, para em seguida, e contrapondo-se a essa proposta, apresentar a concepção de EJA na perspectiva da formação humana, integral e para além ­­dos interesses do mercado e do capital. Trata-se de reflexões tecidas a partir dos dados da pesquisa realizada em 2017, que contou com a participação de 8 professores e 67 estudantes do 1º e 2º segmentos do Ensino Fundamental de duas escolas pertencentes ao Programa de Educação de Jovens e Adultos da rede municipal do Rio de Janeiro. 

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Biografia do Autor

Carlos Soares Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UERJ-Maracanã, Departamento de Estudos da Educação Inclusiva e Continuada. Pesquisador das áreas de Educação de Jovens e Adultos e de Trabalho e Educação.

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Publicado

01/01/2019

Como Citar

BARBOSA, C. S. A Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da formação humana: desafios no contexto das relações flexíveis de trabalho. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 63–76, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i1.11114. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11114. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos