Gamificação no Ensino Superior para o desenvolvimento de Soft Skills: uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Gamificação, soft skills

Resumo

 O objetivo desta Revisão Sistemática da Literatura é investigar a gamificação no desenvolvimento de soft skills no ensino superior. Foi realizada uma busca nas bases de dados Scopus e Web of Science por estudos publicados nos últimos dez anos, em inglês, português ou espanhol, até 14 de março de 2024. A qualidade metodológica foi avaliada pelo checklist do Joanna Briggs Institute. A síntese dos resultados foi narrativa e quantitativa quando possível. Foram incluídos 37 estudos, que variaram em contexto, intervenção e metodologia. Os principais efeitos da gamificação incluem melhorias em comunicação, colaboração, pensamento crítico, resolução de problemas e adaptabilidade. As limitações incluem variabilidade nos desenhos de estudo, risco de viés e inconsistência nos resultados. Concluí-se que a gamificação tem impacto positivo no desenvolvimento de soft skills, mas são necessários mais estudos robustos para consolidar as evidências.

https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1942901

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Silva Ducatti, Universidade de Marília (UNIMAR), Marília, SP, Brasil

Doutoranda e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Engenharia de Bauru (Unesp/ Bauru). Bacharel em Administração pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Engenharia (Unesp/ Tupã). Coordenadora de cursos de graduação da Universidade de Marília (UNIMAR). Atua principalmente nos seguintes temas: Logística Humanitária, Teoria das Restrições, Gamificação.

Ana Lívia Cazane, Universidade de Marília (UNIMAR), Marília, SP, Brasil

Graduada em Administração de Empresas e Agronegócios pela Universidade Estadual Paulista - Tupã. Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília), Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru). Coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação na Universidade de Marília (UNIMAR). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional da Unesp/SP. Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão do Conhecimento e Gestão da Cadeia de Suprimentos.

Luna Ribeiro Zimmermann Dias Cócus Doneda , Universidade de Marília (UNIMAR), Marília, SP, Brasil

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade de Marília (2011). Especialista em Farmácia Clínica e Hospitalar pela UNINTER e Especialista em Docência no Ensino Técnico pelo Senac. Mestre em Ensino em Saúde pela Famema - Faculdade de Medicina de Marília. Tem experiência na área de Farmácia Hospitalar e atua como docente na área de Farmácia e Análises Clínicas no Senac São Paulo - Unidade Marília. Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (2003)

Paulo Pardo, Universidade de Marília (UNIMAR), Marília, SP, Brasil

Doutorado em andamento no Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Marília - Unimar. Doutorado inconcluso em Engenharia da Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba. Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Diretor Geral de EAD na Universidade de Marília - Unimar, responsável pelo planejamento, execução e gestão do projeto de EAD da IES. Foi Diretor de Operações na Faculdade Católica Paulista. Foi coordenador dos cursos de Gestão Pública, Negócios Imobiliários e Gestão Hospitalar do Núcleo de Educação a Distância da Unicesumar. Trabalhou na coordenação geral de polos de Educação a Distância da Unicesumar, celebrando convênios de parceria entre polos e a IES, bem como na gestão de relacionamento com os polos próprios e parceiros. Trabalhou na coordenação do projeto de novos cursos de pós graduação na Unicesumar. Foi professor no CHSA - Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Unicesumar - Centro Universitário Cesumar. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema financeiro nacional, bolsa de valores, mercado de ações, logística. É professor de pós-graduação na área de Administração da Unicesumar, na cidade de Maringá, PR. É autor de livros didáticos para Educação a Distância nas áreas de Logística, Mercado Financeiro e de Capitais, Marketing e Gestão Ambiental, Teoria Geral da Administração. É consultor na área de marketing com foco em pesquisa de mercado para rede de varejo de eletrodomésticos.

Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Universidade de Marília (UNIMAR), Marília, SP, Brasil

Pós-Doutor em Ciência da Informação na área de concentração Informação, Tecnologia e Conhecimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/SP). Doutor em Ciência da Informação com enfoque em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva em Organizações Complexas pela UNESP/SP. Mestre em Ciência da Informação pela UNESP/SP. Especialista em Administração de Marketing e Propaganda pela UEL/PR, 2008. Graduado em Administração de Empresas com habilitação em Análises de Sistemas pelo FEESR/SP, 2007. Realizou doutoramento sanduíche como pesquisador internacional em Westminster College nos Estados Unidos da América, desenvolvendo pesquisas com enfoques em Inteligência Organizacional, Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação e Gamification para Organizações.Pós-Doutorando na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP). Coordenador do Mestrado Profissional em Administração de Organizações Inovadoras da Universidade de Marília (UNIMAR). Membro na Strategic and Competitive Intelligence Professionals (SCIP). Docente e Pesquisador da Universidade de Marília. Professor convidado em Programas de Pós-graduações em Instituições de nível superior. Empresário e consultor empresarial - BM Serviços e Consultoria. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional da Unesp/SP. Coordenou o projeto Apreenda e Empreenda do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Comercial e Industrial de Marília. Ex-sócio e diretor da empresa TPC Soluções em Informática. Ex- diretor de serviços da Associação Comercial e Industrial de Marília, atualmente atua como vice-presidente na instituição (Voluntário).

Referências

Almeida, F.; Buzady, Z. Development of soft skills competencies through the use of FLIGBY. Technology, Pedagogy and Education, London, v. 31, n. 4, p. 417-430, 2022. DOI: http://doi.org/10.1080/147593 9X.2022.2058600.

Andreoni, V.; Richard, A. Exploring the interconnected nature of the sustainable development goals: the 2030 SDGs Game as a pedagogical tool for interdisciplinary education. International Journal of Sustainability in Higher Education, Bingley, v. 25, n. 1, p. 21-42, 2024. DOI: http://doi.org/10.1108/ IJSHE-11-2022-0378.

Andres, A. How to develop professionally important soft-skills for IT-professionals by means of physical education? Journal of Human Sport and Exercise, Alicante, v. 16, n. 3, p. 652-661, 2021. DOI: http://doi. org/10.14198/jhse.2021.163.14.

Blakely, G. et al. Educational gaming in the health sciences: systematic review. Journal of Advanced Nursing, New Jersey, v. 65, n. 2, p. 259-269, 2009. DOI: http://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2008.04843.x. PMid:19032512.

Borin, B.; Martins Corrêa Rodrigues, J. T.; Wachs, P. Uso do jogo TORC como estratégia para o desenvolvimento de soft skills no gerenciamento de riscos em gestão de projetos. Revista de Gestão e Projetos, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 177-196, 2022. DOI: http://doi.org/10.5585/gep.v13i3.22217.

Buzady, Z.; Almeida, F. FLIGBY—a serious game tool to enhance motivation and competencies in entrepreneurship. Informatics (MDPI), Basel, v. 6, n. 3, p. 27, 2019. DOI: http://doi.org/10.3390/ informatics6030027.

Cai, S. Harry Potter themed digital escape room for addressing misconceptions in stoichiometry. Journal of Chemical Education, Washington, v. 99, n. 7, p. 2747-2753, 2022. DOI: http://doi.org/10.1021/acs. jchemed.2c00178.

Canhoto, A. I.; Murphy, J. Learning from simulation design to develop better experiential learning initiatives. Journal of Marketing Education, Thousand Oaks, v. 38, n. 2, p. 98-106, 2016. DOI: http:// doi.org/10.1177/0273475316643746.

Carvalho, C. V.; Coelho, A. Game-based learning, gamification in education and serious games. Computers, Basel, v. 11, n. 3, p. 36, 2022. DOI: http://doi.org/10.3390/computers11030036.

Castillo-Parra, B. et al. Gamification in higher education: a review of the literature. World Journal on Educational Technology: Current Issues, Famagusta, v. 14, n. 3, p. 797-816, 2022. DOI: http://doi. org/10.18844/wjet.v14i3.7341.

Connolly, T. M. et al. A systematic literature review of empirical evidence on computer games and serious games. Computers & Education, Amsterdam, v. 59, n. 2, p. 661-686, 2012. DOI: http://doi.org/10.1016/j. compedu.2012.03.004.

Cuinas, I.; Sanchez, M. G. Role-playing games as a strategy to incorporate social skills in Electrical Engineering Programs [Education Corner]. IEEE Antennas & Propagation Magazine, Piscataway, v. 64, n. 1, p. 123-146, 2022. DOI: http://doi.org/10.1109/MAP.2021.3129689.

Cunha, M. L. R. et al. Nursing students’ opinion on the use of Escape ZOOM® as a learning strategy: observational study. Teaching and Learning in Nursing, New York, v. 18, n. 1, p. 91-97, 2023. DOI: http:// doi.org/10.1016/j.teln.2022.09.005. PMid:36277681.

