Revisão integrativa sobre fenomenologia da morte: integrando a Tanatologia na formação e prática da enfermagem

Autores

Palavras-chave:

fenomenologia, enfermagem, Tanatologia

Resumo

A fenomenologia da morte tem sido objeto de estudo nas diversas áreas de atuação da saúde, buscando compreender os efeitos da Tanatologia sobre diferentes perspectivas. Este estudo analisa a produção acadêmica que aborda as influências fenomenológicas no estudo da Tanatologia em enfermagem, através de revisão integrativa e bibliográfica, com uma abordagem crítica, realizando uma análise comparativa dos anos, regiões e tipos de escritos das produções acadêmicas pesquisadas. Durante a execução deste estudo foram revisados e consultados um total 14 artigos, os quais destacam a necessidade de um ensino mais abrangente em tanatologia nos cursos de graduação em enfermagem, bem como a necessidade de capacitação contínua dos profissionais de saúde que lidam com o processo da morte em pacientes. Essa formação é reconhecida no estudo como um fator crucial a ser considerado e incorporado nos meios acadêmicos, com o intuito de melhor preparar os enfermeiros formados pelas universidades no Brasil.

https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1957001

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Biografia do Autor

Giselly de Oliveira Zahn Erthal, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Programa de Pós-graduação em Ensino e Saúde na Amazônia, Belém, PA, Brasil

Giselly é estudante do Programa de Doutorado – Ensino em Saúde da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Ensino em Saúde pela UEPA. Possui bacharelado em Psicologia (IESPES), e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), pós-Graduação em Gestão Escolar, Psicopedagogia Clínica e Institucional, e Terapia Dialética Comportamental (DBT), e atua como psicóloga clínica e como docente na Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA).

Lisiane Goetz, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Programa de Pós-graduação em Ensino e Saúde na Amazônia, Belém, PA, Brasil

Lisiane é estudante do Programa de Doutorado – Ensino em Saúde da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Ensino em Saúde, pela UEPA. Possui bacharelado em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Prominas, MBA em Gestão Estratégica em Instituições Educacionais pela Faculdade Adventista do Paraná  (FAP) e atua como docente na Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA) e como coordenadora pedagógica da Rede Adventista de Educação na região norte do Brasil.

Renato da Costa Teixeira, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Programa de Pós-graduação em Ensino e Saúde na Amazônia, Belém, PA, Brasil

Possui graduação em Fisioterapia pela Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro (1977), Mestrado em Educação - Docência Universitária pelo Instituto Pedagógico Latinoamericano e Caribenho reconhecido pela Universidade do Estado do Pará (2000), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor aposentado como Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará, atuandono Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA). Atua também no Programa de Pós-graduação em Saúde na Amazônia do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Fisioterapia Respiratória, com ênfase em Reabilitação Pulmonar, atuando principalmente nos seguintes temas: ENSINO EM SAÚDE, FISIOTERAPIA e QUALIDADE DE VIDA. É líder do Grupo de Pesquisa em Saúde Funcional e Qualidade de Vida e do Grupo de Pesquisa em Processos Formativos em Saúde na Amazônia.

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Publicado

28/11/2025

Como Citar

ERTHAL, G. de O. Z.; GOETZ, L.; TEIXEIRA, R. da C. Revisão integrativa sobre fenomenologia da morte: integrando a Tanatologia na formação e prática da enfermagem. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19570, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19570. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos de revisão