Práticas de letramentos digitais no discurso de estudantes do “novo” Ensino Médio
Palavras-chave:
“novo” Ensino Médio, letramentos, estudantesResumo
Este artigo, resultado de uma pesquisa realizada durante um estágio de pós-doutoramento na área da Educação, objetiva compreender as práticas de letramentos digitais de estudantes matriculados no primeiro ano de uma escola pública da rede estadual catarinense que possui o “Novo” Ensino Médio. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa etnográfica, fundamentada em uma perspectiva dialógica da linguagem e de estudos do letramento. A coleta de dados baseou-se na aplicação de questões norteadoras realizadas em dois encontros dialogados e registros em um mural digital com seis estudantes que frequentam o primeiro ano do “Novo” Ensino Médio durante o ano de 2022. Os resultados apontaram que as práticas de letramentos dos estudantes são mediadas por textos autênticos (livro impresso, Instagram, Twitter, WhatsApp, fanfics, podcasts) os constituindo por uma atitude responsiva ativa. As conclusões revelam que, em relação à prática pedagógica, há desafios quanto ao uso de tecnologias digitais na esfera escolar.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1727501
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