Os egressos no processo de avaliação da pós-graduação: uma análise comparativa entre Brasil e Espanha
Palavras-chave:
Egressos, Pós-Graduação, Avaliação, Brasil, EspanhaResumo
Este estudo teve como objetivo estabelecer uma análise comparativa entre os processos de avaliação da pós-graduação no Brasil e na Espanha e o papel dos egressos nessa avaliação. Para tanto, foi elaborada uma pesquisa básica, descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados um questionário aplicado em duas IES espanholas, além de bibliografias e de documentos no que se refere ao processo de avaliação da pós-graduação no Brasil e na Espanha. Como principais conclusões, destaca-se o fato de que os egressos são considerados em critérios e indicadores da avaliação da pós-graduação em ambos os sistemas educacionais dos países analisados, ainda que haja diferenças sutis na operacionalização da avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil e na Espanha.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1915801
Downloads
Referências
ARAUJO, C. R. F.; OLIVEIRA DIAS, M. Políticas de avaliação e padões de qualidade da educação superior no brasil. International Journal of Developmental Research, São Paulo, v. 11, n. 11, p. 52284-52293, 2021. Disponível em: https://www.journalijdr.com/pol%C3%ADticas-de-avalia%C3%A7%C3%A3o-e-padr%C3%B5es-de-qualidade-da-educa%C3%A7%C3%A3o-superior-no-brasil. Acesso em: 13 ago. 2023.
BORGES, M. C. A. Reforma da universidade no contexto da integração europeia: o processo de Bolonha e seus desdobramentos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 122, p. 67-80, 2013. DOI: http://doi. org/10.1590/S0101-73302013000100004.
BRASIL. Ministério da Educação. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes e dá outras providências. Brasília, DF: INEP, 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 5 ago. 2023.
BRASIL. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Ficha de avaliação. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019- fichaavaliacao-pdf. Acesso em: 8 ago. 2023.
BRASIL. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Sobre a CAPES. 2023a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes. Acesso em: 7 ago. 2023.
BRASIL. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Sobre a avaliação. 2023b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/avaliacao-o-que-e/sobre-a-avaliacao-conceitos-processos-e-normas/conceito-avaliacao. Acesso em: 11 ago. 2023.
BRASIL. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. História e missão. 2023c. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/ historia-e-missao. Acesso em: 8 ago. 2023.
BRASIL. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Competências. 2023d. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/competencias. Acesso em: 8 ago. 2023.
BRASIL. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Plataforma Sucupira. 2023e. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/. Acesso em: 11 ago. 2023.
CABRAL, T. L. O. et al. Alumni management: guidelines for a postgraduate program. Revista Alcance, Itajaí, v. 29, n. 2, p. 156-172, 2022. Disponível em: https://bu.ufsc.br/teses/PCAD1175-T.pdf. Acesso em: 9 ago. 2023.
CABRAL, T. L. O. Gestão de egressos da pós-graduação stricto sensu: concepção de um modelo para programas de administração. 2021. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://bu.ufsc.br/teses/PCAD1175-T.pdf. Acesso em: 9 ago. 2023.
CONCEIÇÃO, J. T.; SANTOS, L. D. “A Universidade que Espere!”: proposta para o Ensino Superior nos Discursos de Intelectuais da Geração 1870. Revista Brasileira de História de Educação, Campinas, v. 21, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbhe/a/G4KDzGjdm45Lh5cyCf4xG4m/?lang=pt . Acesso em: 12 ago. 2023.
DIAS SOBRINHO, J. Processo de Bolonha. ETD Educação Temática Digital, Campinas, v. 9, p. 107-132, 2007. DOI: http://doi.org/10.20396/etd.v9in.esp..730.
ESPANHA. Ley orgánica de Universidades Modificada. Madrid: Official Government Publication, 2007.
ESPANHA. Ley Orgánica de Universidades. Madrid: Official Government Publication, 2001.
ESPANHA. Ley Orgánica n. 2/2023 del Sistema Universitario. Madrid, Spain: Jefatura del Estado, 2023. Disponível em: https://www.boe.es/eli/es/lo/2023/03/22/2/con. Acesso em: 14 mar. 2024.
EUROPEAN HIGHER EDUACION AREA – EHEA. 2023. Disponível em: https://www.ehea.info/. Acesso em: 15 ago. 2023.
FÜHR, J. J. A universidade brasileira: concepções de educação superior. Revista Educação em Páginas, Curitiba, v. 1, e11517, 2022. DOI: http://doi.org/10.22481/redupa.v1.11517.
GHENO, E. M. et al. Sistema de avaliação da CAPES: indicadores e procedimentos de monitoramento e avaliação de desempenho. Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 184-213, 2019. DOI: http://doi. org/10.19132/1808-5245253.184-213.
GUERRA, M. G. G. V.; LEITE, C. Estudo descritivo sobre o sistema de avaliação de cursos de educação superior em Portugal. Avaliação, Campinas, v. 27, n. 2, p. 347-365, 2022. http://doi.org/10.1590/s1414- 40772022000200008.
