A relação de alunos de fonoaudiologia com a leitura e escrita a partir de uma oficina de letramento
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp5.14570Palavras-chave:
Letramento, Letramento acadêmico, Ensino superior, Atividades grupaisResumo
Pesquisas atuais apontam que atividades de letramento na universidade podem ampliar as possibilidades de relação dos sujeitos frente ao uso da leitura e escrita no ambiente acadêmico. Frente a tal compromisso, este estudo objetivou compreender a relação que discentes de uma IES estabelecem com a linguagem escrita após sua participação em uma oficina de letramento. Seis alunas de um curso de graduação em Fonoaudiologia que fizeram parte de uma oficina de promoção do letramento participaram deste estudo. Os resultados estão organizados em 2 eixos que retratam as “Dificuldades de leitura e escrita apresentadas pelos estudantes na universidade” e os “Efeitos da oficina de letramento na posição subjetiva dos mesmos”. O espaço de oficina do letramento pode permitir que seus participantes assumam outras posições frente as suas supostas dificuldades, possibilitando a ampliação de sua autonomia, autoria e uma diminuição de suas angústias e sofrimentos frente à linguagem escrita.
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