A educação em direitos humanos

A percepção dos professores de uma escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.14802

Palavras-chave:

Educação, Direitos humanos, Professores anos iniciais, Escola pública

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar e apresentar a percepção dos professores dos anos iniciais de uma rede municipal de ensino acerca da educação em direitos humanos no contexto da escola pública. A pesquisa foi construída metodologicamente através de respostas dos professores regentes de disciplinas específicas a um questionário. Ressalte-se que os docentes atuam no planejamento das aulas, atividades e na proposição do material pedagógico ligados à temática. A análise dos resultados demonstra que aproximadamente 70% dos docentes que responderam ao questionário percebem a existência de desafios à abordagem do tema no contexto da educação escolar pública. Observou-se ainda a anuência dos docentes acerca da relevância da educação em direitos humanos como fundamento de novas práticas pedagógicas transformadoras da sociedade.

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Biografia do Autor

Ademar de Lima Carvalho, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Rondonópolis – MT – Brasil

Professor Titular I no Departamento de Educação e programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UNESP).

José Marcelo Freitas de Luna, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí – SC – Brasil

Pesquisador Sênior do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, Professor Visitante da Faculdade de Letras e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta de Portugal. Pós-doutor pela Universidade do Texas, Austin.

Jonatas Marcos da Silva Santos, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí – SC – Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

02/01/2022

Como Citar

CARVALHO, A. de L.; LUNA, J. M. F. de; SANTOS, J. M. da S. A educação em direitos humanos: A percepção dos professores de uma escola pública. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0537–0556, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.14802. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14802. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

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