Pedagogia da autonomia e a prática docente no ensino superior como estratégia de promoção da saúde de universitários: relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Prática Docente, Saúde e Educação

Resumo

O estudo tem como objetivo relatar a experiência da promoção do bem-estar e satisfação no processo de aprendizagem de um grupo de universitários, a partir do movimento crítico-reflexivo no processo de ensino e aprendizagem com uso da prática docente alinhada às ideias freirianas. Este é um relato de experiência fruto da disciplina de Estágio Supervisionado Básico I no curso de Psicologia de uma Universidade particular localizada na região metropolitana do RJ-Brasil. As aulas presenciais foram ministradas no segundo semestre de 2023, com a participação de 26 universitários matriculados. O feedback dos universitários sobre o processo de aprendizagem na disciplina foi de aproveitamento dos conteúdos trabalhados, bem-estar mental e emocional, motivação para as aulas, desenvolvimento do pensamento crítico e sentimento de pertencimento. Concluiu-se que um ambiente acolhedor, com espaços de discussão coletivos e respeito nas relações, é favorável à promoção do bem-estar dos universitários no ambiente acadêmico.

https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1915901

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Biografia do Autor

Vanessa Ramos Lourenço, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil

Doutoranda do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde. Membro do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Educação. Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. 

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil

Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e membro do Corpo Permanente do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde e do Mestrado Profissional. Vice-líder do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Educação. Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. 

Elaine Antunes Cortez, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil

Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Corpo Permanente do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa.

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Publicado

25/04/2025

Como Citar

LOURENÇO, V. R.; VALENTE, G. S. C.; CORTEZ, E. A. Pedagogia da autonomia e a prática docente no ensino superior como estratégia de promoção da saúde de universitários: relato de experiência. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19159, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19159. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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