Práticas de letramentos digitais no discurso de estudantes do “novo” Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

“novo” Ensino Médio, letramentos, estudantes

Resumo

Este artigo, resultado de uma pesquisa realizada durante um estágio de pós-doutoramento na área da Educação, objetiva compreender as práticas de letramentos digitais de estudantes matriculados no primeiro ano de uma escola pública da rede estadual catarinense que possui o “Novo” Ensino Médio. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa etnográfica, fundamentada em uma perspectiva dialógica da linguagem e de estudos do letramento. A coleta de dados baseou-se na aplicação de questões norteadoras realizadas em dois encontros dialogados e registros em um mural digital com seis estudantes que frequentam o primeiro ano do “Novo” Ensino Médio durante o ano de 2022. Os resultados apontaram que as práticas de letramentos dos estudantes são mediadas por textos autênticos (livro impresso, Instagram, Twitter, WhatsApp, fanfics, podcasts) os constituindo por uma atitude responsiva ativa. As conclusões revelam que, em relação à prática pedagógica, há desafios quanto ao uso de tecnologias digitais na esfera escolar.

https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1727501

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Biografia do Autor

Sandra Pottmeier, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Letras (Língua Portuguesa/Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) e mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau. Realiza estágio de pós-doutoramento no Programa de P´ós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau. Professora Titular concursada na SED/SC, lotada na Escola de Educação Básica Padre José Maurício (Blumenau/SC). Atua na área da Educação, com ênfase em Linguística Aplicada nos seguintes temas: leitura, letramentos, formação de professores, educação básica, educação superior, metodologias ativas.

Adriana Fischer, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (Departamento de Letras) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e líder do grupo CNPq Linguagens e Letramentos na Educação na Universidade Regional de Blumenau.

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Publicado

04/06/2025

Como Citar

POTTMEIER, S.; FISCHER, A. Práticas de letramentos digitais no discurso de estudantes do “novo” Ensino Médio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e17275, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17275. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos teóricos