Competências interculturais, xenofobia e discriminação: análise crítica de discursos de estudantes em intercâmbio acadêmico internacional na perspectiva da cidadania global
Palavras-chave:
internacionalização, ensino superior, decolonialidade, análise crítica do discursoResumo
A pesquisa visou aprofundar compreensões sobre as competências interculturais no caminho das relações interpessoais que mobilizam o processo formativo, considerando problemáticas sociais críticas. No esforço de empreender análise crítica do discurso, se apresenta em abordagem qualitativa compreensiva e se apoia em dois grupos focais, sendo possível depreender três contextos discursivos relacionados às problemáticas: os brasileiros, os demais ‘latinos’ e os europeus. Têm-se, então, a importância da mídia, das artes, da literatura e até da educação formal, na visão estereotipada sobre o Brasil e sobre os brasileiros. Observou-se que a crítica ao discurso, com referência à abordagem decolonial, reflete sobre a implícita expressão racista de estudantes europeus em relação ao Brasil, analisando a cultura nacional com base nos valores de referência europeia. A pesquisa contribui com o tema competências interculturais, a fim de buscar ampliar a discussão das competências, das habilidades, dos conhecimentos e das atitudes, à dimensão das relações interpessoais.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1919001
Downloads
Referências
BARROW, E. C. Defining intercultural competence: how four pre-service teachers developed a more complex understanding of ICC. Journal of Global Education and Research, Sarasota, v. 7, n. 1, p. 1-17, 2023. DOI: http://doi.org/10.5038/2577-509X.7.1.1210.
BOLTEN, J. Intercultural competence. Erfurt: Landeszentrale für Politische Bildung Thüringen, 2007.
BRUNER, R. F.; IANNARELLI, J. Globalization of management education. Journal of Teaching in International Business, Binghamton, v. 22, n. 4, p. 232-242, 2011. DOI: http://doi.org/10.1080/089759 30.2011.653908.
BURBANO, G. Surgimiento e importância de las redes universitarias en América Latina y el Caribe. Córdoba: IESALC, 2010. (Boletín IESALC Informa de Educação Superior, 210).
CASTRO-GOMÉZ, S.; GROSFOGUEL, R. (ed.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.
CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis in organizational studies: towards an integrationist methodology. Journal of Management Studies, Oxford, v. 47, n. 6, p. 1213, 2010. DOI: http://doi.org/10.1111/j.1467-6486.2009.00883.x.
CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Competências Interculturais: interlocuções conceituais e uma proposta de releitura para a educação superior. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, e216262, 2020. DOI: http://doi.org/10.1590/s1678-4634202046216262.
CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento? Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 17, p. 1-25, 2021. DOI: http://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8654622.
COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
DEARDORFF, D. K. (ed.). The SAGE handbook of intercultural competence. Thousand Oaks: SAGE, 2009. DOI: http://doi.org/10.4135/9781071872987.
DEARDORFF, D. K. Intercultural competence: mapping the future research agenda. International Journal of Intercultural Relations, Amsterdam, v. 48, p. 3-5, 2015a. DOI: http://doi.org/10.1016/j. ijintrel.2015.03.002.
DEARDORFF, D. K. A 21st century imperative: integrating intercultural competence in tuning. Tuning Journal for Higher Education, Bilbao, v. 3, n. 1, p. 137-147, 2015b. DOI: http://doi.org/10.18543/tjhe- 3(1)-2015pp137-147.
DEARDORFF, D. K. (Re)learning to live together in 2020. Journal of International Students, Baltimore, v. 10, n. 4, p. 15-18, 2020. DOI: http://doi.org/10.32674/jis.v10i4.3169.
DIAS, D.; ZHU, C. J.; SAMARATUNGE, R. Examining the role of cultural exposure in improving intercultural competence: implications for HRM practices in multicultural organizations. International Journal of Human Resource Management, Abingdon, v. 31, n. 11, p. 1359-1378, 2020. DOI: http://doi.org/10.108 0/09585192.2017.1406389.
DUARTE, R. G.; LIMA JÚNIOR, A. F.; BATISTA, R. V. L. O processo de internacionalização das instituições de ensino superior: o caso das Pontifícias Universidades Católicas de Minas Gerais e do Paraná. E&G Economia e Gestão, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 1-178, 2007.
FANTINI, A. E. Assessment tools of intercultural communicative competence. In: HUMPHREY, D. (ed.). Intercultural communicative competence: the state of knowledge. London: The National Centre for Languages, 2007.
