Os efeitos de práticas e discursos no processo educacional de um sujeito com suposta dificuldade de leitura e escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp5.14573

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Discurso, Educação, Medicalização, Fonoaudiologia

Resumo

Tem sido frequentes e cada vez mais numerosos os encaminhamentos advindos da educação direcionados a profissionais da saúde de crianças com supostas dificuldades na apropriação da leitura e da escrita. Contudo, cabe indagar, mediante tais dificuldades, quais vêm sendo as experiências educacionais vivenciadas por essas crianças nessas modalidades de linguagem, e como os discursos escolares vêm constituindo os seus modos de aprender. Por isso, este estudo objetivou discutir o efeito de práticas e discursos no processo educacional de uma criança com suposta dificuldade de leitura e escrita. Verificamos que práticas e discursos medicalizantes foram adotados para justificar o “não aprender”, isentando a equipe pedagógica de assumir um papel mais ativo no processo educacional e fortalecendo o processo de medicalização. Para tanto, o estudo aponta para a necessidade do enfrentamento de tais práticas e discursos por meio de parcerias responsivas ativas entre a Fonoaudiologia e a Educação que visem promover práticas possíveis aos diversos modos de construção de conhecimento, de apropriação da leitura e da escrita e aos diferenciados ritmos dos sujeitos, sendo a escola considerada o espaço potente para essa construção.

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Biografia do Autor

Luciana Figueiredo de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB

Docente Adjunta no Departamento de Fonoaudiologia. Doutorado em Linguística Aplicada (UNICAMP).

Ivonaldo Leidson Barbosa Lima, Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), João Pessoa – PB

Professor Assistente no Departamento de Fonoaudiologia. Doutorado em Linguística (UFPB).

Kyrlian Bartira Bortolozzi, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), Irati – PR

Docente Adjunta no Departamento de Fonoaudiologia. Doutorado em Distúrbios da Comunicação (UTP).

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Publicado

01/12/2020

Como Citar

OLIVEIRA, L. F. de; LIMA, I. L. B.; BORTOLOZZI, K. B. Os efeitos de práticas e discursos no processo educacional de um sujeito com suposta dificuldade de leitura e escrita . Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp5, p. 3038–3055, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp5.14573. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14573. Acesso em: 22 nov. 2024.