Precocidade na creche: o que é isso, professores?
Palavras-chave:
educação especial, altas habilidades, superdotação, precocidadeResumo
A precocidade sugere capacidade superior desenvolvida antes do tempo na infância. Sua investigação deve ocorrer desde a creche, cujo trabalho pedagógico pode revelar potenciais sobressalentes em diferentes domínios. Para tanto, a classe professoral tem função basilar no reconhecimento dessa condição, incumbindo-lhe, pedagogicamente, a tarefa de detectá-la para atendê-la. Por isso, esta pesquisa objetivou verificar os sentidos atribuídos pelos professores de uma creche da rede pública de ensino de Mato Grosso do Sul à precocidade, às crianças com dois a três anos e onze meses precoces e ao trabalho pedagógico para elas. O estudo envolveu oito professores da creche, que tiveram as representações analisadas à luz do método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados revelaram que uma parte do professorado desconhecia a temática, enquanto poucos a conheciam cientificamente. Concluiu-se que investimentos contundentes em formação, recursos, instrumentais e conhecimentos são emergenciais para que os professores conheçam e intervenham à precocidade.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.2018601
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