A relação entre criança e natureza na Educação Infantil: um estado do conhecimento

Autores

  • Débora Ferreira Martins Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET), Curitiba, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7613-197X
  • Alexandra Ferreira Martins Ribeiro Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH), Curitiba, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3942-8050
  • Valquíria Elita Renk Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH), Curitiba, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2679-7471

Palavras-chave:

Educação Infantil, Infância, Elementos naturais, Criança, Natureza

Resumo

A relação que as crianças estabelecem com a natureza oportuniza a elas reconhecer o mundo, ampliar suas investigações e experiências. Com essa perspectiva, pesquisadores têm se debruçado sobre o tema e disseminado seus resultados. Sendo assim, esse artigo objetivou inventariar as pesquisas publicadas que tratam da relação criança e natureza na Educação Infantil que estão dispostas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Valendo-se da metodologia estado do conhecimento, foram selecionadas e analisadas 16 publicações científicas. As teses, dissertações e artigos que trataram da relação da criança com a natureza discutiram – sob aspectos teóricos, legais e práticos – a cultura das crianças em cidades na contemporaneidade; a criança cidadã de direitos; a relação criança e natureza na Educação Infantil.

https://doi.org/10.21723/riaee.v20i00.1917101

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Biografia do Autor

Débora Ferreira Martins, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET), Curitiba, PR, Brasil

Graduação em pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC, 2010); especialização em psicopedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP, 2012); mestranda na linha de pesquisa em Ensino de Ciências e Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) pelo Programa de Pós- Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica PPGFCET (UTFPR, 2022). Atualmente é professora de duas modalidades da Educação Básica, atuando na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Participante das pesquisas envolvendo Questões Sociocientíficas e Educação CTSA , ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação Docente em Ciências Naturais. Temas de interesse: Educação Infantil; Ensino Fundamental I; Educação Integral em Tempo Ampliado; Educação Ambiental.

Alexandra Ferreira Martins Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH), Curitiba, PR, Brasil

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH- PUCPR). Doutora e Mestre em Educação, linha de pesquisa História, Memória e Políticas da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Bolsista CAPES. Licenciada em História, Bacharel em Administração de Empresas, pela PUC/PR. Possui especialização em MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, concedida por meio do Instituto Superior de Administração e Economia Fundação Getúlio Vargas, FGV/ISAE.

Valquíria Elita Renk, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH), Curitiba, PR, Brasil

Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Paraná (1985), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), Doutorado em História da Educação pela Universidade Federal do Paraná UFPR (2009). Estágio de Pós Doutoramento no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná (2019). É Professora Titular da PUCPR, Professora Permanente do Mestrado em Bioética (PUCPR) e do Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PUCPR). É líder do Grupo de Pesquisa Bioética e Educação, cadastrado no CNPQ. Pesquisa na área de Educação, nas interfaces com Bioética, Direitos Humanos, História da Educação e Saúde. Tem experiência na área de Educação, Consultorias Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Bioética, Imigrações e Geografia. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação, da Sociedade Brasileira de Bioética/ Seção Paraná. Integra o NUHFOPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Formação e das Práticas Educativas (UFPR). Faz parte da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos - ReBEDH. Faz parte da Rede Internacional e Interdisciplinar sobre Desigualdades, que reúne grupo de pesquisadores do Brasil, Portugal, Espanha e França. É Professora Visitante do Doutorado em Humanidades na Universidade Católica de Moçambique. Tem publicações na área de Bioética, Direitos Humanos, Educação, Escolas Étnicas no Paraná. É Membro Consultor da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB-PR. Coordena o Grupo de Estudos Resgate à Memória na OAB-PR. É representante dos docentes titulares, no Conselho Acadêmico da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR

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Publicado

08/08/2025

Como Citar

MARTINS, D. F.; RIBEIRO, A. F. M.; RENK, V. E. A relação entre criança e natureza na Educação Infantil: um estado do conhecimento. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 20, n. 00, p. e19171, 2025. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19171. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

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