Proposta de um instrumento de meta-avaliação somativa para a autoavaliação das Instituições de Educação Superior
Palavras-chave:
meta-avaliação, Autoavaliação institucional, avaliação da educação superiorResumo
A autoavaliação é o ponto inicial do processo avaliativo no âmbito da educação superior. Trata-se de um processo contínuo de autoconhecimento e autocrítica institucional, que se configura como uma ferramenta essencial para a reflexão sobre a identidade da instituição e para apoiar a tomada de decisões e o planejamento de suas ações. No entanto, para que a autoavaliação atinja os seus objetivos, é necessário que também seja avaliada (meta-avaliada). Diante da importância de compreender e analisar os procedimentos e resultados dos relatórios de Autoavaliação Institucional elaborados pelas Instituições de Educação Superior. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um instrumento de meta-avaliação somativa, destinado a verificar o grau de conformidade dos relatórios de AAI com as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e os padrões de qualidade estabelecidos pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (JCSEE).
https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1970301
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