Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Atual
Arquivos
Anúncios
Pareceristas ad hoc
Parecristas ad hoc 2022
Pareceristas ad hoc 2021
Pareceristas ad hoc 2020
Pareceristas Ad hoc 2018-2019
Pareceristas Ad hoc 2016-2017
Indexadores / Métricas
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
(2020) v. 15, n. esp. 5, dez. - Medicalização da educação e os sentidos do não aprender
(2020) v. 15, n. esp. 5, dez. - Medicalização da educação e os sentidos do não aprender
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.
Publicado:
01/12/2020
Apresentação
Medicalização da educação e os sentidos do não aprender
Claudia Regina Mosca Giroto, Ana Paula Berberian, Ana Paula de Oliveira Santana
2789-2802
PDF/A
PDF/A (English)
Artigos
Infância e medicalização da vida: uma análise sobre a produção diagnóstica e seus nexos com os processos de escolarização
Aniê Coutinho de Oliveira, Carla Maciel da Silva, Claudio Roberto Baptista
2803-2819
PDF/A
PDF/A (English)
Novas abordagens em psiquiatria no século XXI: a escola como lócus de prevenção e promoção em saúde mental
Letícia Hummel Amaral, Sandra Caponi
2820-2836
PDF/A
PDF/A (English)
Notas sobre fracasso e diversidade: os sentidos do aprender e do não aprender na escola
Maria Letícia Cautela de Almeida Machado, Paula da Silva Vidal Cid Lopes, Luiz Antonio Gomes Senna
2837-3854
PDF/A
PDF/A (English)
Fracasso escolar e medicalização
Sonia Maria Chaves Haracemiv, Roseneide Maria Batista Cirino, Carlos Roberto Caron
2855-2868
PDF/A
PDF/A (English)
Discurso patologizante: o sujeito-aluno como origem e causa do fracasso escolar
Rosyane Mayre Pimenta Natal, Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia, Rafaela Kessler
2869-2882
PDF/A
PDF/A (English)
O discurso sobre a dislexia no DSM-5 e suas implicações no processo de medicalização da educação
Elisabeth da Silva Eliassen, Ana Paula de Oliveira Santana
2883-2898
PDF/A
PDF/A (English)
E quando a criança não corresponde às expectativas da escola? Reflexões sobre a relação com a família na busca por um diagnóstico
Luciana Aparecida de Araujo, Cleriston Izidro dos Anjos, Fábio Hoffmann Pereira
2899-2915
PDF/A
PDF/A (English)
Políticas de avaliação externa e a medicalização da educação: dos sentidos do “não aprender” até o “não ensinar”
Vilma Aparecida de Souza, Leonice Matilde Richter, Lázara Cristina da Silva
2916-2931
PDF/A
PDF/A (English)
Medicalização da educação e os sentidos do não aprender discursivizados na documentação pedagógica: um olhar para o discurso da escola
Claudia Regina Mosca Giroto, Jaqueline Belga Marques, Amanda Trindade Garcia
2932-2949
PDF/A
PDF/A (English)
A escola e o Ensino Fundamental I, frente às dificuldades de aprendizagem: aspectos para uma pauta de discussões sobre a (des)medicalização da educação e o êxito do(a)s escolares
Rosane Michelli de Castro, Karina Cássia Oliveira Reis
2950-2966
PDF/A
PDF/A (English)
Promoção do letramento versus medicalização no Ensino Superior: contribuições de uma abordagem fonoaudiológica
Sammia Klann Vieira, Rita de Cássia Tonocchi, Ana Paula Berberian
2967-2984
PDF/A
PDF/A (English)
A relação de alunos de fonoaudiologia com a leitura e escrita a partir de uma oficina de letramento
Thiago Mathias Pôrto, Giselle Athayde Massi, Ana Cristina Guarinello
2985-3000
PDF/A
PDF/A (English)
“Sempre fui meio termo”: a clínica fonoaudiológica e a construção de narrativas no contexto da Educação Superior
Lais Oliva Donida, Alexandre Bergamo, Sandra Maia-Vasconcelos
3001-3019
PDF/A
PDF/A (English)
Fonoaudiologia na escola: a abordagem dialógica como estratégia desmedicalizante
Maria Lucia Hage Masini, Jason Gomes Rodrigues Santos
3020-3037
PDF/A
PDF/A (English)
Os efeitos de práticas e discursos no processo educacional de um sujeito com suposta dificuldade de leitura e escrita
Luciana Figueiredo de Oliveira, Ivonaldo Leidson Barbosa Lima, Kyrlian Bartira Bortolozzi
3038-3055
PDF/A
PDF/A (English)
Medicalização e a atuação fonoaudiológica frente à queixa escolar
Bárbara Aparecido Botelho, Elaine Cristina de Oliveira
3056-3074
PDF/A
PDF/A (English)
Acessos e Visibilidade
(Contador ativo desde 16.01.2023)
Clustrmaps
(Ativo desde jan/2017)
Palavras-chave
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Artigos mais lidos (30 dias)
Criação de conhecimento autogerido e dialógico para promover a aprendizagem profunda: o caso piloto na formação de professores
2186
A sexualidade infantil em destaque: algumas reflexões a partir da perspectiva freudiana
1715
A Fotografia na pesquisa em Educação
356
Habilidades preditoras de leitura em escolares em anos iniciais de alfabetização em tempos de pandemia
314
Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: dos conhecimentos e suas histórias
255