Tendências das pesquisas sobre o ensino de leitura no Brasil
Palavras-chave:
Ensino da leitura, Revisão integrativa da literatura, Tendências das pesquisas.Resumo
Este artigo objetiva apresentar dados de uma revisão da literatura sobre as tendências das pesquisas sobre o ensino de leitura no Brasil. Os dados proveem de pesquisas disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, de 2019 a 2023, localizadas com estas palavras-chave: leitura, ler e ensino. Os procedimentos metodológicos baseiam-se na revisão integrativa. Os resultados revelam que as pesquisas ancoram-se na formação docente e na análise de material didático, programa e documento de políticas públicas de leitura. As pesquisas também baseiam-se na biblioteca escolar, na tecnologia da informação e comunicação, nas concepções, estratégias, práticas, intervenções didáticas e práticas leitoras. Conclui-se que a revisão integrativa contribuiu para a identificação de avanços e lacunas sobre o ensino de leitura.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1906401
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