Interseccionalidade de violências sobre a infância: potencialidades da inovação social para efetivação do bem-estar de crianças e adolescentes em situação de pobreza infantil

Autores

Palavras-chave:

Bem-estar da infância, Inovação social, Interseccionalidade, Pobreza Infantil

Resumo

No presente texto analisamos as potencialidades da inovação social para a efetivação do bem-estar de crianças e adolescentes em situação de pobreza infantil a partir da reflexão acerca das violências interseccionais experienciadas em seus cotidianos. Os dados apresentados ao longo do texto são provenientes de uma pesquisa empírica realizada em quatro distintas instituições educacionais, localizadas no sul e sudeste brasileiro, e que apreendeu percepções acerca do bem-estar e mal-estar de 110 estudantes de 12 a 18 anos de idade. A construção do texto e análise dos dados partem de pressupostos teóricos/epistêmicos que contribuem para a compreensão multidimensional do bem-estar e das potencialidades da inovação social na efetivação da qualidade de vida e superação da pobreza infantil. As percepções enunciadas são impactadas pela interseccionalidade de privações sofridas, com ênfase na dimensão emocional e intrapessoal, ofuscando a perspectiva interpessoal e coletiva, necessária ao bem-estar e qualidade de vida de todos(as).

https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1921101

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Biografia do Autor

Eduardo Felipe Hennerich Pacheco, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil

Pós-doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (Bolsista do CNPq na modalidade Pós-Doutorado Júnior – PDJ, em parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná – FA). Doutor (2022) e Mestre (2017) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da PUCPR. É professor-pedagogo efetivo na Secretaria Municipal de Educação de Araucária - PR e na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR Araucária – PR – Brasil

Marcos Antonio Klazura, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2020). Professor do curso de Serviço Social no Centro Universitário Internacional – UNINTER, Curitiba – PR – Brasil

Ana Maria Eyng, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil

Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR; docente e pesquisadora no programa de mestrado e doutorado em Educação PPGE/PUCPR. Pós-Doutora em Ciências Humanas e Sociais na área de Políticas Públicas/Estudos de Minorias pela Universidade Fernando Pessoa - UFP (2018)

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Publicado

27/11/2025

Como Citar

PACHECO, E. F. H.; KLAZURA, M. A.; EYNG, A. M. Interseccionalidade de violências sobre a infância: potencialidades da inovação social para efetivação do bem-estar de crianças e adolescentes em situação de pobreza infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19211, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19211. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo de pesquisa