Deterding, S. et al. Gamification: toward a definition. In: CHI 2011 GAMIFICATION WORKSHOP, 2011, Vancouver. Proceedings [...]. New York: ACM, 2011a. p. 1-4.

Deterding, S. et al. From game design elements to gamefulness. In: INTERNATIONAL ACADEMIC MINDTREK CONFERENCE: ENVISIONING FUTURE MEDIA ENVIRONMENTS, 15., 2011, New York. Proceedings [...]. New York: ACM, 2011b. DOI: http://doi.org/10.1145/2181037.2181040.

Dichev, C.; Dicheva, D. Gamifying education: what is known, what is believed and what remains uncertain: a critical review. International Journal of Educational Technology in Higher Education, Barcelona, v. 14, n. 1, p. 9, 2017. DOI: http://doi.org/10.1186/s41239-017-0042-5.

Feroz, H. M. B. et al. Examining multiple engagements and their impact on students’ knowledge acquisition: the moderating role of information overload. Journal of Applied Research in Higher Education, Bingley, v. 14, n. 1, p. 366-393, 2022. DOI: http://doi.org/10.1108/JARHE-11-2020-0422.

Fioravanti, M. L. et al. Role-playing games for fostering communication and negotiation skills. IEEE Transactions on Education, Piscataway, v. 65, n. 3, p. 384-393, 2022. DOI: http://doi.org/10.1109/ TE.2021.3117898.

Forndran, F.; Zacharias, C. R. Gamified experimental physics classes: a promising active learning methodology for higher education. European Journal of Physics, Bristol, v. 40, n. 4, p. 045702, 2019. DOI: http://doi.org/10.1088/1361-6404/ab215e.

Fotaris, P. et al. Climbing up the leaderboard: An empirical study of applying gamification techniques to a computer programming class. Electronic Journal of e-Learning, Reading, v. 14, n. 2, p. 94-110, 2016.

Freitas, S.; Oliver, M. How can exploratory learning with games and simulations within the curriculum be most effectively evaluated? Computers & Education, Amsterdam, v. 46, n. 3, p. 249-264, 2006. DOI: http://doi.org/10.1016/j.compedu.2005.11.007.

Garcia, I. et al. The effects of game‐based learning in the acquisition of “soft skills” on undergraduate software engineering courses: a systematic literature review. Computer Applications in Engineering Education, Hoboken, v. 28, n. 5, p. 1327-1354, 2020. DOI: http://doi.org/10.1002/cae.22304.

Garris, R.; Ahlers, R.; Driskell, J. E. Games, motivation, and learning: a research and practice model. Simulation & Gaming, Thousand Oaks, v. 33, n. 4, p. 441-467, 2002. DOI: http://doi.org/10.1177/1046878102238607.

Gee, J. P. What video games have to teach us about learning and literacy. New York: Palgrave Macmillan, 2003. DOI: http://doi.org/10.1145/950566.950595.

Grijalvo, M.; Segura, A.; Núñez, Y. Computer-based business games in higher education: a proposal of a gamified learning framework. Technological Forecasting and Social Change, Amsterdam, v. 178, p. 121597, 2022. DOI: http://doi.org/10.1016/j.techfore.2022.121597.

Hamari, J.; Koivisto, J.; Sarsa, H. Does Gamification Work? -- A Literature Review of Empirical Studies on Gamification. In: HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES, 47., 2014, Waikoloa, HI, USA. Anais [...]. USA: IEEE, 2014. p. 3025-3034.

Hays, R. T. The effectiveness of instructional games: a literature review and discussion. Orlando: Defense Technical Information Center, 2005. DOI: http://doi.org/10.21236/ADA441935.

Hellström, M. M.; Jaccard, D.; Bonnier, K. E. systematic review on the use of serious games in project management education. International Journal of Serious Games, Bruxelas, v. 10, n. 2, p. 3-24, 2023. DOI: http://doi.org/10.17083/ijsg.v10i2.630.

Hofstede, G. Culture’s consequences: international differences in work-related values. Beverly Hills: Sage Publications, 1980.

Huang, B.; Hew, K. F. Implementing a theory-driven gamification model in higher education flipped courses: Effects on out-of-class activity completion and quality of artifacts. Computers & Education, Amsterdam, v. 125, p. 254-272, 2018. DOI: http://doi.org/10.1016/j.compedu.2018.06.018.

