O papel formativo do Lógos enquanto palavra argumentada

Autores

Palavras-chave:

lógos, formação humana, educação pela palavra, paideia, Habermas

Resumo

No presente artigo, tematizamos o papel formativo do lógos, definido como palavra argumentada, ao discutirmos as relações entre racionalidade, razoabilidade, palavra e educação. Para tal, realizamos uma revisão teórica, a partir de pesquisa bibliográfica, situada na área de filosofia da educação. Inicialmente, definimos a educação como processo de formação humana, de seres capazes de falar e agir, para, em seguida, estruturar o percurso argumentativo em duas partes: na primeira, tratamos da reconstrução do lógos no pensamento de Jürgen Habermas; na segunda, da origem do lógos no pensamento grego antigo. Defendemos que nos dois contextos, o lógos pode ser entendido como palavra argumentada, e sua importância formativa, se dá por meio de seu papel na humanização do humano e na elaboração de uma esfera política comum.

https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1918601

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Biografia do Autor

Vicente Zatti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Canoas, Canoas, RS, Brasil

Professor de Filosofia no Instituto Federal de Educação – Campus Canoas, Canoas – Rio Grande do Sul – Brasil

Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

Professor da Faculdade de Educação da USP e do Programa de Pós-graduação em Educação da FEUSP. São Paulo – SP – Brasil.

Bruno Drumond Mello Silva, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Igaratá, São Paulo, SP, Brasil

Professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Igaratá – SP – Brasil.

Claudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil

Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq-Nível 1C, Passo Fundo – Rio Grande do Sul – Brasil.

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Publicado

28/07/2025

Como Citar

ZATTI, V.; PAGOTTO-EUZEBIO, M. S.; SILVA, B. D. M.; DALBOSCO, C. A. O papel formativo do Lógos enquanto palavra argumentada. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19186, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19186. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos teóricos