Pedagogia da autonomia e a prática docente no ensino superior como estratégia de promoção da saúde de universitários: relato de experiência
Palavras-chave:
Ensino Superior, Prática Docente, Saúde e EducaçãoResumo
O estudo tem como objetivo relatar a experiência da promoção do bem-estar e satisfação no processo de aprendizagem de um grupo de universitários, a partir do movimento crítico-reflexivo no processo de ensino e aprendizagem com uso da prática docente alinhada às ideias freirianas. Este é um relato de experiência fruto da disciplina de Estágio Supervisionado Básico I no curso de Psicologia de uma Universidade particular localizada na região metropolitana do RJ-Brasil. As aulas presenciais foram ministradas no segundo semestre de 2023, com a participação de 26 universitários matriculados. O feedback dos universitários sobre o processo de aprendizagem na disciplina foi de aproveitamento dos conteúdos trabalhados, bem-estar mental e emocional, motivação para as aulas, desenvolvimento do pensamento crítico e sentimento de pertencimento. Concluiu-se que um ambiente acolhedor, com espaços de discussão coletivos e respeito nas relações, é favorável à promoção do bem-estar dos universitários no ambiente acadêmico.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1915901
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