Huang, W. D.; Loid, V.; Sung, J. S. Reflecting on gamified learning in medical education: a systematic literature review grounded in the Structure of Observed Learning Outcomes (SOLO) taxonomy 2012-2022. BMC Medical Education, London: v. 24, n. 1, pp. 20, 2024. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-023-04955-1. PMid:38172852.

Iriondo, I. et al. Developing a videogame for learning signal processing and project management using project-oriented learning in ICT engineering degrees. Computers in Human Behavior, Oxford, v. 99, p. 381-395, 2019. DOI: http://doi.org/10.1016/j.chb.2019.03.019.

Jaccard, D.; Bonnier, K. E.; Hellström, M. How might serious games trigger a transformation in project management education? Lessons learned from 10 Years of experimentations. Project Leadership and Society, Amsterdam, v. 3, p. 100047, 2022. DOI: http://doi.org/10.1016/j.plas.2022.100047.

Jorge, C. F. B.; Sutton, M. J. D. FUNIFICATION 2.0. World Journal of Science, Technology and Sustainable Development, Brighton, v. 14, n. 2/3, p. 84-110, 2017.

Lieberman, D. A. What can we learn from playing interactive games? In: VORDERER, P.; BRYANT, J. (eds.). PLAYING VIDEO GAMES: MOTIVES, RESPONSES, AND CONSEQUENCES, 2006, Mahwah, NJ. Proceedings [...]. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associate, 2006. p. 379-393.

Lim, I. A physical neuroscience-themed escape room: design, implementation, and students’ perceptions. Education and Information Technologies, Hoboken, v. 29, n. 7, p. 8725-8740, 2024. DOI: http://doi. org/10.1007/s10639-023-12173-x.

Lockwood, C.; Munn, Z.; Porritt, K. Qualitative research synthesis. International Journal of Evidence-Based Healthcare, Hoboken, v. 13, n. 3, p. 179-187, 2015. DOI: http://doi.org/10.1097/XEB.0000000000000062. PMid:26262565.

Marengo, A.; Pagano, A.; Soomro, K. A. Serious games to assess university students’ soft skills: investigating the effectiveness of a gamified assessment prototype. Interactive Learning Environments, London, v. 32, n. 10, pp. 6142-6158, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/10494820.2023.2253849.

Mariano, J. S.; Cordova, S. G. V. E-Sports online learning module amidst COVID-19 Pandemic. Interactive Learning Environments, London, v. 32, n. 5, pp. 2077-2086, 2022. DOI: http://doi.org/10.1080/104948 20.2022.2137529.

Martín-Hernández, P. et al. Fostering University Students’ Engagement in Teamwork and Innovation Behaviors through Game-Based Learning (GBL). Sustainability, Basel, v. 13, n. 24, p. 13573, 2021. DOI: http://doi.org/10.3390/su132413573.

Michael, D.; Chen, S. Serious games: games that educate, train, and inform. Boston: Thomson Course Technology, 2005.

Morrell, B. L. M.; Eukel, H. N.; Santurri, L. E. Soft skills and implications for future professional practice: qualitative findings of a nursing education escape room. Nurse Education Today, Amsterdam, v. 93, p. 104462, 2020. DOI: http://doi.org/10.1016/j.nedt.2020.104462. PMid:32791421.

Morrell, B.; Eukel, H. N. Shocking escape: a cardiac escape room for undergraduate nursing students. Simulation & Gaming, Thousand Oaks, v. 52, n. 1, p. 72-78, 2021. DOI: http://doi. org/10.1177/1046878120958734.

Nalyvaiko, O. et al. Gamification as a new format of projects method in blended learning conditions studying disciplines of the pedagogical cycle. Revista Romaneasca pentru Educatie Multidimensionala, Iaşi, v. 13, n. 4, p. 17-30, 2021.

Nopiyanto, Y. E. et al. The effect of an 8-week service-learning program on traditional sports games courses on the soft skills of pre-service physical education teachers. Journal of Physical Education and Sport, Pitești, v. 23, n. 12, p. 3487-3494, 2023.

Page, M. J. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. International Journal of Surgery, Amsterdam, v. 88, p. 105906, 2021. DOI: http://doi.org/10.1016/j. ijsu.2021.105906. PMid:33789826.

