Discurso patologizante: o sujeito-aluno como origem e causa do fracasso escolar
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp5.14563Palavras-chave:
Escrita, Discurso pedagógico, Patologização, Medicalização da educação, AlfabetizaçãoResumo
Este estudo, ancorado na Análise de Discurso de filiação pêcheuxtiana, reflete acerca da produção de sentidos sobre a escrita e o sujeito escolar a partir do olhar do discurso pedagógico. Resultado de pesquisa de doutorado desenvolvida junto a professores da rede pública municipal de Curitiba (PR), este artigo objetiva discutir como a discursividade médica, especialmente aspectos relacionados à patologização, produz sentidos sobre o campo do discurso pedagógico e, assim, concorre para o fracasso escolar. A partir da análise de sequências discursivas, discute-se que, no discurso pedagógico, o fracasso escolar está relacionado a processos de patologização do aluno.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM V. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
CANGUILHEM, G. O normal e o patológico (1966). 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
DUNKER, C. I. L. Mal-estar, sofrimento e sintoma: uma psicopatologia do Brasil entre muros. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2015.
NATAL, R. M. P. Escrita e sujeito na escola: processos de significação a partir do discurso pedagógico. Orientadora: Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia. 2020. 169 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
OLIVEIRA, I. B. “Fora da higiene não há salvação”: a disciplinarização do corpo pelo discurso médico no Brasil Republicano. Mneme Revista de Humanidades, Caicó (RN), v. 4, n. 7, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/161/151. Acesso em: 20 abr. 2020.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 2006.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni. P. Orlandi. 3. ed. Campinas, SP: Pontes, 2002.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: Uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni. P. Orlandi et al. 4. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.
PÊCHEUX, M.; FUCHS, C. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas (1975). In: GADET, F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Betânia S. Mariani et al. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2010. p. 159-250.
SILVA, M. V da. História da alfabetização no Brasil: sentidos e sujeito da escolarização. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rosyane Mayre Pimenta Natal, Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia, Rafaela Kessler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.