Precocidade na creche: o que é isso, professores?

Autores

  • Jeanny Monteiro Urquiza Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs), São Carlos, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3605-8266
  • Bárbara Amaral Martins Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Três Lagoas, MS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4278-1661
  • Maria da Piedade Resende da Costa Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs), São Carlos, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7420-5602

Palavras-chave:

educação especial, altas habilidades, superdotação, precocidade

Resumo

A precocidade sugere capacidade superior desenvolvida antes do tempo na infância. Sua investigação deve ocorrer desde a creche, cujo trabalho pedagógico pode revelar potenciais sobressalentes em diferentes domínios. Para tanto, a classe professoral tem função basilar no reconhecimento dessa condição, incumbindo-lhe, pedagogicamente, a tarefa de detectá-la para atendê-la. Por isso, esta pesquisa objetivou verificar os sentidos atribuídos pelos professores de uma creche da rede pública de ensino de Mato Grosso do Sul à precocidade, às crianças com dois a três anos e onze meses precoces e ao trabalho pedagógico para elas. O estudo envolveu oito professores da creche, que tiveram as representações analisadas à luz do método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados revelaram que uma parte do professorado desconhecia a temática, enquanto poucos a conheciam cientificamente. Concluiu-se que investimentos contundentes em formação, recursos, instrumentais e conhecimentos são emergenciais para que os professores conheçam e intervenham à precocidade.

 https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.2018601

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Biografia do Autor

Jeanny Monteiro Urquiza, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs), São Carlos, SP, Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs/UFSCar). Professora de Educação Infantil.

Bárbara Amaral Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Três Lagoas, MS, Brasil

Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Campus de Marília, com Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho, em Portugal. Professora Adjunta do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs), São Carlos, SP, Brasil

Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Publicado

09/12/2025

Como Citar

URQUIZA, J. M.; MARTINS, B. A.; COSTA, M. da P. R. da. Precocidade na creche: o que é isso, professores?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e20186, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/20186. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo de pesquisa