Percepções ambientais de estudantes do ensino fundamental anos iniciais diante dos impactos ambientais em uma escola rural de Angelim, PE
Palavras-chave:
Educação Ambiental., Percepção Infantil., Consciência Ecológica., Participação Cidadã.Resumo
A percepção ambiental dos estudantes é fundamental para a compreensão do meio ambiente, especialmente em escolas rurais, onde a proximidade com a natureza é constante. Em tais contextos, as interações cotidianas com o meio ambiente moldam significativamente as atitudes e comportamentos das crianças em relação à natureza. Dessa forma, a pesquisa objetiva explorar a percepção ambiental dos alunos e identificar suas atitudes diante dos impactos ambientais em um contexto rural. Para isso, utilizou-se uma abordagem mista (qualitativa/quantitativa) com dinâmicas como “Batata-quente” e “Dinâmica Emoticons” para avaliar as percepções e atitudes ambientais das crianças. Os resultados, por sua vez, mostraram uma sensibilidade significativa das crianças aos impactos ambientais, com variações influenciadas por fatores culturais, sociais e educacionais. Portanto, a pesquisa destacou a diversidade de percepções ambientais entre os alunos, ressaltando a relevância de programas educativos adaptados à realidade dos estudantes para fomentar a consciência e a responsabilidade ecológica.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1953501
Downloads
Referências
ALLES, R. L. A. N. M.; LUTZ, A. Educação ambiental na educação infantil. SIEPEX, Porto Alegre, v. 1, n. 10, p. 1-10, 2021.
ALVES, A. C. et al. Protagonismo infantil na decisão de compra. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) – Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina, São Paulo, 2023.
ALVES, C. R. N. A Influência da arte no desenvolvimento social e cognitivo das crianças por meio da ludicidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal do Pará, Capanema, 2022.
ANDRADE, S. A. et al. Ambiente familiar e desenvolvimento cognitivo infantil: uma abordagem epidemiológica. Revista de Saude Publica, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 606-611, 2005. DOI: http://doi. org/10.1590/S0034-89102005000400014. PMid:16113911.
ASANO, J. G. P. et al. Percepção docente sobre a práxis da educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Valore, Volta Redonda, v. 6, p. 1057-1069, 2021. DOI: http://doi.org/10.22408/ reva6020219601057-1069.
BASTOS, S. M.; BANDEIRA, D. M.; COSTA, C. F. S. Influência das mídias e das crianças na decisão de compra de alimentos industrializados ligados a personagens infantis. Revista de Comunicação Dialógica, Rio de Janeiro, n. 10, p. 12-28, 2023. DOI: http://doi.org/10.12957/rcd.2023.75251.
CAMURRA, L.; TERUYA, T. K. Televisão e Infância: interferências da indústria cultural nos desejos infantis. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 6, n. 12, 2020.
CANDAMIO, L. V.; CORTI, I. N.; ALVAREZ, M. T. G. The importance of environmental education in the determinants of green behavior: A meta-analysis approach. Journal of Cleaner Production, Amsterdam, v. 170, p. 1565-1578, 2018. DOI: http://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.09.214.
CARVALHO, N. L. et al. Percepção ambiental de alunos do ensino fundamental no município de Tupanciretã/RS. Revista Monografias Ambientais, Santa Maria, v. 1, p. e7, 2020. DOI: http://doi. org/10.5902/2236130840940.
CHAIGAR, V. A. M.; NUNES, A. N. Cidade, Crianças e Animais: azar é não amar gatinhos pretos! Momento. Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 32, n. 1, p. 95-115, 2023. DOI: http://doi.org/10.14295/momento. v32i01.15051.
CHILDFUND BRASIL. Criança cidadã: o que é e qual a sua relevância. Belo Horizonte: ChildFund Brasil, 2023. Disponível em: https://www.childfundbrasil.org.br/crianca-cidada-a-relevancia-do-respeito-a-direitos-e-deveres-da-infancia. Acesso em: 26 nov. 2023.
CIDÓN, C. F.; SCHREIBER, D.; VECCHIETTI, G. A contribuição da educação ambiental para a percepção acerca do consumo sustentável. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 22, n. 2, p. 137-145, 2021. DOI: http://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n2p137-145.
ESPOSENDE CALÇADOS, 2020. Disponível em: https://www.facebook.com/EsposendeCalcados. Acesso em: 26 nov. 2023.
FAGGIONATO, S. Percepção ambiental. Materiais e Textos, n. 4, 2005.
FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS. Global Forest Resources Assessment 2020. Rome: FAO, 2020. Disponível em: https://www.fao.org/documents/card/en/c/ca9825en. Acesso em: 3 jun. 2025.
FERREIRA, F. A. G. et al. Percepção ambiental de estudantes de uma escola de Educação Infantil sobre impactos ambientais. In: BARBOSA, G. S.; FERREIRA, F. A. G. (org.). Saberes sobre a Educação Ambiental na UEMG. 1. ed. Minas Gerais: Editora UEMG, 2023. p. 27-40.
FRAGA, L. A. G.; RIONDET-COSTA, D. R. T.; BOTEZELLI, L. Percepção ambiental de alunos de escolas municipais inseridas no bioma Mata Atlântica. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Belém, v. 16, n. 3, p. 439-456, 2021. DOI: http://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11536.
GALLI, F. A relação das crianças do sul do Brasil com o ambiente e seu impacto no bem-estar pessoal. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014. Disponível em: https:// lume.ufrgs.br/handle/10183/98325. Acesso em: 26 fev. 2025.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GIROTTO, A. C. M. et al. Educação Ambiental e a percepção do espaço verde na escola por alunos do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Belém, v. 17, n. 3, p. 433-450, 2022. DOI: http://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12974.
GOLDBERG, L. G.; YUNES, M. A. M.; FREITAS, J. V. O desenho infantil na ótica da ecologia do desenvolvimento humano. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 1, p. 97-106, 2005. DOI: http://doi.org/10.1590/S1413- 73722005000100012.
HOEFFEL, J. L.; FADINI, A. A. B. Percepção ambiental. In: FERRARO JÚNIOR, L. F. (Org.). Encontros e caminhos. Brasília: MMA, 2007. p. 255–262.
INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Climate Change 2021: the physical science basis. Geneva: IPCC, 2021. Disponível em: https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg1/. Acesso em: 3 jun. 2025.
LUCCAS, M.B.; BONOTTO, D. M. B. Educação ambiental na educação infantil: algumas contribuições. Pesquisa em Educação Ambiental, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 10-23, 2017. DOI: http://doi.org/10.18675/2177- 580X.vol12.n2.p10-23.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2013.
MARCHI, N. D. A participação e a cidadania das crianças na educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2018.
NARCIZO, K. R. S. Uma análise sobre a relevância de trabalhar educação ambiental nas escolas. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 22, p. 86-94, 2009.
mídias na mediação escolar. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 14, p. 37-64, 2020. DOI: http://doi.org/10.14244/198271993772.
OLIVEIRA, P. S.; HENNING, P. C. Infância, natureza e animais não humanos: uma aposta na filosofia com crianças na escola. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 23, n. 76, p. 175-200, 2023.
ROCHA, A. S. M. S. Educação infantil, cultura visual e subjetividade: desenhos animados na formação de valores multiculturais. 2021. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
SAHEB, D.; RODRIGUES, D. G. A Educação Ambiental na Educação Infantil: limites e possibilidades. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 23, n. 1, p. 81-94, 2016. DOI: http://doi.org/10.18764/2178-2229. v23n1p81-94.
SANTIAGO, A. B. V.; PICANÇO, S. R. G.; DIAS, J. C. A responsabilidade civil na ocorrência de exposição de crianças e adolescentes na internet. Revista Jurídica do Cesupa, Belém, v. 5, n. 1, p. 10-32, 2024.
SANTOS, C. F.; SILVA, A. J. A importância da educação ambiental no ensino infantil com a utilização de recursos tecnológicos. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, Palhoça, v. 5, n. 2, p. 4-19, 2016. DOI: http://doi.org/10.19177/rgsa.v5e220164-19.
SHOPPING DOS BRINQUEDOS, 2023. Disponível em: https://www.facebook.com/ shoppingdosbrinquedosoficial. Acesso em: 23 abr. 2024.
SILVA, A. M. Análise da percepção ambiental como instrumento de planejamento de ações de educação ambiental para um edifício familiar em Natal/RN. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
SILVA, A. P. S. et al. Um olhar sobre a educação ambiental crítica na educação básica. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 7, n. 7, p. 73025-73040, 2021. DOI: http://doi.org/10.34117/ bjdv7n7-466.
SILVA, C. S. B. F. Educação para o consumo sustentável. Guarda: Instituto Politécnico da Guarda, 2023.
SILVEIRA, M. S. et al. Sustentabilidade e práticas sustentáveis: concepções de alunos de quintos anos do ensino fundamental. Revista Prática Docente, Confresa, v. 6, n. 2, p. e053, 2021. DOI: http://doi. org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.053.id1163.
SOUZA, A. J.; COSTA, B. A. L.; REZENDE, E. R. A proteção jurídica de crianças e adolescentes nas relações de consumo. Caderno da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 42-51, 2023.
UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME. International Good Practice Principles for Sustainable Infrastructure. Nairobi: UNEP, 2021. Disponível em: https://www.unep.org/resources/publication/ international-good-practice-principles-sustainable-infrastructure. Acesso em: 3 jun. 2025.
UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME. Waste Management Outlook for Latin America and the Caribbean. Nairobi: UNEP, 2018. Disponível em: https://www.unep.org/resources/report/waste-management-outlook-latin-america-and-caribbean. Acesso em: 3 jun. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucas Neves de Melo, Rosângela Estevão Alves Falcão, Tarcia Regina da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.

