A dinâmica psíquica do workaholismo na educação: reverberação da servidão na gestão gerencial
Palavras-chave:
docentes, adição ao trabalho, ideologia defensiva, masoquismoResumo
O workaholismo é compreendido pelo ato excessivo de agir hiperativamente frente a exigências profissionais desmedidas, situação que impacta a saúde mental. Com o objetivo de identificar e compreender a dinâmica psíquica de docentes adictos ao trabalho, foram pesquisados 76 professores universitários, que responderam a um questionário socioeconômico e ocupacional e a duas escalas, DUWAS e EACT. Foram classificados 17 docentes em trabalho excessivo, 8 em trabalho compulsivo e 7 workaholics, dinâmicas psíquicas atreladas a uma organização laboral falha, apoiada numa cultura profissional e institucional valorizadora do sacrifício e meritocracia. A partir de condutas alinhadas à ideologia da servidão, docentes utilizam demasiadas defesas e trabalham compulsivamente para atingir o ideal organizacional, chegando ao aniquilamento subjetivo, expresso na adição ao trabalho, somente tolerado pela defesa/funcionamento masoquista. A promoção da saúde mental só é possível com a conformação de uma organização política do trabalho que favoreça o reconhecimento profissional.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1939601
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