FANTINI, A. E. Reconceptualizing intercultural communicative competence: a multinational perspective. Research in Comparative and International Education, London, v. 15, n. 1, p. 52-61, 2020. DOI: http:// doi.org/10.1177/1745499920901948.
FAIRCLOUGH, N. A análise crítica do discurso e a mercantilização do discurso público: as universidades. In: MAGALHÃES, C. M. (ed.). Reflexões sobre a análise crítica do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG. 2001.
FAIRCLOUGH, N. Discourse analysis in organization studies: the case for critical realism. Organization Studies, London, v. 26, n. 6, p. 915-939, 2005. DOI: http://doi.org/10.1177/0170840605054610.
GENKOVA, P. et al. Scale characteristics of intercultural competence measures and the effects of intercultural competence on prejudice. Frontiers in Psychology, Lausanne, v. 12, p. 686597, 2021. DOI: http://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.686597. PMid:34349703.
GONDIN, L. M. P.; LIMA, J. C. A pesquisa com artesanato intelectual: considerações sobre método e bom senso. João Pessoa: Manufatura, 2002.
HORN, A. S.; HENDEL, D. D.; FRY, G. W. The empirical basis for adopting a civic rationale for internationalization. Higher Education, Dordrecht, v. 64, n. 2, p. 161-175, 2012. DOI: http://doi.org/10.1007/ s10734-011-9485-0.
HUBER, J.; REYNOLDS, C. (ed.). Developing intercultural competence through education. Strasbourg: Council of Europe, 2014. (Pestalozzi Series, 3).
KNIGHT, J. International education hubs: collaboration for competitiveness and sustainability. New Directions for Higher Education, San Francisco, n. 168, p. 3-96, 2014.
LAZARIDOU, F.; FERNANDO, S. Deconstructing institutional racism and the social construction of whiteness: a strategy for professional competence training in culture and migration mental health. Transcultural Psychiatry, London, v. 59, n. 2, p. 175-187, 2022. DOI: http://doi.org/10.1177/13634615221087101. PMid:35373653.
MAFRA, F. L. N.; LOBATO, C. B. P. A colonialidade no discurso corporativo da “água da boa mesa” sob a ótica da Análise Crítica do Discurso. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 41., 2017, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ANPAD, 2017.
MAGALHÃES, C. M. A análise crítica do discurso enquanto teoria e método de estudo In: MAGALHÃES, C. M. (ed.). Reflexões sobre a análise crítica do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, UFMG. 2001.
MIETTINEN, L. Towards relational music teacher professionalism: Exploring intercultural competence through the experiences of two music teacher educators in Finland and Israel. Research Studies in Music Education, Thousand Oaks, v. 43, n. 2, p. 226-238, 2021. DOI: http://doi.org/10.1177/1321103X20936399.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
MINAYO, M. C. S.; GUERRIERO, I. C. Z. Reflexividade como éthos da pesquisa qualitativa. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 4, p. 1103-1112, 2014. DOI: http://doi.org/10.1590/1413- 81232014194.18912013. PMid:24820593.
MIGNOLO, W. D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF: Dossiê: Literatura, Língua e Identidade, Niterói, n. 34, p. 287-324, 2008.
MIGNOLO, W. D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 32, n. 94, e329402, 2017. DOI: http://doi.org/10.17666/329402/2017.
MUCKENBERGER, E.; MIURA, I. K. Motivations for Internationalization of Higher Education: a study of multiple cases in a Higher Education denominational international system. Education Policy Analysis Archives, Tempe, v. 23, p. 66, 2015. DOI: http://doi.org/10.14507/epaa.v23.1932.
NAHAPIET, J.; GHOSHAL, S. Social capital, intellectual capital, and the organizational advantage. Academy of Management Review, Ada, v. 23, n. 2, p. 242-266, 1998. DOI: http://doi.org/10.2307/259373.
NAÇÕES UNIDAS. Declaração de Paris: conferência das partes vigésima primeira sessão. Paris, 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015. FCCC/CP/2015/L.9/Rev.1. Paris, 2015.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL PARA AS MIGRAÇÕES – OIM. Direito internacional da migração: glossário sobre migraçãs. Genebra: OIM, 2009.
PENG, R.-Z.; ZHU, C.; WU, W.-P. Visualizing the knowledge domain of intercultural competence research: A bibliometric analysis. International Journal of Intercultural Relations, Amsterdam, v. 74, p. 58-68, 2020. DOI: http://doi.org/10.1016/j.ijintrel.2019.10.008.
