Preparando educadores na saúde: o papel das metodologias ativas de ensino-aprendizagem e da educação interprofissional
Palavras-chave:
educação superior, educação em saúde, aprendizagem ativa, educação interprofissional, preceptoriaResumo
Este estudo investiga a influência das Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem (MAEAs) na formação de educadores na Saúde, abordando as novas exigências curriculares, tecnológicas e interprofissionais. Foi realizada uma pesquisa-ação em cursos de MAEAs em turmas interprofissionais, compostas por pós-graduandos, preceptores e docentes. As percepções dos participantes foram coletadas para avaliar a aplicação das MAEAs no contexto da Educação Interprofissional. Os principais resultados indicam que as MAEAs favorecem ambientes de aprendizado mais humanizados, dialógicos e participativos, contribuindo para a formação de profissionais críticos, colaborativos e socialmente responsáveis. Além disso, destaca-se a valorização do uso de portfólios e da avaliação formativa, que permitem uma reflexão contínua sobre o processo educativo. Conclui-se que a adoção das MAEAs pode transformar a educação na saúde, sendo necessário explorar formas de otimizar sua aplicação em contextos de educação continuada e permanente.
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.2028401
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