Projeto de vida de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas: análise do caso da escola estadual Antônio Carlos Gomes da Costa no Estado do Pará

Autores

Palavras-chave:

socioeducação, projeto de vida, novo ensino médio

Resumo

Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, este artigo objetiva compreender as possibilidades de se pensar em projeto de vida de jovens em medidas socioeducativas a partir do caso singular da Escola Antônio Carlos Gomes da Costa. O projeto de vida é um componente previsto na Lei nº 13.415/2017, que promulgou o Novo Ensino Médio em território nacional, ocasionando demandas particulares na socioeducação com os jovens privados de liberdade. Os resultados revelaram que a organização via projeto pedagógico está em consonância com os marcos legais em vigor, como o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), ao passo que ainda é preciso que o Estado e os partícipes dessa instituição, como professores e a rede de proteção dos direitos de crianças e adolescentes, possam desenvolver um trabalho mais atualizado, entendendo as peculiaridades e adversidades de cada jovem, a fim de materializar projetos de vidas emancipatórios como proposto no corpo legal.

https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1900801

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Biografia do Autor

Adriana de Nazaré Ribeiro Dias Pinto, Universidade Federal do Pará (UFPA), Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), Belém, PA, Brasil

Universidade Federal do Pará (UFPA), Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), Belém, PA, Brasil

Emina Márcia Nery dos Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA), Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), Belém, PA, Brasil

Professora da Universidade Federal do Pará vinculada ao Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB)

Anderson Madson Oliveira Maia, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, PA, Brasil

Professor da Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

30/09/2025

Como Citar

PINTO, A. de N. R. D.; SANTOS, E. M. N. dos; MAIA, A. M. O. Projeto de vida de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas: análise do caso da escola estadual Antônio Carlos Gomes da Costa no Estado do Pará. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19008, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19008. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos teóricos