PHILLIPS, N. L.; ADAMS, G.; SALTER, P. S. Beyond adaptation: decolonizing approaches to coping with oppression. Journal of Social and Political Psychology, Trier, v. 3, n. 1, p. 365-387, 2015. DOI: http:// doi.org/10.5964/jspp.v3i1.310.
PINTO, S. Intercultural competence in higher education: academics’ perspectives. On the Horizon: The International Journal of Learning Futures, Leeds, v. 26, n. 2, p. 137-147, 2018. DOI: http://doi. org/10.1108/OTH-02-2018-0011.
RASMUSSEN, L. J.; SIECK, W. R. Culture-general competence: evidence from a cognitive field study of professionals who work in many cultures. International Journal of Intercultural Relations, Amsterdam, v. 48, p. 75-90, 2015. DOI: http://doi.org/10.1016/j.ijintrel.2015.03.014.
SCHELFHOUT, S. et al. Intercultural competence predicts intercultural effectiveness: test of an integrative framework. International Journal of Environmental Research and Public Health, Basel, v. 19, n. 8, p. 4490, 2022. DOI: http://doi.org/10.3390/ijerph19084490. PMid:35457357.
SCHNABEL, D. B. L. et al. Examining psychometric properties, measurement invariance, and construct validity of a short version of the Test to Measure Intercultural Competence (TMIC-S) in Germany and Brazil. International Journal of Intercultural Relations, Amsterdam, v. 49, p. 137-155, 2015. DOI: http://doi. org/10.1016/j.ijintrel.2015.08.002.
SCHRÖDER, U. Modal particles in multimodal language use: towards a cognitive, comparative and intercultural approach to GFL teaching. In: SCHRÖDER, U.; ADAMI, E.; DAILEY O’CAIN, J. (ed.). Multimodal communication in intercultural interaction. London: Routledge, 2023. p. 111-140.
SOUZA, I. et al. Mulheres imigrantes e suas representações em podcast: debates sobre gênero, xenofobia e insights interseccionais. International Journal of Environmental Research and Public Health, Basel, v. 14, n. 33, p. 144-165, 2022. DOI: http://doi.org/10.18316/rcd.v14i33.10016.
TAMTIK, M.; KIRSS, L. Building a norm of internationalization: the case of Estonia’s higher education system. Journal of Studies in International Education, Thousand Oaks, v. 20, n. 2, p. 164-183, 2016. DOI: http://doi.org/10.1177/1028315315587107.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION – UNESCO. Conferência Mundial sobre Ensino Superior 2009: as novas dinâmicas do Ensino Superior e pesquisas para a mudança e o desenvolvimento social. Paris: UNESCO, 2009.
VALDERRAMA-NÚÑEZ, C.; ZOLEZZI-GORZIGLIA, R. Intersectorialidad y reducción del estigma en salud mental: La necesidad de avanzar hacia una descolonización de la institucionalidad, desde una perspectiva intercultural. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 30, n. 4, e200973, 2021. DOI: http://doi.org/10.1590/ s0104-12902021200973.
WOLFF, F.; BORZIKOWSKY, C. Intercultural competence by international experiences? An investigation of the impact of educational stays abroad on intercultural competence and its facets. Journal of Cross- Cultural Psychology, London, v. 49, n. 3, p. 488-514, 2018. DOI: http://doi.org/10.1177/0022022118754721.
WU, H.; ZHA, Q. A New typology for analyzing the direction of movement in higher education internationalization. Journal of Studies in International Education, Thousand Oaks, v. 22, n. 3, p. 259- 277, 2018. DOI: http://doi.org/10.1177/1028315318762582.
YONEZAWA, A.; SHIMMI, Y. Transformation of university governance through internationalization: challenges for top universities and government policies in Japan. Higher Education, Dordrecht, v. 70, n. 2, p. 173-186, 2015. DOI: http://doi.org/10.1007/s10734-015-9863-0.
ZHANG, X.; ZHOU, M. Interventions to promote learners’ intercultural competence: a meta-analysis. International Journal of Intercultural Relations, Amsterdam, v. 71, p. 31-47, 2019. DOI: http://doi. org/10.1016/j.ijintrel.2019.04.006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Márcia Zabdiele Moreira, Italo Cavalcante Aguiar, Kilvia Souza Ferreira, Lucas Alves do Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.

