A dinâmica psíquica do workaholismo na educação: reverberação da servidão na gestão gerencial

Autores

Palavras-chave:

docentes, adição ao trabalho, ideologia defensiva, masoquismo

Resumo

O workaholismo é compreendido pelo ato excessivo de agir hiperativamente frente a exigências profissionais desmedidas, situação que impacta a saúde mental. Com o objetivo de identificar e compreender a dinâmica psíquica de docentes adictos ao trabalho, foram pesquisados 76 professores universitários, que responderam a um questionário socioeconômico e ocupacional e a duas escalas, DUWAS e EACT. Foram classificados 17 docentes em trabalho excessivo, 8 em trabalho compulsivo e 7 workaholics, dinâmicas psíquicas atreladas a uma organização laboral falha, apoiada numa cultura profissional e institucional valorizadora do sacrifício e meritocracia. A partir de condutas alinhadas à ideologia da servidão, docentes utilizam demasiadas defesas e trabalham compulsivamente para atingir o ideal organizacional, chegando ao aniquilamento subjetivo, expresso na adição ao trabalho, somente tolerado pela defesa/funcionamento masoquista. A promoção da saúde mental só é possível com a conformação de uma organização política do trabalho que favoreça o reconhecimento profissional.

 https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1939601

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Biografia do Autor

Vanessa Catherina Neumann Figueiredo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPsico), Campo Grande, MS, Brasil

Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é doutora em Saúde Coletiva pela Unicamp, tem mestrado em Sociologia e graduação em Psicologia  pela UNESP. Docente no curso de Psicologia, no mestrado em Educação e no mestrado em Estudos Fronteiriços, é líder do grupo de pesquisa "Saúde mental e trabalho na fronteira" (CNPq), e coordena o laboratório de Saúde mental do Trabalhador no Campus do Pantanal.

Isabela Faria Berno, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Programa de Pós-graduação em Psicologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Discente pelo programa de Pós-Graduação Doutorado em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestra em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, câmpus Pantanal (2020), especialista em Psicanálise, Subjetividade e Cultura pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011) e em Psicologia Hospitalar e da Saúde pela Universidade Cândido Mendes (2022), psicóloga e bacharel em psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Experiência profissional como psicóloga do SUS, do SUAS, Sistema Prisional e professora, nas áreas clínica e do trabalho.

Jamylle Alves da Costa Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Laboratório de Saúde Mental do Trabalhador, Corumbá, MS, Brasil

Bacharel em psicologia (2020) pelo Campus do Pantanal- UFMS; formação em psicologia organizacional com ênfase em saúde do trabalhador; Participa do grupo de pesquisa Saúde mental e trabalho na fronteira. Pós-Graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Centro Universitário União das Américas Descomplica, Uniamérica, Brasil.

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Publicado

28/11/2025

Como Citar

FIGUEIREDO, V. C. N.; BERNO, I. F.; ROSA, J. A. da C. A dinâmica psíquica do workaholismo na educação: reverberação da servidão na gestão gerencial. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19396, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19396. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo de pesquisa