Tendências das pesquisas sobre o ensino de leitura no Brasil

Autores

  • Ana Lucia Madsen Gomboeff Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Programa de Pós-graduação em Educação: Formação de Formadores, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6147-7003
  • Lilian Ghiuro Passarelli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Programa de Pós-graduação em Educação: Formação de Formadores, São Paulo, SP, Brasil. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Programa de Pós-graduação em Língua Portuguesa, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3892-7840

Palavras-chave:

Ensino da leitura, Revisão integrativa da literatura, Tendências das pesquisas.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar dados de uma revisão da literatura sobre as tendências das pesquisas sobre o ensino de leitura no Brasil. Os dados proveem de pesquisas disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, de 2019 a 2023, localizadas com estas palavras-chave: leitura, ler e ensino. Os procedimentos metodológicos baseiam-se na revisão integrativa. Os resultados revelam que as pesquisas ancoram-se na formação docente e na análise de material didático, programa e documento de políticas públicas de leitura. As pesquisas também baseiam-se na biblioteca escolar, na tecnologia da informação e comunicação, nas concepções, estratégias, práticas, intervenções didáticas e práticas leitoras. Conclui-se que a revisão integrativa contribuiu para a identificação de avanços e lacunas sobre o ensino de leitura.

https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1906401

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Biografia do Autor

Ana Lucia Madsen Gomboeff, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Programa de Pós-graduação em Educação: Formação de Formadores, São Paulo, SP, Brasil

Pós-doutoranda no Programa: Formação de Formadores (Formep) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP, Mestre em Educação pelo Formep. Monitora no Formep. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos da Linguagem para Ensino do Português (Gelep). Atua como coordenadora pedagógica na rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Lilian Ghiuro Passarelli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Programa de Pós-graduação em Educação: Formação de Formadores, São Paulo, SP, Brasil. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Programa de Pós-graduação em Língua Portuguesa, São Paulo, SP, Brasil

Pós-doutora pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora no Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da PUC-SP, no qual é coordenadora. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos da Linguagem para Ensino do Português (Gelep).

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Publicado

02/05/2025

Como Citar

GOMBOEFF, A. L. M.; PASSARELLI, L. G. Tendências das pesquisas sobre o ensino de leitura no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19064, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19064. Acesso em: 14 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de revisão