Competências interculturais, xenofobia e discriminação: análise crítica de discursos de estudantes em intercâmbio acadêmico internacional na perspectiva da cidadania global

Autores

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Programa de Pós-graduação em Psicologia, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8365-8593
  • Márcia Zabdiele Moreira Universidade Federal do Ceará (UFC), Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC), Fortaleza, CE, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8274-0034
  • Italo Cavalcante Aguiar Centro Universitário Christus (Unichristus), Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais (COMAI), Fortaleza,CE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6419-5551
  • Kilvia Souza Ferreira Universidade Federal do Ceará (UFC), Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PROFIAP), Fortaleza, CE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4174-2081
  • Lucas Alves do Nascimento Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Programa de Pósgraduação em Estatística e Modelagem Quantitativa de Dados, Santa Maria, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8713-3786

Palavras-chave:

internacionalização, ensino superior, decolonialidade, análise crítica do discurso

Resumo

A pesquisa visou aprofundar compreensões sobre as competências interculturais no caminho das relações interpessoais que mobilizam o processo formativo, considerando problemáticas sociais críticas. No esforço de empreender análise crítica do discurso, se apresenta em abordagem qualitativa compreensiva e se apoia em dois grupos focais, sendo possível depreender três contextos discursivos relacionados às problemáticas: os brasileiros, os demais ‘latinos’ e os europeus. Têm-se, então, a importância da mídia, das artes, da literatura e até da educação formal, na visão estereotipada sobre o Brasil e sobre os brasileiros. Observou-se que a crítica ao discurso, com referência à abordagem decolonial, reflete sobre a implícita expressão racista de estudantes europeus em relação ao Brasil, analisando a cultura nacional com base nos valores de referência europeia. A pesquisa contribui com o tema competências interculturais, a fim de buscar ampliar a discussão das competências, das habilidades, dos conhecimentos e das atitudes, à dimensão das relações interpessoais.

https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1919001

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Biografia do Autor

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Programa de Pós-graduação em Psicologia, Belo Horizonte, MG, Brasil

Estágio Pós-doutoral, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Estadual do Ceará. Doutora e Mestre em Administração, Universidade de Fortaleza. Especialista em Saúde Pública, com ênfase em Saúde do Trabalhador, e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Faculdade de Psicologia da PUC-Minas, com atuação na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na Universidade Federal do Piauí. Experiência profissional como Psicóloga Organizacional e do Trabalho e Gestão de Pessoas (Coordenação, Gerência e Chefia de Unidades), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB. Experiência docente no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Bolsista CAPES no Mestrado e bolsista FUNCAP no Doutorado. Estudos e pesquisas sobre: Relações de Trabalho e Gestão de/com/por Pessoas, Estudos Organizacionais, Administração Pública e Gestão Social, Estudos Críticos, Pós-coloniais e Decoloniais. Representante do Brasil junto à Red Internacional Femenina para la Investigación en Emprendimiento, Innovación y Sostenibilidad RedIFIEIS (REG-RED-20-0117).

Márcia Zabdiele Moreira, Universidade Federal do Ceará (UFC), Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC), Fortaleza, CE, Brasil

Doutora e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) em 2014 e 2006, respectivamente. Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria (PPAC), vinculado à Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC). Editora adjunta da Revista Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão da FEAAC. Desenvolve pesquisas no âmbito das ciências administrativas relacionadas aos seguintes temas: Administração Estratégica, Gestão por Processos, Estudos Organizacionais, Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Gestão Internacional, Internacionalização de Instituições de Ensino superior

Italo Cavalcante Aguiar, Centro Universitário Christus (Unichristus), Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais (COMAI), Fortaleza,CE, Brasil

Mestre em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará. Foi o iniciador e atua como coordenador de atividades do Programa de Apoio ao Intercambista (PAI) da Universidade Federal do Ceará. É proficiente na língua inglesa, possuindo certificação TOEFL IBT e TOEFL ITP. Foi bolsista do programa EUBRANEX na Universidade Técnica de Munique. Interessa-se pelos temas: Internacionalização, Competências Interculturais, Institucionalização, Suporte a estudantes estrangeiros e brasileiros. Tem experiência na área de Administração, Internacionalização, Tradução e Competências Interculturais.

Kilvia Souza Ferreira, Universidade Federal do Ceará (UFC), Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PROFIAP), Fortaleza, CE, Brasil

Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará no Departamento de Administração - FEAAC, Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2000) e mestre em Direito Público (Ordem Jurídica Constitucional) pela Universidade Federal do Ceará (2004). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2013). Leciona as disciplinas de Instituições de Direito Público e Privado, Legislação Trabalhista e Previdenciária, bem como Legislação Tributária e Comercial; Atua como representante das Unidades Curriculares de Fundamentos Contábeis, Econômicos e Jurídicos e Formação Integrada do Curso de Administração. Atuou como membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito no Centro de Ensino Superior do Ceará - Faculdade Cearense.

Lucas Alves do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Programa de Pósgraduação em Estatística e Modelagem Quantitativa de Dados, Santa Maria, RS, Brasil

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará(2023), curso-tecnico-profissionalizante pela Escola Estadual de Educação Profissional Professor Francisco Aristóteles(2013) e ensino-fundamental-primeiro-grau pela E.E.F. Valmique Sampaio de Albuquerque(2010). Atualmente é Analista de Indicadores da Salutis Administração em Saúde e da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Metal Mecânica.

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Publicado

11/08/2025

Como Citar

BIZARRIA, F. P. de A.; MOREIRA, M. Z.; AGUIAR, I. C.; FERREIRA, K. S.; NASCIMENTO, L. A. do. Competências interculturais, xenofobia e discriminação: análise crítica de discursos de estudantes em intercâmbio acadêmico internacional na perspectiva da cidadania global. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19190, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19190. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas