Revisão sistemática de literatura acerca do problema de pesquisa em dissertações sobre classe hospitalar entre 2011-2021
Palavras-chave:
Classe hospitalar., Dissertações, Revisão sistemática, Problema de pesquisa.Resumo
O principal objetivo desta pesquisa consistiu em compreender a construção do problema como elemento central da pesquisa sobre classe hospitalar. Como metodologia, optou-se por uma revisão sistemática da literatura de dissertações produzidas entre os anos 2011-2021, localizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses (BDTD). Foram utilizados os seguintes descritores: “classe hospitalar”, “pedagogia hospitalar”, “aluno hospitalizado”, “escola móvel” e “escola hospitalar”. A amostra consistiu em 37 dissertações submetidas a uma revisão sistemática da literatura com o objetivo problematizar as motivações relativas à formulação do problema destas investigações. Dentre os principais resultados, verificou-se predominância dos eixos “formação de professores” e “legislação/políticas públicas” refletindo a crescente conscientização sobre a necessidade de capacitar adequadamente os profissionais pelo ensino no ambiente hospitalar, bem como avançar na pesquisa sobre os processos de implementação da classe hospitalar enquanto direito fundamental a ser assegurado ao aluno hospitalizado.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1904301
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC, 1994.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. M. Técnicas de pesquisa. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
VOLPATO, G. Ciência: da filosofia à publicação. 6. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. 377 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernando Lionel Quiroga

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.

