Política educacional e o novo conservadorismo: crenças mobilizadas na discussão do Plano Nacional de Educação
Palavras-chave:
Plano de Educação, CONFENAPAIS, coalizões de defesa, novo conservadorismo, política educacionalResumo
Este artigo analisa as crenças da Confederação Nacional das Associações de Pais de Alunos (CONFENAPAIS) no contexto da elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE). A CONFENAPAIS é uma organização não governamental de abrangência nacional, com representação no Fórum Nacional de Educação e na Conferência Nacional de Educação de 2024. Utilizando o Modelo de Coalizões de Defesa (MCD) de Sabatier (1998), a pesquisa qualitativa examina documentos e discursos da CONFENAPAIS. Os resultados indicam que a organização apoia a agenda do novo conservadorismo, enfatizando valores morais tradicionais, controle através da “ordem social”, “liberdade de escolha educacional” que favorece modelos privados, “autonomia local” que pode enfraquecer diretrizes inclusivas, e desregulamentação para reduzir a interferência estatal. A pesquisa revela tensões ideológicas significativas no campo educacional brasileiro, sublinhando a necessidade de um debate contínuo sobre o papel da educação na promoção de uma sociedade inclusiva e pluralista.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1936601
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