HORTALE, V. A.; MORA, J. G. As experiências da Espanha e Brasil na implementação de sistemas de avaliação de qualidade da educação superior. Avaliação, Campinas, v. 10, p. 9-25, 2005. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1313. Acesso em: 11 ago. 2023.
LEITE, C.; RAMOS, K. Reconfigurações da docência universitária: um olhar focado no Processo de Bolonha. Educar em Revista, Curtiba, v. 57, n. 57, p. 33-47, 2015. DOI: http://doi.org/10.1590/0101-4360.42038.
MACCARI, E. A. et al. Proposta de um modelo de gestão de programas de pós-graduação na área de Administração a partir dos sistemas de avaliação do Brasil (CAPES) e dos Estados Unidos (AACSB). Revista de Administração, São Paulo, v. 49, n. 2, p. 369-383, 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ rausp/article/view/86392/89066. Acesso em: 8 ago. 2023.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MORGADO, J. C. Processo de Bolonha e ensino superior num mundo globalizado. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 37-62, 2009. DOI: http://doi.org/10.1590/S0101-73302009000100003.
NATIONAL AGENCY FOR QUALITY ASSESSMENT AND ACCREDITATION – ANECA. 2023. Disponível em: https://www.aneca.es/en/web/guest/home. Acesso em: 9 ago. 2023.
OLIVEIRA, S. R. Estudos sobre acompanhamento de egressos em Instituições de Ensino Superior. Revista de Casos e Consultoria, Natal, v. 12, n. 1, e26052, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ casoseconsultoria/article/view/26052. Acesso em: 14 ago. 2023.
OLIVEIRA, B. L. C. A. et al. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e a qualidade do ensino superior em saúde brasileiro. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 30, e3585, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/Wfk6LvXkMTx5PSvBkp7YtBP/. Acesso em: 12 ago. 2023.
OLIVEIRA, F. N. G.; PIETRO ZORZI, B.; PIOVESAN, J. B. Considerações acerca da regulação e supervisão do ensino superior no Brasil. EccoS – Revista Científica, São Paulo, n. 52, p. 10.754, 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10754. Acesso em: 10 ago. 2023.
PEREIRA, D.; FLORES, A.; NIKLASSON, L. Assessment revisited: a review of research in Assessment and Evaluation in Higher Education. Assessment & Evaluation in Higher Education, Abingdon, v. 41, n. 7, p. 1008-1032, 2016. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/45343/1/ Pereira%2C%20Flores%20e%20Niklasson.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.
RÍOS, C. Quality assurance in higher education in spain: an overview of the accreditation system. International Research and Review, Vadodara, v. 5, n. 1, p. 25-45, 2015. Disponível em: https://files. eric.ed.gov/fulltext/EJ1148966.pdf. Acesso em: 13 ago. 2023.
ROMERO, M. A. L. La evaluación de los estudios de postgrado de la Universidad de Sevilla. Review of Education, Hoboken, n. 334, p. 315-345, 2004. Disponível em: https://www.educacionyfp.gob.es/dam/ jcr:1acf687f-2347-4f9f-8e42-11eaf39f2fa0/re33418-pdf.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.
SANTOS, J. M. C. T. Exame Nacional do Ensino Médio: entre a regulação da qualidade do Ensino Médio e o vestibular. Educar em Revista, Curitiba, v. 40, n. 40, p. 195-205, 2011. DOI: http://doi.org/10.1590/ S0104-40602011000200013.
SEBASTIÃO, I. C. M. Para uma avaliação das instituições de ensino superior em Angola: análise da situação em três países. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2019. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/38593. Acesso em: 12 ago. 2023.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia de pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005. Disponível em: https://tccbiblio.paginas.ufsc.br/files/2010/09/024_Metodologia_de_ pesquisa_e_elaboracao_de_teses_e_dissertacoes1.pdf. Acesso em: 14 ago. 2023.
SIMON, L. W.; PACHECO, A. S. V. Ações de acompanhamento de egressos: um estudo das universidades públicas do sul do Brasil. Revista Brasileira de Ensino Superior, Londrina, v. 3, n. 2, p. 94-113, 2017. http://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i2.2023.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2012.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION – UNESCO. Projeto CNE/ UNESCO 914BRZ1144.3 “Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior”. Paris, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=26231-produto2- estudo-sistemas-processos-avaliacao-paises-selecionados-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 9 ago. 2023.
VASCONCELOS, N. V. C. et al. Análise comparativa da avaliação no Ensino Superior: uma visão do Processo de Bolonha e do Sistema de Avaliação americano. Revista HOLOS, Natal, v. 3, p. 143-158, 2012. DOI: http://doi.org/10.15628/holos.2012.755. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/ article/view/755. Acesso em: 11: ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thiago Luiz de Oliveira Cabral, Fernanda Cristina da Silva, Enio Snoeijer, Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Carmen Sánchez Ávila

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.