Preparando educadores na saúde: o papel das metodologias ativas de ensino-aprendizagem e da educação interprofissional

Autores

Palavras-chave:

educação superior, educação em saúde, aprendizagem ativa, educação interprofissional, preceptoria

Resumo

Este estudo investiga a influência das Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem (MAEAs) na formação de educadores na Saúde, abordando as novas exigências curriculares, tecnológicas e interprofissionais. Foi realizada uma pesquisa-ação em cursos de MAEAs em turmas interprofissionais, compostas por pós-graduandos, preceptores e docentes. As percepções dos participantes foram coletadas para avaliar a aplicação das MAEAs no contexto da Educação Interprofissional. Os principais resultados indicam que as MAEAs favorecem ambientes de aprendizado mais humanizados, dialógicos e participativos, contribuindo para a formação de profissionais críticos, colaborativos e socialmente responsáveis. Além disso, destaca-se a valorização do uso de portfólios e da avaliação formativa, que permitem uma reflexão contínua sobre o processo educativo. Conclui-se que a adoção das MAEAs pode transformar a educação na saúde, sendo necessário explorar formas de otimizar sua aplicação em contextos de educação continuada e permanente.

https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.2028401

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Biografia do Autor

Liliane Parreira Tannús Gontijo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Faculdade de Odontologia, Uberlândia, MG, Brasil

Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSC/UFSC). Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP. Especialista em Processos Educacionais em Saúde com ênfase em Metodologias Ativas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa/Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL).

Mirelle Finkler, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, SC, Brasil

Realizou Graduação (1998), Mestrado (2003) e doutorado (2009) em Odontologia, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante o doutorado na área de concentração em odontologia em saúde coletiva, fez estágio de doutorado (sanduíche - capes) na Universidad Complutense de Madrid, na área de bioética. Realizou Pós-Doutorado junto ao Grem/Faculdade De Educação - Universidade de Barcelona (Professor Visitante Senior - Capes). Atua na UFSC como Professora Associada do Departamento de Odontologia e Como Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. É conselheira na Comissão Intersetorial de Saúde Bucal do Conselho Nacional de Saúde - CISB/CNS. Foi Fundadora e é Vice-Líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Bioética e Saúde Coletiva - NUPEBISC desde 2009. Também foi fundadora da Sociedade Brasileira de Bioética - Regional de SC, da qual foi presidenta por dois mandatos (2018-2022). Participa da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Bioética (Gestão 2021-2023 e Gestão 2023-2025) e do Grupo de Professores de Bioética em Odontologia da Abeno.

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Publicado

13/11/2025

Como Citar

GONTIJO, L. P. T.; FINKLER, M. Preparando educadores na saúde: o papel das metodologias ativas de ensino-aprendizagem e da educação interprofissional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e20284, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/20284. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo de pesquisa