Discurso patologizante: o sujeito-aluno como origem e causa do fracasso escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp5.14563

Palavras-chave:

Escrita, Discurso pedagógico, Patologização, Medicalização da educação, Alfabetização

Resumo

Este estudo, ancorado na Análise de Discurso de filiação pêcheuxtiana, reflete acerca da produção de sentidos sobre a escrita e o sujeito escolar a partir do olhar do discurso pedagógico. Resultado de pesquisa de doutorado desenvolvida junto a professores da rede pública municipal de Curitiba (PR), este artigo objetiva discutir como a discursividade médica, especialmente aspectos relacionados à patologização, produz sentidos sobre o campo do discurso pedagógico e, assim, concorre para o fracasso escolar. A partir da análise de sequências discursivas, discute-se que, no discurso pedagógico, o fracasso escolar está relacionado a processos de patologização do aluno.

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Biografia do Autor

Rosyane Mayre Pimenta Natal, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR

Doutorado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras.

Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR

Professora Associada no Departamento de Literatura e Linguística e no Programa de Pós-graduação em Letras. Doutorado em Letras (UFRGS).

Rafaela Kessler, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras.

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Publicado

01/12/2020

Como Citar

NATAL, R. M. P.; RASIA, G. de L. dos S.; KESSLER, R. Discurso patologizante: o sujeito-aluno como origem e causa do fracasso escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp5, p. 2869–2882, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp5.14563. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14563. Acesso em: 22 nov. 2024.