Proposta de um instrumento de meta-avaliação somativa para a autoavaliação das Instituições de Educação Superior

Autores

Palavras-chave:

meta-avaliação, Autoavaliação institucional, avaliação da educação superior

Resumo

A autoavaliação é o ponto inicial do processo avaliativo no âmbito da educação superior. Trata-se de um processo contínuo de autoconhecimento e autocrítica institucional, que se configura como uma ferramenta essencial para a reflexão sobre a identidade da instituição e para apoiar a tomada de decisões e o planejamento de suas ações. No entanto, para que a autoavaliação atinja os seus objetivos, é necessário que também seja avaliada (meta-avaliada). Diante da importância de compreender e analisar os procedimentos e resultados dos relatórios de Autoavaliação Institucional elaborados pelas Instituições de Educação Superior. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um instrumento de meta-avaliação somativa, destinado a verificar o grau de conformidade dos relatórios de AAI com as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e os padrões de qualidade estabelecidos pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (JCSEE).

https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1970301

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Biografia do Autor

Fabiana Serralha Miranda, FATEC - Faculdade de Tecnologia do Ipiranga Pastor Eneas Tognini, São Paulo, SP, Brasil

Doutoranda em Administração na linha de pesquisa Gestão para o Desenvolvimento e Regionalidade pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade de Ribeirão Preto (1999) e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. Diretora da Fatec Ipiranga.

Luisa Veras de Sandes-Guimarães, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Programa de Pós-graduação em Administração, São Caetano do Sul, SP, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, Mestre em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília.

Maria do Carmo Romeiro, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Programa de Pós-graduação em Administração, São Caetano do Sul, SP, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

03/09/2025

Como Citar

MIRANDA, F. S.; SANDES-GUIMARÃES, L. V. de; ROMEIRO, M. do C. Proposta de um instrumento de meta-avaliação somativa para a autoavaliação das Instituições de Educação Superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19703, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19703. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos teóricos