Prince, M. Does active learning work? A review of the research. Journal of Engineering Education, v. 93, n. 3, p. 223-231, 2004. DOI: http://doi.org/10.1002/j.2168-9830.2004.tb00809.x.

Robles, M. M. Executive perceptions of the Top 10 Soft Skills Needed in Today’s Workplace. Business Communication Quarterly, Thousand Oaks, v. 75, n. 4, p. 453-465, 2012. DOI: http://doi. org/10.1177/1080569912460400.

Rodríguez-Iglesias, I.; Moreno-Adalid, A.; Gallego Trijueque, S. Impulso al aprendizaje en educación superior mediante gamificación. HUMAN REVIEW. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades, Mexicali, v. 11, n. Monográfico, v. 12, p. 1-12, 2022.

Schell, J. The art of game design: a book of lenses. Burlington: Morgan Kaufmann, 2008.. DOI: http:// doi.org/10.1201/9780080919171.

Sheikh, R. A.; Abdalkrim, G. M.; Shehawy, Y. M. Assessing the impact of business simulation as a teaching method for developing 21st century future skills. Journal of International Education in Business, Adelaide, v. 16, n. 3, p. 351-370, 2023. DOI: http://doi.org/10.1108/JIEB-11-2022-0085.

Skritsovali, K. Learning through playing: appreciating the role of gamification in business management education during and after the COVID-19 pandemic. Journal of Management Development, Bradford, v. 42, n. 5, p. 388-398, 2023. DOI: http://doi.org/10.1108/JMD-04-2023-0124.

Subhash, S.; Cudney, E. A. Gamified learning in higher education: a systematic review of the literature. Computers in Human Behavior, Oxford, v. 87, p. 192-206, 2018. DOI: http://doi.org/10.1016/j. chb.2018.05.028.

Succi, C.; Canovi, M. Soft skills to enhance graduate employability: comparing students and employers’ perceptions. Studies in Higher Education, Abingdon, v. 45, n. 9, p. 1834-1847, 2020. DOI: http://doi.or g/10.1080/03075079.2019.1585420.

Tarpey, R. J. Project management education through simulation: achieving reliability, relevance, and reality in a “messy” environment. Decision Sciences Journal of Innovative Education, Malden, v. 20, n. 3, p. 131-144, 2022. DOI: http://doi.org/10.1111/dsji.12270.

Toader, C.-S. et al. Exploring Students’ Opinion towards Integration of Learning Games in Higher Education Subjects and Improved Soft Skills—A Comparative Study in Poland and Romania. Sustainability, Basel, v. 15, n. 10, p. 7969, 2023. DOI: http://doi.org/10.3390/su15107969.

Tomczyk, Ł. et al. Elements of crisis e-learning: perspectives of Polish teachers. Knowledge Management & E-Learning: An International Journal, Hong Kong, v. 14, n. 3, p. 245-268, 2022.

Trompenaars, F. Riding the waves of culture: understanding diversity in global business. London: Economist Books, 1993.

Viscione, I.; Invernizzi, P. L.; Raiola, G. Physical education in secondary higher school. Journal of Human Sport and Exercise, Alicante, v. 14, n. Proc4, p. S706-S712, 2019. DOI: http://doi.org/10.14198/jhse.2019.14. Proc4.31.

Viviers, H. A.; Fouché, J. P.; Reitsma, G. M. Developing soft skills (also known as pervasive skills). Meditari Accountancy Research, Bingley, v. 24, n. 3, p. 368-389, 2016. DOI: http://doi.org/10.1108/ MEDAR-07-2015-0045.

Yanes, N. et al. Serious gaming for graduates employability enhancement. Frontiers in Psychology, Pully, v. 14, p. 1324397, 2023. DOI: http://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1324397. PMid:38164256.

Zabala-Vargas, S. A. et al. Aprendizaje Basado en Juegos (GBL) aplicado a la enseñanza de la matemática en educación superior. Una revisión sistemática de literatura. Formación Universitaria, La Serena, v. 13, n. 1, p. 13-26, 2020. DOI: http://doi.org/10.4067/S0718-50062020000100013.

Publicado

04/06/2025

Como Citar

DUCATTI, A. P. S.; CAZANE, A. L.; DONEDA , L. R. Z. D. C.; PARDO, P.; JORGE, C. F. B. Gamificação no Ensino Superior para o desenvolvimento de Soft Skills: uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19429, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19429. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de revisão