O papel formativo do Lógos enquanto palavra argumentada
Palavras-chave:
lógos, formação humana, educação pela palavra, paideia, HabermasResumo
No presente artigo, tematizamos o papel formativo do lógos, definido como palavra argumentada, ao discutirmos as relações entre racionalidade, razoabilidade, palavra e educação. Para tal, realizamos uma revisão teórica, a partir de pesquisa bibliográfica, situada na área de filosofia da educação. Inicialmente, definimos a educação como processo de formação humana, de seres capazes de falar e agir, para, em seguida, estruturar o percurso argumentativo em duas partes: na primeira, tratamos da reconstrução do lógos no pensamento de Jürgen Habermas; na segunda, da origem do lógos no pensamento grego antigo. Defendemos que nos dois contextos, o lógos pode ser entendido como palavra argumentada, e sua importância formativa, se dá por meio de seu papel na humanização do humano e na elaboração de uma esfera política comum.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1918601
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